O que é transformação de energia química?

No momento em que a referência é feita ao transformação de energias, falamos desse processo em que a energia é modificada de um modelo para outro. Dentro da esfera física, isso é entendido como um tipo de volume que dá a suficiência para realizar um determinado trabalho.  Neste artigo vamos a falar acerca da transformação de energias com exemplos. Que transformação de energia ocorre quando um ciclista pedala? Como ocorre a transformação de energia, qual é a transformação de energia da geladeira, transformação de energia mecânica em energia elétrica, transformação de energia luminosa em energia química, o que são processos de transformação de energia, e a transformação de energia no dia a dia.

Continua lendo para saber exemplos de transformação de energia.

O que é transformação de energia química?

Tabela de Conteúdos

O que é transformação energética?

O que é transformação de energias?

Transformação de energias. Do mesmo que mencionado na introdução do artigo, ao falar sobre o transformação de energias, refere-se a esse processo em que um modelo de energia é modificado para outro. Dentro do contexto físico, a energia é entendida como um volume que dá a suficiência ideal para realizar uma determinada tarefa (como carregar uma determinada coisa), ou que dá temperatura quente.

Transformação de energias. Além da energia ser modificada (em relação ao que as normas de preservação de energia indicam), ela também pode ser transferida para um determinado lugar ou elemento, mas é algo que não pode ser gerado ou estragado. A energia, imersa nas várias formas que pode obter, tem a possibilidade de ser usada em várias Fenômenos físicos, químico, natural ou para prestar um determinado serviço às sociedades (como aquecimento, iluminação, entre outras coisas).

Exemplo de Transformação de energias. Para entender melhor o exemplo previamente indicado, para ter a possibilidade de aquecimento dentro de um espaço, o forno instalado realiza a queima de combustível, onde a potencial energia química que possui, é transformada em energia térmica que, posteriormente, é transferida para o ar do espaço (que são principalmente as casas) para poder aumentar a temperatura.

Transformação de energias. Como mencionado recentemente, a energia não pode ser criada ou destruída, ela só pode ser transformada (é uma das primeiras fundações estabelecidas pela lei da termodinâmica). A sociedade sempre fez uso do sol como a mais importante e única fonte de energia (Transformação de energia solar). Hoje, é possível realizar uma canalização da energia supracitada por meio de diferentes instrumentos tecnológicos a serem consumidos e conceder bem-estar.

Focar em cada transformação de energia e cada modelo, seria algo muito amplo e complexo, portanto, neste artigo vamos focar em como a energia é transformada, de que forma é utilizado e como é o processo que ele cumpre para que a energia terminal seja gerada. Mas, antes de tudo isso, algo muito importante saber é qual é a energia primária e o terminal, a fim de entender de forma mais otimizada as informações que serão dadas posteriormente.

A energia não pode ser criada nem destruída, ela sempre é transformada. A energia possui várias formas:

Energia Elétrica - é a energia fornecida pelo movimento dos elétrons, que são partículas com carga. É a energia disponível nas tomadas residenciais.

Energia Térmica - devido a agitação microscópica das partículas dos materiais. Uma das principais fontes de energia térmica é o fogo.

Energia Luminosa - uma das propriedades da luz é conter energia. A principal fonte de energia luminosa é o Sol (Energia Solar).

Energia Mecânica - é a energia do movimento. Ao pedalar uma bicicleta, sua energia mecânica é usada para mover os pedais. A energia do vento (Energia Eólica) e a energia do som (Energia Sonora) são exemplos de energia mecânica.

Energia Química - é a energia obtida através de reações químicas. Em geral, não é obtida diretamente. A energia química mais utilizada é a de combustão que leva ao fogo.

Assim, esses cinco tipos de energia podem ser convertidos entre si:

Energia Elétrica

Energia Elétrica para Energia Térmica - é o princípio de funcionamento de vários aparelhos, como o ferro de passar, chuveiro elétrico e a geladeira.

Energia Elétrica para Energia Luminosa - usada nas lâmpadas elétricas, principalmente de LED.

Energia Elétrica para Energia Mecânica - é o que faz um ventilador funcionar: a energia elétrica faz um motor mover as pás do ventilador que move o ar e produz vento.

Energia Elétrica para Energia Química - usada em processos industriais. Tem aplicação muito importante na fabricação de alumínio metálico.

Energia Térmica

Energia Térmica para Energia Elétrica - é o princípio de funcionamento das usinas termoelétricas e termonucleares. Uma fonte de aquecimento faz a água virar vapor e, após várias etapas, é gerada energia elétrica. As usinas termoelétricas utilizam o calor da combustão e as termonucleares utilizam o calor de elementos radioativos.

Energia Térmica para Energia Luminosa - ao esquentar muito um metal ele emite luz, como ocorre na lâmpada incandescente. A energia elétrica é usada para esquentar o metal tungstênio que em altas temperaturas emite luz.

Energia Térmica para Energia Mecânica - se dois trilhos de trem estiverem muito próximos, o calor do Sol pode fazer com que eles se entortem, movendo o que houver em volta e, provavelmente, causando acidente por descarrilamento.

Energia Térmica para Energia Química - usada em processos industriais. Tem aplicação muito importante na fabricação de alumínio metálico.

Energia Luminosa

Energia Luminosa para Energia Elétrica - é o princípio das células solares, também chamadas de células fotovoltaicas. A luz do Sol é absorvida e usada para gerar energia elétrica.

Energia Luminosa para Energia Térmica - é como aquecedores solares de água funcionam. Um compartimento pintado de preto cheio de água sobre a casa absorve a energia luminosa do Sol. Todo o sistema esquenta, sendo possível obter água quente sem usar energia elétrica.

Energia Luminosa para Energia Mecânica - essa é uma transformação muito mais sutil que as demais, não sendo facilmente observada. A luz é capaz de transferir energia como uma bola de gude em movimento transfere para outra parada. Como a energia mecânica transferida é muito pequena, é difícil observar a transferência. O Sol emite constantemente luz, mas algumas explosões solares geram uma imensa emissão de partículas e elas formam o chamado Vento Solar. Esse vento solar pode, em teoria, agir como um vento que impulsiona um veleiro no espaço interestelar.

Energia Luminosa para Energia Química - principal fonte de fotossíntese. As plantas utilizam a energia luminosa para produzir, através de reações químicas, alimentos para si e para nós. Nós também fazemos fotossíntese para produzir vitamina D, mas não podemos nos alimentar disso.

Energia Mecânica

Energia Mecânica para Energia Elétrica - é muito utilizada em usinas hidrelétricas. A força da água que cai move turbinas como em moinhos, e esse movimento é usado para gerar energia elétrica. A energia de usinas hidrelétricas é a principal fonte de energia do Brasil.

Energia Mecânica para Energia Térmica - ao esfregar as mãos rapidamente elas esquentarão. Essa transformação ocorre em fenômenos em que o atrito está envolvido.

Energia Mecânica para Energia Luminosa - assim como a transformação inversa, essa também é muito sutil para observarmos com facilidade. O princípio envolvido foi o motivo por Einstein ter obtido seu único Prêmio Nobel e se chama Efeito Fotoelétrico.

Energia Mecânica para Energia Química - Alguns compostos são muito sensíveis e podem reagir rapidamente - esses compostos comumente são chamados de explosivos. Alguns explosivos são especialmente sensíveis, como a nitroglicerina, em que o choque mecânico é suficiente para gerar a reação química que gera a explosão.

Energia Química

Energia Química para Energia Elétrica - muito explorada por pilhas e baterias. As reações químicas que estão ocorrendo nesses dispositivos podem ser usadas como fonte direta de energia elétrica. Algumas podem ser revertidas e outras não - as reversíveis são chamadas de recarregáveis. Nunca tente recarregar pilhas comuns, pois pode haver explosão com queimaduras e danos materiais e pessoais.

Energia Química para Energia Térmica - a mais comum é a reação de combustão. Nessa reação em que um combustível reage com um comburente há formação dos produtos, calor e luz. Essa reação é usada nos fogões a gás e lenha.

Energia Química para Energia Luminosa - a reação de combustão é a mais comum, como ocorre na transformação para energia térmica. Podem ser utilizados combustíveis como madeira, metano ou líquidos como álcool e querosene.

Energia Química para Energia Mecânica - uma explosão é sempre acompanhada de uma onda de choque. A onda de choque nada mais é que o ar sendo movimento muito rapidamente, um tipo de vento supersônico e que é acompanhado de um estrondo. Explosivos como o TNT podem reagir e gerar tanta energia que são capazes de derrubar casas distantes apenas pela força do vento que produz.

Qual é a transformação de energia química?

Tipos de transformações Químicas A combustão é uma reação química que libera calor, Energia Térmica. As mudanças em um material podem acontecer das seguintes formas: por junção de substâncias, por ação da luz, por ação do calor, por ação mecânica e por ação da corrente elétrica.

O que é transformação química é exemplos?

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros. A corrente elétrica consiste no deslocamento de cargas elétricas, sob a forma de eletrões (carregado...

Qual é a transformação química?

As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.

O que é transformação de energia química em elétrica?

Exemplos de Conversão de Energia Energia química em energia elétrica: a energia química presente numa pilha ou bateria transforma-se em energia elétrica para que os equipamentos funcionem.