O que foram as guerras Greco persas causa objetivos e consequências?

As guerras médicas foram uma série de batalhas que ocorreram na Grécia antiga. Eles tiveram como protagonistas principais o Império Persa e as várias polis (cidades-estados) que formaram a região helênica no início de 500 aC.

Considera-se que a guerra teve dois períodos principais. Naquela época, o confronto era muito mais intenso. Esses períodos foram o curso das duas invasões realizadas pelos persas no território grego, nos anos 490 e 479 a. C.

O que foram as guerras Greco persas causa objetivos e consequências?

Apesar da força dos persas, as cidades-estado gregas exibiram uma experiência militar incrivelmente forte. Isso, acompanhado de táticas psicológicas, como a união de tropas pertencentes à mesma região, deu uma vantagem inesperada aos gregos, que acabaram com a opressão persa e mantiveram viva a cultura de sua civilização.

Por que eles são chamados de guerras médicas?

A principal razão pela qual são chamadas guerras médicas está relacionada às origens do Império Aquemênida. Esse império era controlado pelos persas, que tinham uma metodologia específica para conquistar território.

Geralmente, os persas invadiam cidades e países à força, expulsavam seus governantes (em muitos casos os matavam) e estabeleciam certas liberdades na sociedade para que os moradores do território recém-conquistado não se revoltassem contra eles.

Em muitos casos, os persas permitiram que o idioma local e as crenças religiosas mantidas na cidade conquistada fossem mantidas.

Durante seus avanços, os persas conquistaram o território dos medos. A região se tornou uma parte importante do Império Aquemênida; suas forças se tornaram uma parte do exército persa.

Quando os persas começaram a invasão da Grécia (que iniciou as guerras médicas), os gregos usaram o termo “medos” para se referir aos invasores.

No entanto, o nome entrou na história e resultou no termo usado para se referir a esse conflito.

Primeiras guerras médicas

Causas

Conquista de Lídia

Nos tempos antigos, as cidades jônicas (pertencentes à Grécia asiática) eram dominadas pela região de Lídia. No entanto, os persas assumiram o controle desta região em 546 a. C., quando o rei persa Ciro terminou o domínio lídio sobre os policiais jônicos em uma série de batalhas em que os persas saíram vitoriosos.

O controle da Pérsia nesta região nunca foi bem recebido pelos gregos, mas o governador persa designado para controlar a área governou principalmente com prudência e tolerância. Pouco tempo depois, a economia da região jônica começou a ser negligenciada, causando maior descontentamento na população.

Rebelião Iônica

No ano 499 a. C., 9 anos após o início da Primeira Guerra Médica, os Jônios se revoltaram contra a invasão persa, recebendo ajuda de Atenas e Eritreia.

Os tumultos não tiveram sucesso; antes, os persas reconquistaram a região, massacrando grande parte de sua população e expulsando o restante em direção à zona da Mesopotâmia.

Com a região jônica sob controle absoluto persa novamente, o monarca persa partiu para acabar com Atenas, uma cidade-estado que havia colaborado com a revolta jônica. Isso levou à subsequente invasão persa do território helênico e iniciou um conflito armado que durou quase meio século.

Consequências

Submissão grega e oposição ateniense-espartana

Originalmente, Dario – o imperador persa – ordenou uma campanha para começar a expandir o Império Persa em território grego.

Esta campanha foi comandada por seu enteado, Mardonio. A campanha foi relativamente bem-sucedida e os persas impuseram um importante domínio territorial na Macedônia e na Trácia.

No entanto, após uma série de dificuldades climáticas que atingiram a frota persa, Mardonio retornou à Ásia. Depois disso, Darío enviou um embaixador a cada cidade-estado grega para exigir que se rendessem à Pérsia. As cidades-estados se renderam quase inteiramente, com exceção de duas: Atenas e Esparta.

Os atenienses e os espartanos executaram os embaixadores enviados pelo rei. Como conseqüência, o rei enviou um exército para invadir a região e subjugar os gregos como um todo. Algumas outras cidades gregas se opuseram à invasão e apoiaram a resistência dos atenienses e espartanos.

Conquista da Eritreia

O exército persa foi primeiro à região de Naxos, que foi devastada por se opor aos persas 10 anos antes. As pessoas da região foram escravizadas e os templos queimados.

Em seguida, os persas seguiram para Eubéia, uma região onde estava localizada a antiga cidade-estado da Eritreia. Essa cidade havia ajudado os jônicos durante a revolta contra o Império Aquemênida, e os persas tinham toda a intenção de se vingar por esse fato.

Originalmente, a Eritreia não se opunha à invasão marítima dos persas; em vez disso, esperaram que sitiassem a cidade para resistir dos muros. A luta durou vários dias, mas finalmente alguns traidores da Eritreia abriram as portas da cidade para os persas.

Os invasores arrasaram tudo o que encontraram em seu caminho; Eles mataram a maioria dos habitantes da cidade. Aqueles que sobreviveram ao ataque foram escravizados pelos persas.

Batalha da Maratona

Após a conquista da Eritreia e com as ilhas Cíclades também sob seu controle, os persas decidiram invadir a baía ateniense de Maratona.

Isso resultou no desenvolvimento de uma das batalhas mais importantes da história da Grécia e na eventual derrota dos persas na Primeira Guerra Médica.

A maratona ficava a apenas 40 quilômetros da cidade ateniense e eles estavam bem preparados para receber os invasores. O general encarregado, Milícias, tinha experiência em combate contra os persas e era encarregado de dirigir a defesa da baía.

Os atenienses bloquearam as duas saídas da baía em direção à planície. Isso fez com que a batalha chegasse a um impasse que durou cinco dias. Os persas, cansados ​​de esperar, decidiram embarcar novamente em sua frota para atacar diretamente Atenas.

No entanto, os atenienses aproveitaram o momento em que os persas embarcaram em sua cavalaria (suas tropas mais fortes) para atacar o exército restante. Os gregos massacraram os soldados persas; Aqueles que permaneceram vivos retornaram aos navios para invadir Atenas. No entanto, os gregos chegaram a tempo de parar a invasão.

Elevação moral

Por sua vez, a batalha de Maratona teve uma consequência de alta importância que afetou o desenvolvimento das batalhas que se desenvolveram após essa invasão. O massacre dos persas levantou o moral da polis grega, mostrando-lhes que os persas poderiam ser derrotados.

Além do efeito moral que a vitória ateniense teve, a batalha de Maratona também mostrou que os gregos tinham superioridade tática no desenvolvimento das batalhas, graças à presença das famosas tropas de infantaria chamadas “hoplites”.

Os hoplitas eram soldados especializados fortemente armados. Se usados ​​de forma eficaz, eles foram capazes de matar um grande número de inimigos antes de serem derrotados na batalha.

Segunda Guerra Médica

Causas

Sede de vingança

Após a derrota sofrida na batalha de Maratona e o fracasso das tropas persas na captura de Atenas, Darío começou a reunir um exército gigante para estabelecer domínio definitivo sobre todo o território grego.

Durante os preparativos da Pérsia, o território egípcio do Império Aquemênida se rebelou contra os líderes e o imperador Dario teve que redirecionar seus esforços militares para controlar a região novamente. No entanto, Darío morreu e o império tornou-se controlado por seu filho Xerxes.

Ele rapidamente esmagou os rebeldes egípcios e concentrou todas as suas forças militares no domínio da Grécia. A invasão levou vários anos para ser realizada, pois um grande número de provisões e planejamento foi necessário como resultado da escala de tal ataque.

Apoio de alguns policiais gregos

A invasão dos persas foi vista com bons olhos por várias cidades-estado gregas que na época haviam assinado sua submissão, quando os embaixadores visitaram sua região enviada por Dario.

Essas cidades incluem o poderoso Argos, cujos habitantes prometeram não resistir quando os persas desembarcaram na Grécia.

Com esse apoio, os persas conseguiram realizar o ataque depois de reunir tropas de mais de 46 nações diferentes, que vieram a formar o exército persa.

Os aquemênidas tinham um número muito maior de tropas do que os policiais gregos que se opunham à invasão, de modo que a guerra entrou na história como um dos eventos mais importantes na história militar da antiguidade.

Aliança Helênica

Os policiais gregos que eram contra a invasão persa começaram a coordenar-se com Atenas e Esparta, principais expoentes da resistência grega. A partir disso, uma aliança entre todos os policiais da época com influência militar começou. Esta aliança originalmente não tinha um nome específico, mas entrou na história como uma aliança helênica.

A presença dessa resistência já era conhecida pelos persas, mas a invasão ocorreu apesar da formação da aliança. Os persas sabiam que todos os policiais gregos tinham menos tropas do que eles e, portanto, a invasão deve ter um sucesso praticamente garantido

Consequências

Derrotas persas

Os persas originalmente invadiram todo o território da Trácia e da Macedônia. Os gregos tinham planejado parar o avanço persa no vale de Tempe, mas, percebendo o tamanho do exército invasor, tiveram que se retirar.

Como resultado, a aliança propôs esperar os persas nas Termópilas, onde seus hoplitas tinham o terreno como uma vantagem.

Por sua vez, uma frota grega defendeu o domínio marítimo de Artemísia de uma invasão persa. Ambas as batalhas tiveram os gregos derrotados, mas o número de tropas que conseguiram remover os persas foi muito maior do que as perdas de seus próprios exércitos.

A primeira grande derrota dos persas ocorreu no Estreito de Salamina. As forças marítimas dos gregos deram um golpe duro no exército de Xerxes, que pensaram que poderiam conquistar a Grécia rapidamente após a vitória nas Termópilas.

Apesar da superioridade numérica dos persas, os gregos conseguiram defender o território do Peloponeso e Xerxes foi forçado a retornar à Ásia, ao território do Império Aquemênida. O general Mardonio dos persas estava no comando das tropas restantes na Grécia, mas foi derrotado pelas forças locais.

Contra-ataque grego

Os gregos, tendo assegurado a sobrevivência de sua nação, prepararam um ataque para tomar várias áreas dominadas pelos persas. Os ataques gregos, comandados pela aliança helênica, tomaram o território bizantino, Chipre, Sesto e a região de Ionia.

Formação da Liga de Delos

Após a expulsão dos persas do território grego, os espartanos não quiseram continuar a luta, porque consideraram que a guerra havia terminado.

No entanto, eles foram responsáveis ​​por manter a aliança unida. Isso fez das cidades-estados que queriam continuar a batalha formar uma nova aliança, chamada Liga de Delos.

Essa nova aliança foi comandada em grande parte pelos atenienses, mas todos os seus membros tinham objetivos diferentes para o fim da guerra. O objetivo comum era acabar com os persas.

Pactos do pós-guerra

Além das conquistas gregas, uma série de leis foi estabelecida entre gregos e persas para terminar a guerra.

Entre eles estava o estabelecimento de uma autonomia para as cidades gregas que estavam na Ásia, a expulsão permanente das tropas persas de todo o território grego (bem como de suas frotas) e a permanência das tropas gregas nos territórios gregos enquanto acordos totalmente.

Referências

  1. Guerra Greco-Persa, Encyclopaedia Britannica, (sd). Retirado de britannica.com
  2. Guerras Greco-Persas, Enciclopédia do Novo Mundo, 2017. Extraído de newworldencyclopedia.org
  3. Guerras Persas, Enciclopédia da História Medieval, 2016. Extraído de ancient.eu
  4. Guerras Greco-Persas, Wikipedia em inglês, 2018. Extraído de wikipedia.org
  5. Vídeo das guerras greco-persas, Khan Academy, (sd). Retirado de khanacademy.org

Quais as causas e consequências das Guerras Greco persas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

O que foram as guerras grego persas?

As Guerras Médicas ocorreram entre 500-448 a.C., entre gregos e persas, pelo domínio do Mundo Antigo. Pela primeira vez na história grega, as cidades-Estado se uniram para se defenderem da invasão dos persas. A vitória da Grécia sobre a Persia foi importante para os gregos conquistarem a hegemonia do Mundo Antigo.

Qual a motivação principal das guerras entre gregos e persas?

As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.

Qual a consequência das guerras para as cidades gregas?

A importância da Guerra do Peloponeso esteve na demonstração de forças das duas maiores cidades-estados da Grécia Antiga: Esparta e Atenas. As consequências dessa guerra levaram ao fim da civilização grega, abrindo espaço para o domínio estrangeiro em seu território, primeiro a Macedônia e depois Roma.