O que é felicidade e como a felicidade pode se relacionar com as angústias?

A FELICIDADE E AS ESCOLHAS: As diferentes posições sobre a felicidade e como ser feliz em meio às escolhas?Em nosso cotidiano, ouvimos falar constantemente sobre o tema da felicidade. Muitaspessoas afirmam que desejam ser felizes, que querem alcançar a felicidade, ou que estãoinfelizes. Isso nos leva a refletir sobre as seguintes questões: a felicidade é um conceitoobjetivo ou subjetivo? Existe "a" felicidade ou cada um tem seu conceito sobre o que é serfeliz? Frente a estas dúvidas, a tendência é tentar negar a existência da felicidade. Perigosatentação, pois às vezes é mais fácil negar a felicidade do que aceitar que ela existe ereconhecer que não a possuímos. Estamos frente a uma situação limite... pouco discutida eque quase não é refletida em nosso cotidiano corrido... Você já parou para pensar sobre o queé a felicidade? Você já se perguntou um dia porque todo mundo a deseja ou acredita na suaexistência?Desde a Grécia Antiga os filósofos já se ocupavam sobre a questão da felicidade. Emespecial, um grande filósofo chamado Aristóteles já postulava importantes consideraçõessobre esse tema. Segundo ele, todas as coisas que existem tendem para um fim. O homem,por sua vez, também existe para uma finalidade: “ser feliz”. Nesse sentido, Aristótelesconstata que existe um grande consenso entre os homens: “todos querem ser felizes”; mastambém há um grande descenso entre eles: “O que é a Felicidade?”. Como o próprio autorafirma em sua obra Ética a Nicômaco: “Todos estão de acordo e dizem ser o fim do homem afelicidade e identificam o bem viver e o bem agir com o ser feliz. Diferem, porém, quanto aoque seja a felicidade, o homem limitado não a concebe da mesma forma que o sábio”. Sendoassim, nem todos os homens compreendem a felicidade de maneira semelhante.Para resolver esse dilema, Aristóteles afirma que o homem verdadeiramente feliz éaquele que age segundo sua própria natureza, isto é, que age racionalmente e visa servirtuoso, visto que para esse filósofo grego, a essência do homem é sua razão, pois todostendem ao saber. Mas qual é de fato a nossa natureza? Muitos dizem que somos seresessencialmente bons, outros dizem que somos naturalmente maus e egoístas. Mas podemosacreditar também que somos seres inacabados... incompletos... que ao invés de nascerem comuma essência pré-estabelecida, buscam construir esta suposta essência na própria existência,

Uma felicidade apaixonada assemelha-se à angústia.

Não há angústia nem fantasia por trás da felicidade, é esta que não toleramos mais.

A vida é um piano. Teclas brancas representam a felicidade e as pretas a angústia. Com o passar do tempo você percebe que as teclas pretas também fazem música.

Paz interior é a felicidade plena, coração leve como uma pena, livre da angústia, da raiva, do sofrimento e tudo que te reprime, que deixa seu peito apertado.

Felicidade não é ausência de dor,
mas sim um estado da alma.
Felicidade é sentir cada angústia e saber tirar lições valiosas delas.
Felicidade é em momentos tristes saber despertar para mudanças necessárias na vida.
Lembre-se sempre que um dia triste não significa uma vida triste e que é pela tristeza que aprendemos a valorizar os momentos de alegria".

A felicidade dos amigos me alegra, mas nada me diverte mais do que a angústia dos meus adversários.

Eu já tive momentos de dúvidas, tristezas, alegrias, felicidades, decepções, angústias... Eu realmente aprendi. Sei ser doce e grossa, sei ser amável e ignorante, aprendi que cada pessoa merece um tratamento diferente, isso varia de acordo com a forma como ela te trata.

⁠Vivo

Vivo porque sinto tua energia
Vivo porque sei que não estou só
Vivo porque tenho a alegria
Vivo pra depois virar pó
Vivo porque só vós tem dó de mim
Vivo porque a humildade é tudo
Vivo porque o caminho não tem fim
Vivo porque me encontro neste mundo
Vivo porque sei que tenho Fé
Vivo porque tenho tua força
Vivo porque estou de pé
Vivo porque ninguém me coloca na forca
Vivo porque tenho o livre arbítrio
Vivo porque sou do bem
Vivo porque tenho o alívio
Vivo porque Deus me fez alguém

Quase tudo passa...
O tempo, a vida, o orgulho, a angústia, o medo, a tristeza, até a felicidade.
A única coisa que não passa é a saudade.

Por trás de uma felicidade medíocre, sempre se esconde a incerteza e a angústia de ter que sustentá-la.

A felicidade amortece as dores e angústias da vida. Ela é como um amortecedor para os golpes que recebemos.

Viver momentos de felicidades e depois abrir mão disso é difícil.
Viver momentos de angústias e depois se ver livre disso é magnífico.
Portanto, assim como a angústia pode se transformar em felicidade, também a felicidade pode tornar-se em angústia, portanto, aprenda a conviver com as diversidades da vida, todas, são comumente sagradas e necessárias.

A dor que senti no futuro

Esse nó é saudade, é angustia e felicidade.
Essa saudade é vida, vida que foi vivida.
Essa vida é rápida, passa e nada quando se faz, da em nada.
Esse nada é o dia, é a hora e o momento.
Esse momento caí, escorre e chora, apela por entre imperceptíveis horas.

Por ter vida, por ser tempo, esse momento se instala em nós de saudades, angustia e felicidade.
Da vida que não suguei, da paciência que não ganhei, do tempo que não acrescentei, mas não perdi por estar triste.

Foram sobre as metas, sobre esses, foram sobre tudo aquilo que temi, num sonho que amanha vivi.
Foram sobre cortes e penetrações numa alma, foram sobre o tudo e ao mesmo tempo, o nada. Foram esses instantes que me tomaram um instante, pra escrever a dor e através de letras pedir que ela me encante.

Não sou rima, não sou verso, sou sentimento aos aversos.
Nem sou paz nem tempestade, sou humana e de verdade te digo, hoje o amanha não veio, mas do tempo que já perdi, não quero saber novamente que morri, viva respirando e em êxito.

Sofrimento é dor que atinge a alma, a angústia, a antítese da felicidade. A alma é o espírito unido ao corpo, a felicidade, o espírito em liberdade. A superação dos sofrimentos e das angústias constitui o desafio para a evolução da alma e a libertação do espírito para ser feliz!

Eu sou a felicidades das suas tristezas. Eu sou a alegria das suas angústias. Eu sou a saúde da suas doenças. Eu sou o sol da sua chuva. Eu sou as flores do seu temporal. Eu sou a verdade das suas mentiras. Eu sou a força da sua fraqueza. Eu sou a verdades das suas mentiras. Eu sou o amor do seu desamor. Eu sou a união da sua desunião. Eu sou a coragem dos seus medos. Eu sou tudo isso, sou o que sou, sem tirar nem pôr!

⁠Na utopia temos a ilusão da felicidade e harmonia na terra, na distopia temos a angustiante certeza de que isso
nunca acontecerá!

⁠A busca pela felicidade gera a infelicidade mais angustiante e frustrante.

⁠Queria expressar a sensação não de dor, não de felicidade, não de angustia e não de um vazio que existe no fundo do peito. Mais sim uma lacuna de indefinições e falta de resposta que sim não querem ser preenchidas.
Altor: Um indeciso qualquer.

⁠viver angustiado é viver em busca da felicidade da qual a única coisa que faz continuar nesse ciclo infinito é a esperança;

⁠A felicidade dos hipócritas é a angústia e a derrota dos outros.

O que é o conceito de felicidade?

No dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Como a felicidade se relaciona?

Felicidade trata-se de um estado emocional onde o individuo sente-se confortável, sem nenhuma limitação. Normalmente, o estado de felicidade vem quando o individuo sente-se livre, sem nenhuma pressão ou limitação que atrapalhe o seu estado.

O que é a felicidade para a filosofia?

Felicidade na Filosofia Para o grego Aristóteles, a felicidade diz respeito ao equilíbrio e harmonia praticando o bem; para o também grego, Epicuro, a felicidade ocorre através da satisfação dos desejos; Pirro de Élis também acreditava que a felicidade acontecia através da tranquilidade.

O que nos traz a felicidade?

Pessoas felizes se concentram no que têm, não no que não possuem. É motivador querer mais em sua carreira, relacionamento, conta bancária, mas pensar sobre o que você já tem, e expressar gratidão por isso, te tornará muito mais feliz.