Esqueci de tomar a injeção anticoncepcional e tive relação posso estar grávida

​Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Isso ocorre tanto nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias, e também no implante anticoncepcional.

Os anticoncepcionais orais inibem a ovulação, mas também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez. No entanto, se a mulher esquecer de tomar algum comprimido, especialmente na primeira semana da cartela, há chance de engravidar porque ela poderá ovular e liberar um óvulo que ao encontrar-se com o espermatozoide, que pode sobreviver no interior da mulher por 5 até 7 dias, poderá ser fecundado.

É possível engravidar se atrasar a injeção?

A eficácia depende da regularidade nos retornos: o risco de gravidez é maior quando uma mulher atrasa uma injeção ou deixa de tomá-la. As Tal como usado em geral, ocorrem cerca de 3 gravidezes por 100 mu- lheres que utilizam injetáveis mensais no primeiro ano.

Quando esqueci de tomar a injeção anticoncepcional e tive relação?

Ainda pode tomar, não vai afetar a eficácia do anticoncepcional injetável. No caso dos anticoncepcionais injetáveis mensais existe um prazo de segurança de 7 dias, então até 7 dias de atraso não precisa ter medo.

Quanto tempo de atraso do anticoncepcional injetável perde o efeito?

Se houver atraso de até 15 dias da data da injeção (independente da ocorrência de relação sexual) Se houver atraso superior a 15 dias, encaminhar para o enfermeiro(a). última relação sexual. Nesse período deverá manter abstinência sexual ou uso de preservativo.

O que fazer quando esquece de tomar o anticoncepcional Injetavel?

Nesse caso, melhor esperar menstruar, usar camisinha até menstruar, e tomar a nova dose como se fosse a primeira vez, logo após o início da menstruação.