Quais os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do corpo humano?

Os vasos sangu�neos s�o de tr�s tipos b�sicos: veias, art�rias e capilares.
Veias: levam ao cora��o sangue vindo do corpo. Suas paredes s�o mais finas que as art�rias.
Art�rias: levam sangue do cora��o a todo o corpo. Suas paredes s�o espessas e dilat�veis.
Os capilares levam sangue aos tecidos, para fornecer oxig�nio �s c�lulas. Eles ligam art�rias e veias.

Palavras-chave: vasos sangu�neos, sistema circulat�rio, art�rias, arter�olas, capilares, v�nulas, veias.

Recursos do assunto

Os vasos sanguíneos consistem em

  • Artérias

  • Arteríolas

  • Capilares

  • Vênulas

  • Veias

Todo o sangue é transportado nesses vasos.

Vasos sanguíneos: Circulação sanguínea

O sangue viaja do coração para as artérias, que se ramificam em vasos cada vez menores, até que se tornam arteríolas. As arteríolas se conectam com vasos sanguíneos ainda menores denominados capilares. Pelas paredes finas dos capilares, oxigênio e nutrientes passam do sangue para os tecidos e resíduos passam dos tecidos para o sangue. Dos capilares, o sangue passa pelas vênulas, depois pelas veias e retorna ao coração.

Artérias e arteríolas têm paredes musculares relativamente espessas, porque a pressão arterial nelas é alta e também porque precisam ajustar seu diâmetro para manter a pressão arterial e controlar o fluxo sanguíneo. As veias e vênulas possuem paredes musculares muito mais finas que as artérias e arteríolas, principalmente porque a pressão em veias e vênulas é muito menor. As veias podem dilatar-se para acomodar um aumento do volume sanguíneo.

Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).

As artérias, que são fortes, flexíveis e elásticas, transportam o sangue oriundo do coração e suportam pressões altíssimas. Devido à sua elasticidade, as artérias contraem-se passivamente (relaxamento elástico) quando o coração se descontrai entre os batimentos e, dessa forma, ajudam a controlar a pressão arterial Controle da pressão arterial pelo corpo Pressão arterial elevada (hipertensão) é a pressão persistentemente alta nas artérias. Com frequência, a causa da hipertensão arterial não pode ser identificada, mas, às vezes, ela ocorre como... leia mais

Quais os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do corpo humano?
. As artérias se ramificam em vasos cada vez menores que, finalmente, tornam-se extremamente pequenos e passam a denominar-se arteríolas. As artérias e arteríolas têm paredes musculares que ajustam o seu diâmetro para aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em uma zona específica do corpo.

Os capilares são vasos minúsculos, com paredes extremamente finas, que funcionam como pontes entre as artérias (que levam o sangue que sai do coração) e as veias (que levam o sangue de volta ao coração). As paredes finas dos capilares permitem que oxigênio e nutrientes passem do sangue para os tecidos e permitem que resíduos passem dos tecidos para o sangue.

Os vasos sanguíneos são dispostos da mesma maneira nas pessoas. Os principais vasos recebem nomes que normalmente se baseiam no órgão ao qual se conectam ou onde estão localizados. Por exemplo, as artérias e veias renais conectam-se aos rins e as artérias e veias subclávias estão abaixo da clavícula.

Vasos sanguíneos e gânglios linfáticos

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Quais os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do corpo humano?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Quais os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do corpo humano?

Aprenda a diferença entre artérias, veias e capilares e amplie seu conhecimento sobre o sistema cardiovascular!

Quais os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do corpo humano?

O sistema cardiovascular é formado por vasos sanguíneos e o coração

Nosso sistema cardiovascular é formado pelo coração, responsável por bombear o sangue, e por vasos sanguíneos que garantem o transporte do sangue para todo o corpo. Os vasos sanguíneos podem ser classificados em três tipos básicos, os quais conheceremos a seguir:

→ Artérias

É comum ouvirmos falar que as artérias são os vasos sanguíneos responsáveis por transportar sangue arterial (sangue rico em oxigênio). Entretanto, a artéria pulmonar é responsável por transportar sangue rico em gás carbônico, também chamado de venoso, sendo assim, essa não é a melhor definição.

As artérias podem ser mais bem definidas como um grupo de vasos sanguíneos que leva sangue do coração para todas as partes do corpo. Isso significa que todo vaso sanguíneo que sai do coração em direção ao corpo é denominado de artéria. Sua função primordial, portanto, é garantir que as células do corpo consigam nutrientes e oxigênio. Além disso, garantem que o sangue rico em gás carbônico seja levado até os pulmões para oxigenação.

As artérias diferenciam-se dos outros vasos por possuírem uma parede mais elástica e forte. Isso se deve ao fato de que elas transportam sangue que exerce uma grande pressão sobre a parede. Paredes finas poderiam resultar no rompimento do vaso.

Quais os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do corpo humano?

Artérias possuem paredes fortes. Já os capilares têm paredes muito finas. Nas veias, é possível observar válvulas

Veias

O termo veia era associado anteriormente ao transporte de sangue venoso, entretanto, a veia pulmonar transporta sangue rico em oxigênio. Assim sendo, afirmar que a veia transporta apenas um tipo de sangue é uma inverdade.

As veias podem ser definidas mais precisamente como vasos sanguíneos que chegam ao coração transportando sangue vindo do corpo. As veias garantem que o sangue rico em gás carbônico seja levado ao coração para posterior oxigenação e também garantem que o sangue oxigenado retorne a esse órgão para que possa ser bombeado para todo o corpo.

As paredes das veias, quando comparadas às das artérias, mostram-se relativamente mais finas. Além disso, as veias, por transportarem sangue com pouca pressão, contam com a presença de válvulas que evitam o refluxo do sangue e garantem o fluxo no sentido correto.

→ Capilares

Os capilares sanguíneos são os vasos sanguíneos mais finos do nosso sistema cardiovascular. Sua parede é formada por poucas células, o que facilita a troca gasosa entre o tecido e o sangue.

CURIOSIDADE: Você sabia que os vasos do sistema circulatório formam uma rede de aproximadamente cem mil quilômetros?


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: