Quais elementos devem ser considerados na elaboração do planejamento para a Educação Infantil?

Como elaborar um projeto de educação infantil adequado?Tempo de leitura estimado: 8 min.

28 de outubro de 2019

Gestão Escolar

Saiba o que você deve levar em conta na elaboração de um projeto de educação infantil que leve em consideração todas as normas da BNCC.

Como sabemos, as crianças têm uma forte disposição para explorar e descobrir. Nesse contexto, um projeto de educação infantil é uma excelente ferramenta para que crianças em idade pré-escolar (4 a 6 anos) interajam, questionem, conectem-se, resolvam problemas, comuniquem-se e reflitam.

Essencialmente, o projeto de educação infantil torna o aprendizado mais natural, e as crianças participantes transformam-se em protagonistas na construção do próprio conhecimento.

Para que você entenda como trabalhar a autonomia infantil por meio de projetos condizentes com as expectativas e diretrizes para essa faixa etária, fizemos este post. Então, continue com a gente e saiba mais detalhes sobre o tema. Boa leitura!

O trabalho por projetos na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro.

Pautando-se pelo alto envolvimento de estudantes e professores, o projeto de educação infantil é uma forma de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

O eixo temático de um projeto pode ser único, estabelecido em consenso com a coordenação e outros educadores. Não é raro que um mesmo tema seja explorado por todas as turmas da Educação Infantil de uma escola, por exemplo. Definido o tema do projeto, os objetivos devem ser bastante específicos e previstos para cada faixa etária e para cada turma de alunos.

Cabe ao professor mediar o processo de aprendizagem com metodologias e estratégias que levem as crianças a aprenderem por meio da pesquisa, observação, discussão, experimentação e socialização do conhecimento. A ação da criança deve ser sempre incentivada; o protagonismo deve acontecer e ser valorizado ao longo do projeto, de forma natural e contínua, e preservando a orientação espontânea da criança.

Com isso, o projeto se caracteriza como uma forma de organizar o trabalho de maneira dinâmica, com experiências exploratórias significativas para o desenvolvimento integral da criança.

Qual a importância de projetos de educação infantil na escola?

A importância da elaboração e implementação de projetos de educação infantil na escola está ligada aos seus objetivos e benefícios. No primeiro caso, cada projeto de educação infantil precisa ser planejado com o objetivo de ampliar os saberes das crianças, oferecer mais oportunidades de aprendizado e estimular a curiosidade pelo conhecimento.

Consequentemente, alguns benefícios podem surgir, como o desenvolvimento de habilidades interpessoais, o alinhamento entre teoria e prática e o estímulo à criatividade. Isso é importante para o bom convívio entre os pequenos e, de maneira geral, para o ensino infantil. O próprio trabalho do educador poderá ser facilitado.

Como alinhar-se às definições da BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento do MEC (Ministério da Educação) no qual estão descritos os parâmetros que orientam a elaboração dos currículos da educação básica. A versão atual traz algumas mudanças para a educação infantil, entre as quais está a antecipação da alfabetização e a exigência de os materiais didáticos das escolas serem produzidos de acordo com as atuais diretrizes.

Pensando nisso, um projeto de educação infantil precisa levar em consideração os eixos estruturantes da BNCC e promover experiências concretas de saberes e conhecimentos, organizadas em 5 campos de experiência:

  • o eu, o outro e o nós;
  • corpo, gestos e movimentos;
  • traços, sons, cores e formas;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Que estratégias podem ser utilizadas na construção de um bom projeto?

Parta de temas que contemplem o contexto dos estudantes

É fundamental que a escolha dos temas integre o contexto social e o desenvolvimento dos estudantes. Sendo assim, a criação do projeto não deve partir meramente de um desejo do professor, e sim da adequação daquelas ideias às necessidades da faixa etária, seu grau de percepção e evolução da aprendizagem.

Por isso, o ideal é que o trabalho resulte de uma cocriação, em que cada parte contribua, à sua maneira, para a construção coletiva. É interessante que os pequenos percebam isso.

Tenha foco na ampliação dos saberes

Como as crianças são ávidas por conhecimento, o professor deve assumir o papel de mediador para apontar caminhos de descoberta. Dessa forma, ele vai atuar como um suporte à exploração, considerando as diferentes opiniões e questionamentos, permeando a socialização e começando a sistematizar conhecimentos percebidos pelo grupo.

Crie ações que despertem a curiosidade

Lembra-se do “professor de espantos”, citado pelo saudoso Rubem Alves? É exatamente assim que o professor de educação infantil deve agir durante a elaboração e a realização de um projeto. Ao propor atividades em que os estudantes se surpreendam constantemente, o interesse será crescente, e ele conseguirá criar um ambiente propício para novas oportunidades de aprendizado.

Garanta flexibilidade à ideia

Ao lidar com crianças, o maior desafio é criar condições para que elas expandam suas experiências. Nesse sentido, é importante manter a escuta e o diálogo aberto com a turma e prever a possibilidade de encaixar aspectos não antevistos no projeto, mas percebidos pelo educador como de grande interesse pelos alunos. O projeto construído com flexibilidade parte do princípio de que não é possível prever com exatidão as interações dos pequenos diante de uma proposta.

Então, é fundamental que as atividades sejam criadas com variadas formas, recursos, fontes e possibilidades de socialização dos conhecimentos.

Que projetos podem ser trabalhados na educação infantil?

Folclore

Apresente histórias e outros elementos que compõem o folclore brasileiro, a fim de que as crianças compreendam um pouco mais da cultura nacional. Isso também contribui para que entendam melhor a sociedade à qual pertencem.

Dia da Árvore

É indicado conscientizar as crianças sobre a necessidade de proteção das árvores e do meio ambiente, pois são fundamentais para a vida na Terra. Dessa forma, desde pequenas elas crescem tendo em vista a preservação do ecossistema.

Estações do ano

É importante que as crianças entendam como se sucedem as estações do ano e quais as peculiaridades que apresentam, inclusive, em diferentes regiões. Isso permite que elas entendam o clima, o porquê de algumas frutas aparecerem mais em certas épocas, as mudanças de temperatura, os cuidados que se deve ter com a saúde em cada ciclo etc.

Alimentação saudável

Ensinar os benefícios de uma boa alimentação e os riscos de descuidar dela é importante para as crianças desenvolverem bons hábitos na hora de se alimentarem. Isso também ajuda os pais que tentam convencer os filhos a comerem certas refeições e itens que costumam não ser da preferência dos pequenos, como saladas.

Cinco sentidos

O objetivo é ensinar as crianças a perceberem estímulos sensoriais distintos, o que necessita de atividades práticas. Esse projeto também permite analisar se algum dos pequenos apresenta um problema sensorial, motor ou uma deficiência que possa atrapalhá-lo. Dessa forma, os pais poderão ser avisados.

Quais cuidados devem ser tomados durante a implementação?

Durante a implementação de um projeto de educação infantil, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Por exemplo, estabelecer ações práticas com base na teoria a ser ensinada e definir bem o projeto que será implementado.

Se ele for vago, você poderá se perder na hora de aplicá-lo ou não conseguirá atingir os objetivos propostos. Além disso, as crianças podem não se adaptar às atividades propostas ou não apresentar a evolução esperada durante os exercícios. Consequentemente, o trabalho realizado com o projeto não dará frutos.

Também fique de olho no aprendizado das crianças no projeto e, se necessário, altere as atividades propostas. Dessa forma, você poderá testar diferentes ações para encontrar aquelas que mais trazem bons resultados. Dependendo da situação, dá para propor ações com temas diferentes em um mesmo projeto.

O mais interessante no desenvolvimento de um projeto de educação infantil é que não apenas a criança é beneficiada, mas também o professor ganha muito ao se tornar um investigador das orientações, interesses e cultura da criança, de sua maneira de encarar o mundo e dos modos como os conhecimentos podem ser aplicados. Isso o leva a enriquecer sua própria formação.

Este post foi útil para você? Aproveite que está por aqui e veja também como desenvolver um projeto motivacional para alunos!

O que deve conter no planejamento da educação infantil?

Nesse sentido, ao planejar, é necessário pensar sobre a organização do tempo, do espaço, dos materiais e sobre o agrupamento das crianças. É importante que se dediquem tempos diferentes para cada experiência, o tempo de uma brincadeira é diferente do tempo dedicado à leitura de uma poesia.

Quais são os elementos de um planejamento pedagógico?

Quais são os elementos do planejamento pedagógico?.
Normas da instituição;.
Diretrizes educacionais;.
Objetivos de cada série, área ou ciclo;.
Conteúdo/currículo;.
Cronograma/calendário;.
Estratégias;.
Métodos de avaliação;.
Recursos disponíveis e necessários;.

Quais as etapas do planejamento na educação infantil?

Planejar na Educação Infantil: como organizar o Plano de Aula a partir da BNCC.
Indicar quais Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento a Atividade visa trabalhar. ... .
Indicar os Campos de Experiência e os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que a Atividade visa trabalhar..

O que não pode faltar no planejamento da educação infantil?

Um projeto na Educação Infantil precisa de interação, de conversa e atividades em grupo, de movimento, para prender a atenção das crianças. Precisa também de um produto final, algo para segurar em mãos ou ser visto pelos pequenos como recompensa pelo trabalho e pela dedicação.