Quais as diferenças entre a antropologia e a sociologia do direito?

O ser humano é uma criatura com uma história relativamente curta em comparação com outras. E ainda mais curta é a história de que o ser humano atual tem um registro verdadeiro, sem conhecer a maioria dos eventos que nossos ancestrais viveram antes da invenção da escrita.

Nesse sentido, diferentes ramos da ciência tentaram explorar nosso presente e nosso passado para estudar as diferentes maneiras pelas quais a civilização e a humanidade em geral foram organizadas. Entre elas, destacam-se a antropologia e a sociologia, duas disciplinas com características e objetos de estudo diferentes que, no entanto, e devido à semelhança dos tópicos em que tocam, muitas vezes são confundidas por quem não se envolve nelas.

Neste artigo, pretendemos fazer uma breve distinção entre eles, primeiro fazendo uma breve descrição dessas ciências sociais e, em seguida, explicando as diferenças entre sociologia e antropologia .

A definição dessas duas ciências sociais

A antropologia é entendida como a disciplina ou ramo da ciência dedicado ao estudo do ser humano em seus vários aspectos , geralmente focando na evolução do homem através dos tempos. A antropologia é uma ciência ampla, que tem como objetivo estudar o ser humano de uma perspectiva global, com tendência à análise qualitativa e descritiva,

Há uma grande diversidade de ramos na antropologia, que basicamente levam em conta, por um lado, a evolução do ser humano em termos de espécies animais e, por outro, o desenvolvimento sociocultural que foi realizado ao longo da referida evolução. Assim, a antropologia pode avaliar como a linguagem evoluiu, como o ser humano se adaptou às mudanças de temperatura ou como as tradições e crenças variaram.

Entre os muitos ramos existentes da antropologia, o que é mais frequentemente confundido com outras disciplinas sociais é a antropologia social . Com relação a esse tipo de antropologia, geralmente enfatiza a análise da evolução da cultura, crenças e perspectivas, costumes e formas de agir e organizar.

Relacionado:  Este curta adorável sobre sonhos e amor irá surpreendê-lo

Por seu lado, a sociologia é o ramo da ciência que se dedica ao estudo das sociedades , enquanto se refere ao estudo de como os diferentes membros de uma comunidade se organizam e estabelecem maneiras diferentes de gerenciar seus recursos e recursos. coexistência, gerando normas e formas de vinculação entre si. Essa análise das sociedades é feita de um ponto de vista principalmente social, ou seja, com foco em elementos interpessoais ou intergrupais. Geralmente, tem uma abordagem mais qualitativa e geralmente coloca mais ênfase em aspectos mais operacionais.

Também na sociologia, o estudo realizado não apenas no que diz respeito à organização, gestão e vinculação de membros de uma sociedade, mas também no que diz respeito aos problemas sociais que existem nela , com uma abordagem teórica e prática . .

  • Você pode estar interessado: ” Os quatro principais ramos da Antropologia: como são e o que investigam “

Principais diferenças entre sociologia e antropologia

Dadas as definições acima, podemos observar a presença de grandes semelhanças entre as duas disciplinas. É por isso que a diferenciação entre sociologia e certos tipos de antropologia pode ser complexa para a maioria das pessoas, mas isso não implica que não seja possível observar elementos distintos. A seguir, destacaremos algumas das diferenças mais óbvias.

1. Objeto de estudo

A principal diferença entre antropologia e sociologia é curiosamente uma das razões que os confundem. E é que ambas as disciplinas têm diferentes objetos de estudo e análise , embora ambas estejam intimamente relacionadas.

Como mencionamos na apresentação anterior, o principal objeto da antropologia é o homem e, no caso da cultura cultural e do próprio desenvolvimento comunitário. No que diz respeito à sociologia, tende a focar no estudo das interações e relacionamentos sociais, das organizações que existem nela e dos problemas que surgem da vida em comunidade.

Relacionado:  Os 10 melhores mitos do México (com suas explicações)

O fato de a sociedade e a cultura estarem intimamente ligadas e amplamente indivisíveis (uma vez que as normas sociais se baseiam nas crenças e nos valores da cultura do pertencimento) dificulta essa diferenciação em nível prático , algo Isso facilita a confusão entre pessoas que não se envolvem em nenhuma dessas duas áreas.

2. Janela temporária digitalizada

Antropologia e sociologia podem se concentrar na análise do mesmo período de tempo. Entretanto, a verdade é que a sociologia tende a se concentrar mais no estudo de estágios históricos mais próximos do tempo ou até hoje , enquanto a antropologia tende a se concentrar mais na análise da evolução das sociedades ao longo do tempo. história

3. Nível de etnocentrismo

Uma das diferenças entre sociologia e antropologia é encontrada nos contextos e grupos que cada um analisa. A abordagem da antropologia tende a ser holística, incluindo em suas pesquisas uma perspectiva global da humanidade e muitas vezes observando outras culturas além da de origem, a fim de entender melhor os diferentes desenvolvimentos culturais e sociais.

A sociologia, no entanto, tende a ser mais etnocêntrica , geralmente focada na cultura ou tipo de cultura a partir da qual se baseia na pesquisa (ela se concentra mais no aqui e agora).

4. Nível de aplicabilidade

Outra das diferenças mais notáveis ​​é que, embora a antropologia geralmente busque conhecimento para melhorar a compreensão do que aconteceu e como chegamos aonde estamos, no caso da sociologia, o objetivo é analisar a realidade existente. geralmente com o objetivo não apenas de entender, mas também de poder introduzir, prever ou avaliar a introdução de mudanças no sistema.

Em outras palavras, nas sociedades ocidentais, a sociologia finge ser uma ciência com maior nível de aplicação prática do que a antropologia , que tende a ser mais teórico-explicativa.

  • Você pode estar interessado: ” As 4 diferenças entre psicologia e sociologia “

Relacionado:  10 livros para entender e superar a depressão

5. Tipo de dados utilizados

Como mencionamos anteriormente, a sociologia e a antropologia também diferem no tipo de dados que eles costumam usar. A antropologia geralmente realiza uma análise baseada em dados mais qualitativos, com dados derivados principalmente da observação e análise de produtos culturais ou da observação.

Por outro lado, a sociologia tende a se concentrar na obtenção de dados mais quantitativos , buscando e gerando pesquisas sobre elementos operáveis ​​baseados em dados atuais e sua comparação com os anteriores.

Quais as diferenças entre a antropologia e a sociologia do direito?

Podemos dizer que a sociologia estuda a sociedade e analisa-a no tempo presente. Já a antropologia estuda o ser humano e analisa-o no passado para entender as suas formações mais primitivas.

Qual a relação entre antropologia sociologia e Direito?

A elas se aplica a mesma fórmula: a Antropologia observaria, com seu aporte metodológico específico (para nós, a Etnologia enquanto método), a parte da sociedade que está no Direito, e a parte do Direito que está na sociedade.

O que é antropologia e sociologia jurídica?

A antropologia jurídica é uma disciplina de grande importância para a formação crítica do jurista. Em um contexto universitário como o brasileiro, no qual prepondera uma formação dogmática e formalista, ela pode contribuir para uma melhor compreensão da complexidade social na qual se inscreve a regulação jurídica.

Qual relação entre antropologia e Direito?

A Antropologia do Direito busca identificar, classificar e analisar as formas de como se organiza o "campo" jurídico A Antropologia do Direito se ocupa das regras executáveis, ou seja, o aspecto legal ou normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça, como elementos que interagem na organização social ...