O que posso aprender com a história de Rute?

O que posso aprender com a história de Rute?

O que posso aprender com a história de Rute?

Rute foi uma grande mulher de Deus, suas qualidades e sua história foram tão marcantes, que ela ganhou um lugarzinho na bíblia, as qualidades de Rute; fidelidade, mulher prestativa, reconhecida, obediente e edificante, mostra-nos o quanto ela foi importante, mesmo sendo moabita, oriunda de uma nação pagã, que os judeus repudiavam essa nação por serem idólatras e rivais. Rute achou seu espaço entre o povo judeu, logo viram, “essa jovem moabita, é diferente”! Rute superou todas as adversidades a sua volta, e se tornou uma das maiores referências bíblicas de uma mulher dedicada. A história de Rute nos traz um exemplo, de uma mulher de Deus, e agraciada pelo Senhor. Podemos observar cinco, principais virtudes em Rute;

  1. A mulher de Deus deve ter Fidelidade!
    Rute foi tão fiel á sua sogra, que preferiu segui-la do que voltar para casa de seus pais.
    “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.”(Rute 1:16-18)

    2. A mulher de Deus deve ser Prestativa!
    Ser prestativa é cumprir seus deveres e fazer mais do que lhe é pedido. Quando a pessoa faz algo a mais, ela está servindo, está sendo útil e Rute era uma mulher muito prestativa, sempre disposta a fazer tarefas.
    “E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.” (Rute 2:2)

    3. A mulher de Deus é Reconhecida!
    Quando a mulher tem o caráter de Deus, ela se torna reconhecida por onde quer que ela passe. Em seu trabalho ela é reconhecida, pois sempre faz tudo de coração e sem cara feia. Em casa ela é reconhecida como mulher de Deus por causa de seu comportamento exemplar. Seu marido a reconhece por causa de seu caráter cristão e seus filhos querem ser como ela. Enfim, por onde quer que ela vá, é reconhecida!
    “Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu…” (Rute 2:19) 

    4. A mulher de Deus é Obediente!
    Quando a pessoa é obediente, automaticamente ela é humilde, pois aceita as ordens que são impostas e as cumpre de bom coração. Deus fica feliz ao ver um filho obedecer a seus estatutos, uma mãe fica contente ao ver o filho obedecendo a tudo que ela pede, um patrão fica orgulhoso de ter um funcionário que sempre segue á risca as regras da empresa, enfim… Todos se agradam de pessoas obedientes.
    “E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei.” (Rute 3:5)

    5. A mulher de Deus é Edificante!
    Ela pensa antes de falar qualquer coisa, pois sabe que suas palavras tem poder para edificar ou derrubar. As obras das suas mãos são sempre para agradar a Deus. Ela faz tudo de acordo com as Leis de Deus, pois isso edifica tanto a ela quanto a todos que estiver á sua volta.
    “O SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel” (Rute 4:11)

Que nossa geração possa seguir o exemplo de Rute, mesmo crescendo em uma nação com uma conduta idólatra e aborrecível ao Senhor, fez a diferença. Que Deus vos abençoe, até a próxima.

O que posso aprender com a história de Rute?

Hoje estaremos lidando com 5 lições para aprender com a história de Ruth. Esta mulher moabita é uma das mulheres mais importantes da Bíblia. Sua história começou quando uma mulher israelita chamada Noemi com seu marido Elimelek migrou para Moabe por causa da fome na terra de Israel. Eles se mudaram para Moabe, onde parece haver uma abundância de alimentos que era muito escassa em Israel. Este casal isrealita mudou-se para Moabe com seus dois filhos em busca de comida. Quando eles entraram na cidade de Moabe, eles não apenas levaram comida e foram embora, eles acabaram se estabelecendo na cidade.

Ao longo do tempo, seus dois filhos se casaram com duas moabitas, Rute e Oprah. Não demorou muito quando Elimelek morreu. Noemi continuou a ficar em Moabe com seus dois filhos e suas esposas. Infelizmente, seus filhos morreram também. Após a morte de seus dois filhos, Noemi recebeu a notícia de que a terra de Isreal agora é muito abençoada com alimentos, então ela decidiu se mudar de volta para Isreal. Enquanto isso, ela disse à nora para voltar para suas famílias em Moabe enquanto ela voltava para casa. Oprah voltou para sua família, mas Ruth se recusou a voltar.

Muitas pessoas podem achar difícil ver o sentido na decisão de Ruth de seguir sua sogra para um país estrangeiro só porque ela a amava. Para Ruth, era mais do que amor de filha e sogra. Quando ela se casou com os israelitas, ela descobriu sobre o Deus que os hebreus serviam e dedicou sua vida a servir a esse Deus. Rute entende que ficar em Moabe tornará muito difícil para ela continuar a servir a Jeová, porque a terra de Moabe não serve a Deus. Noemi tentou convencer Rute a ficar em Moabe, mas ela insistiu dizendo, seu povo será pelo meu povo e seu Deus será o meu Deus. Ela voltou para a terra de Belém em Isreal com Noemi e continuou a morar com ela.

Lembre-se, Belém é a mesma cidade onde Maria deu à luz Jesus. Surpreendentemente, Cristo Jesus veio da linhagem de Rute. Isso não é incrível? Não é de admirar que o nome de Rute não possa ser apagado da história da Bíblia. Além desse fato, há mais lições a aprender com sua história.

O que posso aprender com a história de Rute?


Nossa vida e atitude pregam a Cristo mais do que nossas palavras

A família de Noemi conseguiu convencer Rute a servir a Jeová, não porque ela se casou com um israelita que serve a Deus. Deve haver algo sobre Naomi e ela família isso interessa muito a Ruth. Deve haver um certo tipo de caráter que as pessoas que servem a Deus exibem e que outras não têm. Deve ser isso que Ruth viu por ela ter se recusado a ficar em Moabe.

Isso significa que, além de nossas palavras, nosso caráter e atitude pregam a Deus a quem servimos melhor. Existem muitos crentes cuja vida não é digna de nota. Eles carregam apenas o nome de Cristãos, mas seu comportamento e atitude retratam algo diferente de Cristo. Se Noemi e sua família fossem hostis ou mostrassem um caráter terrível para com as mulheres moabitas que se casaram com seus filhos, Rute não teria decidido seguir Noemi para onde quer que ela fosse, desde que continuasse servindo a seu Deus.

Através de você, as pessoas vão querer conhecer melhor a Deus. Seu caráter e comportamento em sua vizinhança falam por si. As pessoas não têm mais tempo para estudar as escrituras; em vez disso, estudam seu caráter.

Grande recompensa em ser bom e humilde

Um dos atributos de Cristo é o ato de humildade. E Cristo era bom quando estava na terra. A escritura diz como Deus ungiu Jesus Cristo de Nazaré com o Espírito Santo e poder que fez o bem. Ruth foi boa com a sogra mesmo depois da morte do marido. Quando ela foi com ela para Belém e conheceu Boaz, ele disse a ela que me contaram tudo sobre o que você fez por sua sogra desde a morte de seu marido - como você deixou seu pai e sua mãe e sua terra natal e veio morar com um povo que você não conhecia antes. Que o Senhor retribua o que você fez. Que você seja ricamente recompensado pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você se refugiou. ”

Não há coração de bondade que passe despercebido. Da mesma forma, um coração perverso e hostil não passará despercebido. Devemos nos esforçar para ser humildes e bons com as pessoas, independentemente de sua idade e posição. Somos Cristãos. Nossa vida deve mostrar Cristo às pessoas antes mesmo de abrirmos a boca para falar.

Sempre faça o que é Certo, não o que as pessoas acham que é certo

Quando Noemi se preparou para retornar à sua terra natal após a morte de seu marido e dois filhos, ela implorou a suas duas noras que ficassem em Moabe com suas famílias, mas ambas recusaram. No entanto, quando ela insistiu, Oprah voltou para casa para sua família, deixando Ruth para trás. Ruth decidiu seguir Naomi onde quer que ela fosse.

Naturalmente, as pessoas esperariam que Ruth voltasse para sua família porque seu marido estava morto. Não há necessidade de ficar com a sogra. Mas ela insistiu em permanecer contra o que todos achavam que era a coisa certa a fazer.

Também em nossas vidas há momentos em que temos que nos posicionar. Independentemente do que as pessoas pensem, nós apenas temos que ficar em pé. O fim justificará os meios. Algumas instruções de Deus parecem estúpidas para todos. Mas o fim dessas instruções traz alegria. Devemos aprender a sempre fazer o que é certo.

Nunca pare de servir a Deus

Rute entendeu que ficar em Moabe tornará difícil continuar servindo a Deus. Ela decidiu ir aonde Noemi for para continuar servindo a Deus. A escritura diz: Como 9:62 Mas Jesus lhe disse: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

Nunca pare de servir a Deus. Nenhum homem que impõe as mãos no arado e olha para trás está apto para o reino dos céus. Devemos nos esforçar para deixar de lado tudo ao nosso redor que nos impeça de servir a Deus.

O plano de Deus será estabelecido, você só precisa estar no lugar certo

Deus planeja trazer Rute a Isreal para que Cristo possa vir da linhagem desta mulher estrangeira. Todas as tragédias que aconteceram em Moabe foram cuidadosamente orquestradas para garantir que o plano de Deus se cumprisse. Ruth só tinha que estar na posição certa para garantir que ela era uma participante da bênção.

Devemos aprender a estar na posição correta com Deus. O plano de Deus para nossas vidas acabará se cumprindo.

Que lição aprendemos com Rute?

Por que estudar esse livro? No livro de Rute, lemos uma comovente história de conversão, coragem, determinação, lealdade e fidelidade. A compaixão e o amor entre Noemi e sua nora, Rute, inspiram os que estudam esse livro a refletir sobre seus relacionamentos tanto dentro como fora da família.

Qual a principal mensagem do livro de Rute?

O livro de Rute é um livro profundo que fala de uma peregrinação espiritual e da felicidade de Deus numa época difícil. É uma história comovente com um final feliz. Nesta exposição caracterizada por muita sensibilidade, o autor capta a mensagem e o impacto da história. Vemos Noemi num momento de tragédia.

Como pregar sobre Rute?

Ele deve ser pregado como o rei soberano, e nós somos seus súditos. Ele fará o que bem entender, e nós nos alegraremos porque isso lhe traz glória. O livro de Rute lembra à igreja (e especialmente aos homens piedosos) da oportunidade de mudar a vida das pessoas em risco de serem exploradas.

O quê Rute deixou para trás?

As duas viajaram para Belém no começo da colheita da cevada e, para sustentar sua sogra e a si própria, Rute seguiu para os campos para colher espigas que ficavam para trás depois da colheita.