Qual o número de prótons de elétrons e de nêutrons do átomo 17cl35?

577 palavras 3 páginas

Exercícios

Instruções para os exercícios: 1 à 3
Z = numero atômico de um átomo (é também igual ao numero de prótons);
N = número de nêutrons;
A = número de massa de um átomo;
Fórmula para o calculo do número de massa: A = Z + N
(o número de massa de um átomo é soma dos protons e dos nêutrons que se encontram no núcleo atomico).
Representação: zXA
(1)FUVEST – SP: O atomo constituído de 17 protons, 19 neutrons e 17 eletrons apresenta, respectivamente, número atomico (Z) e numero de massa (A) iguais a:
(a) 17 e 17
(b) 17 e 18
(c) 18 e 17
(d) 17 e 35
(e) 35 e 17
(2) MACKENZIE – SP: O número de protons, de elétrons e de nêutrons do atomo 17Cl35 é, respectivamente:
(a)17, 17, 18
(b)35, 17, 18
(c)17, 18, 18
(d)17, 35, 35
(e)52, 35, 17
(3) Quais são os números de protons (Z), de massa (A), de nêutrons (N) e de eletrons (e-) de um átomos de potássio (19K39) em seu estado normal?
(4)UFMA: Em um atomo com 22 eletrons e 26 neutrons, seu numero atomico e numero de massa são, respectivamente:
(a)22 e 26
(b)26 e 48
(c)26 e 22
(d)48 e 22
(e)22 e 48

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Instruções para os exercícios: 4 `a 8
Isótopos, Isóbaros e Isotonos
Isótopos: são átomos que possuem o mesmo numero atomico (Z) e diferentes números de massa (A);
Lembrar do p de isotopo: igual numero de protons, igual numero atomico.
Isotonos: são átomos que apresenttam diferentes números atômicos (Z), diferentes números de massa (A) e o mesmo numero de neutrons (N)
Lembrar do n de istono: mesmo numero de neutrons
Isóbaros: são átomos que apresentam diferentes números atomicos (Z) e mesmo numero de massa (A). Lembrar do b de isóbaro: b de barriga que tem massa.
(4) PUC – MG: Considere os seguintes dados:
Átomo
I
II

Prótons
40
42

Eletrons
40
42

Neutrons
40
38

Os átomos I e II:
(a) são isótopos
(b) são do mesmo elemento
(c) são isóbaros
(d) são isotonos
(e)


Relacionados

  • quimica e quimica

    345 palavras | 2 páginas

    CONCLUSÃO Com o presente trabalho foi possível conhecer novas técnicas de análises químicas, bem como a interpretação dos resultados provenientes dos experimentos químicos. OBJETIVO Este experimento conclui que se podem ver alterações de cores de íons do quente para o frio. 3 - CONCLUSÃO Com o presente trabalho foi possível conhecer novas técnicas de análises químicas, bem como a interpretação dos resultados provenientes dos experimentos químicos. OBJETIVO Este….

  • QUIMICA

    2411 palavras | 10 páginas

    Aqui nao tem nada Trabalho de Química A Importância da Química nas Indústrias ÍNDICE Introdução-------------------------------------------------- 3Assunto-------------------------------------------------- 4 Conclusão-------------------------------------------------- 7 Bibliografia-------------------------------------------------- 8INTRODUÇÃO A Química é essencial para a indústria, pois em toda a nossa volta existe algo que teve uma reação química, como o petróleo que se transforma….

  • Quimica

    542 palavras | 3 páginas

    e os laboratórios de pesquisa. A química está dividida em várias sub-disciplinas, mas existem também vários campos interdisciplinares e campos especializados. Há uma grande interface entre os diferentes ramos da química com outras áreas científicas como biologia, medicina, física, radiologia, farmácia, nutrição e engenharia, ampliando consideravelmente o campo de atuação do químico: Profissional químico preparando célula de combustível para testes. Química analítica: análise de amostras de….

  • O que e quimica?

    594 palavras | 3 páginas

    O que é Química Segundo o site Significados, Química é a ciência que se dedica ao estudo da matéria, levando em conta a sua composição, as reações e as transformações. As principais áreas em que se divide a Química são: Bioquímica (Química Biológica): estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos. Físico-Química (Química Física): disciplina que combina as ciências de Física e Química para estudar as propriedades físicas e químicas da matéria. Engloba outras disciplinas….

  • Quimíca

    1755 palavras | 8 páginas

    QUÍMICA 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia. A sua utilização está presente em inúmeras atividades, como por exemplo, na Agricultura, na Medicina, em casa, e já que essa Ciência é tão útil em nosso cotidiano, é importante que o aluno perceba e compreenda que no mundo a sua volta a muito de Química. Desse modo, considerando o objetivo de fornecer….

  • quimica

    1163 palavras | 5 páginas

    INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA Profª M.Sc.Dirce Arruda 1. A presença da química orgânica em nossa vida Os compostos químicos que atualmente são estudados pela Química Orgânica sempre estiveram presentes na história da humanidade: A queima da madeira (combustão orgânica) Bebidas alcoólicas, vinagre, corantes, etc 1. A presença da química orgânica em nossa vida (cont.) Nos dias atuais, esses compostos continuam sendo muito comuns e importantes em nossas vidas: Álcool comum (C2H6O)….

  • Química

    732 palavras | 3 páginas

    Química: Transformação química na natureza e no sistema produtivo Transformações químicas no dia a dia Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos · Transformações que podem ser revertidas Transformação química na natureza e no sistema produtivo Combustíveis transformação química, massas envolvidas e produção de energia Reagentes e produtos relações em massa e energia Álcoois: produção….

  • O que é química?

    286 palavras | 2 páginas

    propriedades e as transformações da matéria. A química não tem por objetivo o estudo do corpo, mas sim, o estudo da natureza da matéria de que ele é constituído, isto é, da substância. Por esse motivo não devemos dizer que o hidrogênio é um corpo simples ou que a água é um corpo composto e, sim, substâncias simples ou substâncias composta. A química para efeitos didáticos pode ser dividida em: química pura e química aplicada. QUÍMICA PURA corresponde ao estudo científico sem a preocupação….

  • Quimica

    1587 palavras | 7 páginas

    CIVIL Química Geral Teórico/Experimental Introdução ao estudo da Química Ford Motor Company's Highland Park Plant, Michigan 1913 Profa. Dra. Caroline A. G. Cunha INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS Ciências naturais incluem - Física - Astronomia disciplinas que procuram mostrar - Biologia - Química um estudo sistemático da natureza - Geologia natureza Química estuda propriedades da matéria composição Nenhum material independe da Química, seja vivo….

  • Quimica

    1296 palavras | 6 páginas

    Química[1] [nota 1] é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.[2] [3] O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental. O cientista irlandês Robert Boyle é tido por muitos como o iniciador da química moderna, já que, em meados do século XVII, ele executou experimentos planejados, estabelecendo através….

Outros Trabalhos Populares

Qual o número de Protons de elétrons e de nêutrons do átomo 17cl35?

Um átomo de cloro (17Cl35) eletricamente neutro possui 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons (n = A – Z = 35 – 17 = 18).

Quantos elétrons tem um átomo de 17cl 1?

Resposta verificada por especialistas Olá, tudo bem? Logo, o número de elétrons também é 17.

Como calcular o número de Protons elétrons e nêutrons?

Número Atômico e Número de Massa Note que a partir dessa expressão, pode-se calcular também: Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n. Número de nêutrons: n = A - Z.

Quais são os números de prótons de massa de nêutrons e de elétrons de um átomo de potássio 19 K 39 em seu estado normal?

1. Quais são os números de prótons (Z), de massa (A), de nêutrons (N) e de elétrons (E) de um átomo de potássio (3919K) em seu estado normal? Resposta: O número de prótons Z=19, e o número de massa, A=39, já estão indicados na representação (3919K).