Assim como o Serviço Social de Caso o Serviço Social de grupo era compreendido como

Serviço social de caso from Rosane Domingues

Resumo de Serviço Social: Caso, Grupo e Comunidade

404 palavras 2 páginas

Exibir mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA – FID
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: ANA CLEA
DISCIPLINA: FHTMSS 1.

SERVIÇO SOCIAL DE CASO, DE GRUPO E DE COMUNIDADES.

PARNAÍBA
2013

Serviço Social de Caso, de Grupo e de Comunidades, metodologias que visam em comum, eliminar obstáculos, libertar e potenciar capacidades.
O Serviço Social de Caso que se encontra na origem do Serviço Social, desde o início, defendia uma metodologia onde cada caso é um caso, centrado na pessoa e no seu contexto, cujo método era ajudar o cliente na solução de seus problemas, mas também conhecer e melhorar a situação do individuo no aspecto social e familiar, combatendo a exclusão social como, por exemplo, a pobreza, o desemprego, maus tratos, violências domésticas, delinquências, descriminação.
O Serviço Social de Grupo destina-se a solução dos problemas do indivíduo em um contexto de grupo. Essa metodologia só começou a ser desenvolvida a partir de 1930 entendendo que os grupos podem ajudar as pessoas nos seus problemas, através da participação do cliente nos grupos e comunidades, com o objetivo de combater o isolamento, exclusão, reabilitação, aprendizagem e orientação.
O Serviço Social de Comunidades se iniciou a partir do século XX, porém só foi idealizado em 1939 sendo apoiado pela ONU, tendo como objetivo de promover políticas sociais e melhoria das condições de vida em países subdesenvolvidos.
A partir do século XX, um método unificador das metodologias de Caso, Grupo e Comunidades, assim nasceu um método integrador no Serviço Social com foco no conceito da intervenção, para que se conseguisse dar melhor resposta em função dos problemas concretos. Esse método tem como desejo, a solução dos problemas de forma entrecruzada do cliente, da família, grupo e comunidade, partindo do microssocial para o macrossocial, se tornando mais adequado para o trabalhador social.
Falar de Caso, de Grupo e de Comunidade é falar que a intervenção

A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. Nesse período, o país passava por um período turbulento, com diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.

O que é o Serviço Social de comunidade?

Serviço Social de Comunidade Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes. ... Utilizavam técnicas da Sociologia, Pedagogia e Psicologia Social.

Como era compreendido o Serviço Social de grupo?

No princípio, o trabalho com grupos não era visto como um método, e também não era entendido como uma atribuição da profissão de assistente social. Era entendido como um movimento, uma filosofia, "uma maneira de se conseguir urna sociedade melhor e de desenvolver um modo de vida verdadeiramente democrático".

O que é um caso social?

«O Que É o Caso Social?, pergunta central colocada pela autora, é um tipo de questão que nos ajuda a levantar o pano colocado sobre uma daquelas realidades tidas como naturais, que tomamos como dado adquirido, que não nos causam perplexidade nem nos levantam dificuldades, mas que sob a aparência revelam todo um ...

Qual o papel do assistente social na sociedade em que vivemos?

Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Como surgiu e se consolidou o Serviço Social?

O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no ce- nário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...

Qual o papel do assistente social no desenvolvimento de comunidade?

Papel do Assistente Social como Mediador Social no Processo de Desenvolvimento Comunitário. ... Deste modo, implica demonstrar a relevância deste profissional na construção do desenvolvimento comunitário dentro do espaço da mediação social, sobretudo o impacto dos centros de intervenção comunitária nas comunidades urbanas.

Qual a função do Serviço Social junto às comunidades através do desenvolvimento de comunidade?

3.2 – Funções do Serviço Social: 3.2.1 – Função de serviços de atendimento direto à clientela. 3.2.1.1 – Finalidade: desenvolver atividades que proporcionem o estudo dos problemas da comunidade, de forma a caracterizar as necessidades, bem como os recursos existentes. ... Cordenação de recursos da comunidade.

Como era compreendido o Serviço Social de grupo?

10 1 INTRODUÇÃO O Serviço Social surge de modo a garantir melhores condições de vida das classes menos favorecida, vinculado á Igreja para a recuperação de seus interesses, junto com a burguesia e o Estado implantam políticas de assistências buscando diminuir os conflitos de classe.

O que é o Serviço Social de caso grupo e Comunidade?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

Qual a principal função do Serviço Social de grupo?

Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Quando surgiu o Serviço Social de grupo?

O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.