Quais os elementos gregos que existem hoje

Oi, tudo bem? Estaremos tendo a oportunidade de dar continuidade aos estudos e ao mesmo tempo manter o isolamento social através das aulas virtuais. Hoje vamos Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental.

Atividade 1

Assista ao vídeo sobre a antiguidade clássica na Grécia antiga, após refletir sobre o vídeo produza um texto sobre as diferenças entre a democracia criada na Grécia antiga e a democracia praticada em nossa sociedade nos dias atuais. 

Formação política na Grécia Antiga e o conceito de cidadania – História – 6º ano – E.F. – Canal: Canal Futura –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Kpm0852Qdag

Atividade 2

O texto abaixo aborda os principais elementos dos povos gregos e romanos. Após fazer a leitura atenciosa do texto, responda as questões propostas.

Grécia Antiga

            A sociedade grega se fixou na península Balcânica, região que apresenta um relevo montanhoso, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras nos aspectos político, militar e econômico.

             Em comum havia a língua, a religião, os usos e costumes. A cultura grega foi o elemento de união e de identificação do antigo povo grego. A confraternização geral entre os gregos era realizada nas festividades religiosas, que também envolviam competições esportivas e literárias. 

            A Grécia foi também o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos. 

Sociedade grega

            A sociedade grega estava dividida em cidadãos e não-cidadãos. Os cidadãos, entre os quais havia pessoas muito ricas e outras mais humildes, desfrutavam de todos os direitos políticos, participavam da vida pública e eram obrigados a pagar impostos. Em Atenas, elevavam-se à categoria de cidadãos apenas os homens adultos filhos de país atenienses. Em outras cidades, como Esparta, por exemplo, existia uma nobreza que tinha autoridade social e política. 

             A maioria da população da Grécia Antiga, entretanto, era de não-cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos). Contudo, a situação variava: 

            Os estrangeiros, considerados livres, dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato. Pagavam impostos e faziam parte do exército, mas não possuíam terras nem casas. 

            Os escravos eram propriedade de uma família, constituindo importante força de trabalho no serviço doméstico e na agricultura. Por vezes eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. 

            Os homens livres, cidadãos ou não, podiam se tomar soldados. 

Religião

             Os gregos eram politeístas e adeptos do antropomorfismo, isto é, seus deuses eram representados sob a forma humana em sua absoluta perfeição. 

            De acordo com a mitologia, os deuses possuíam todas as qualidades e defeitos dos mortais e, por serem deuses, essas virtudes e defeitos eram também em proporções divinas. Os deuses eram guerreiros violentos e vingativos, sujeitos ao ciúme, à inveja, à soberba, ao amor e ao ódio.

             A trindade máxima era composta por Zeus, senhor da Terra e do céu, Poseidon, senhor dos mares e dos ventos, e Hades, senhor do mundo inferior e dos mortos.

             O Monte Olimpo era considerado a morada dos deuses sob a presidência de Zeus, o deus mais importante, o deus dos deuses. 

Questões propostas sobre o texto:

a)

Quais os elementos gregos que existem hoje
Fonte: https://images.app.goo.gl/3yutBi76WvoHJ9rc8

Com base no mapa e na leitura do texto, indique qual a localização da Grécia antiga. 

b) Embora as cidades da Grécia antiga fossem independentes entre si, haviam elementos que uniam esses povos. Quais elementos eram esses? 

c) Identifique as diferenças entre os cidadãos e não-cidadãos na sociedade grega. 

d) A religião grega tinha caráter politeísta, com passagens do texto explique o que é uma religião politeísta.


Proponentes – Professores Izolina Vieira de Deus Oliveira
Instituição Educacional Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza
CRE Brasil Di Ramos Caiado

EAJA EAJA
EAJA –
Série:
5ª Série
Componente Curricular: História
EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAHI0531) Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental.

O que os gregos deixaram para nós?

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

Quais os elementos gregos?

Os filósofos gregos que viveram no século 6 a.C. defendiam a existência de quatro elementos na composição de tudo o que existe: fogo, terra, água e ar.

Quais os elementos artísticos gregos que se conservaram até os dias de hoje?

Os gregos se destacaram especialmente na pintura, na arquitetura e na escultura..
Simetria;.
Perfeição;.
Obras realizadas a partir de modelos vivos;.
Uso religioso, doméstico ou funerário;.
Valorização do ser humano..

Quais as características gregas são importantes até hoje?

Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje, a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.