Testes de História 8 ano Revolução Industrial

Descrever as alterações no sistema de produção e na paisagem em consequência da Revolução Industrial.

54

Correção da ficha de trabalho de 23 de abril

Posted: 26 de Abril de 2013 in Avaliação

1. a-1, b-4, c-12, d-2, e-14, f-10, g-5, h-13, i-6, j-8, k-11, l-3, m-7, n-9

2. Passarola Voadora   – Máquina a vapor  – Microscópio – Pilha elétrica

3.1

a) Montesquieu

b) Jean-Jacques Rousseau

c) Voltaire

d) Diderot e D’Alembert

e) Luís António Verney

3. 2. Foi criada a primeira enciclopédia, que sintetizava o saber científico e artístico da época e o tornava mais acessível a todos. Também as reuniões nos salões da nobreza e da burguesia, as conversas nos cafés, o trabalho das academias e a proliferação de jornais contribuíram para o progresso das novas ideias.

4. Os estrangeirados eram portugueses que foram estudar para o estrangeiro, onde tomaram contacto com as novas ideias do iluminismo, trazendo-as depois para Portugal.

5. Os novos progressos científicos e as ideias iluministas foram contrariados pela censura movida pela Igreja Católica por meio do Índex (lista de livros proibidos) e da Inquisição. Por outro lado, o ensino revelava-se desajustado, encontrando-se nas mãos dos Jesuítas, que dirigiam os principais colégios e universidades e continuavam a dar as suas aulas alheios aos novos métodos e teorias científicas.

6. Neste sistema, nenhuma parcela ficava em pousio, o que fazia aumentar a produção A terra era enriquecida com plantas fertilizantes, como o trevo, que podia ser usado na alimentação dos animais

7. Enclosures – Vedação das propriedades inglesas com recurso a sebes; Aperfeiçoamento de instrumentos e o recurso à utilização das primeiras máquinas agrícolas; Introdução de novas culturas muito produtivas, como a batata, o milho e a beterraba; Seleção das melhores sementes e dos animais reprodutores mais robustos;  Melhoria dos solos arenosos, com a adição de argila, e a drenagem de pântanos, que permitiram a expansão da área cultivável.

8. 1. A população aumentou no século XVIII devido à diminuição da mortalidade. Esta diminuição na mortalidade ficou a dever-se a melhorias na alimentação, graças au aumento de produção proporcionado pela revolução agrícola, e aos progressos na medicina e na higiene.

8. 2. Condições da prioridade inglesa no arranque da Revolução Industrial:

A existência de portos naturais, rios e canais navegáveis que facilitaram o transporte de produtos e o comércio; Abundância de recursos naturais (ferro e hulha) e de matérias-primas como a lã e o algodão;

Um vasto mercado interno (devido ao aumento da população inglesa) e um mercado externo em expansão (dada a posse de um império colonial e o crescente domínio da Inglaterra sobre os mercados de outros países);

O estabelecimento de um regime parlamentar que atendia aos interesses dos grandes agricultores, comerciantes e industriais;

A disponibilidade de mão de obra que, por falta de trabalho no campo (provocada pela Revolução Agrícola), procurava na cidade melhores condições de vida;

Uma burguesia e uma nobreza com capitais, possuidoras de um espírito empreendedor, voltado para o investimento na indústria, e que já dominavam o poder político através da sua representação no Parlamento.

9. Os sectores de arranque da Revolução Industrial foram o sector têxtil e o sector metalúrgico.

10. As três principais inovações técnicas que tornaram possível a Revolução Industrial foram a máquina a vapor, a máquina de fiação e o tear mecânico

11. A utilização crescente da máquina nos processos produtivos desencadeou profundas transformações no modo de vida das populações. A maquinofactura permitiu reduzir as necessidades de mão-de-obra, do tempo de produção e dos preços dos produtos, possibilitando um aumento da produtividade. Desta maneira, a oficina tradicional, recorrendo ao trabalho manual (manufactura), deixou de ser competitiva e foi sendo substituída pela fábrica. O artesão qualificado, que trabalhava na oficina e executava habitualmente todas as fases de produção de um artigo, foi substituído pelo operário. Trabalhando na fábrica, organizada num sistema de produção em série, assente na divisão do trabalho. As construções fabris com altas chaminés que expeliam fumo negro, proveniente da combustão do carvão, escureciam os céus à volta das cidades. Os desperdícios industriais acumulados, o ruído intenso do trabalho das máquinas, a fuligem e o pó de carvão existentes no ar anunciavam um problema que se mantém até aos nossos dias: a poluição ambiental.

A máquina a vapor permitiu o aumento significativo da produção, tornando-a mais eficaz e capaz de confeccionar mais produtos em um tempo bem menor do que aquele que era gasto no trabalho manufaturado ou artesanal. Portanto, a letra B é a correta e a letra C, por defender o contrário, está errada. O exemplo da agricultura, dado por Asimov, tem uma função dupla: ele acentua o fato de que, na pré-história, a agricultura também teve, de certa maneira, um papel revolucionário para a subsistência do Homem. Porém, com o advento da Revolução Industrial, desencadeada por artefatos mecânicos como a máquina a vapor, a capacidade de subsistência do homem ganhou um salto qualitativo e quantitativo, haja vista que os produtos industrializados conseguiam atender a demanda de um número muito maior de pessoas. Senso assim, elimina-se as alternativas A e E. A energia gerada pela máquina a vapor tinha como matriz o vapor de água e não a eletricidade que seria desenvolvida no momento da Segunda Revolução Industrial, no século XIX (portanto, elimina-se a letra D).

O que foi a Revolução Industrial 8 ano?

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

O que foi a Revolução Industrial questões?

O que foi a Revolução Industrial? A Revolução industrial foi um processo de mudança que aconteceu na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.

Quais foram as descobertas que contribuíram para a Primeira Revolução Industrial?

2 resposta(s) Algumas das descobertas que contribuíram para a chamada primeira Revolução Industrial foram as máquinas a vapor, que eram utilizadas tanto em navios para o transporte de mercadorias quanto em maquinários, principalmente na indústria têxtil.

Quais foram os principais resultados da Revolução Industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...