É normal o carregador fica quente quando está carregando o celular?

Na matéria anterior mostramos uma tecnologia em películas para celular: a película de hydrogel, muito prática e rápida, além de ser mais eficaz para proteger seu celular. No artigo de hoje vamos te ajudar a entender o porquê de seu celular estar esquentando na hora de carregar.

Um dos maiores problemas encontrados na indústria de celulares é o consumo de bateria. O processamento do aparelho celular está intrinsecamente ligado ao consumo de energia.

Um alto processamento causa dissipação de calor. Se seu celular sofre do mal do superaquecimento, leia o restante dessa matéria, pois a Universo do Celular separou aqui a solução para resolver o problema do celular esquentando.

É normal o carregador fica quente quando está carregando o celular?

Celular está esquentando: Quais as causas desse superaquecimento?

As causas do superaquecimento de seu smartphone são inúmeras. No entanto, vale salientar que esquentar é algo que todo produto eletrônico faz.

A explicação para esse fenômeno é bem simples e vem da física: trata-se de um efeito conhecido como efeito Joule, onde o calor gerado possui relação com a corrente elétrica que percorre um condutor em determinado tempo.

Em suma, quanto maior a resistência para uma corrente elétrica percorrer determinado trajeto ou quanto maior a corrente nesse trajeto, mais calor ela gera.

Nesse sentido, o calor pode ser considerado normal, desde que isso não ultrapasse o limite de aquecimento.

Se seu aparelho está mais quente do que o aceitável e a bateria dele está descarregando rápido, é provável que esteja com algum problema.

A causa mais comum para esse fato é o uso excessivo. Outras condições comuns para explicar o que faz seu celular aquecer é:

  1. Maratonar vídeos de streaming;
  2. Ligações telefônicas muito longas;
  3. Utilizar apps, games ou recursos que utilizam muitos gráficos ou de realidade aumentada por um tempo muito longo;
  4. Muitos apps sendo executados em segundo plano;
  5. Configurações de sistemas exageradas, como por exemplo, muito brilho, widgets e papéis de parede 3D na tela principal.

Celulares mais novos esquentam mais?

Quanto maior o poder de processamento, maior seu consumo de energia e o calor gerado. Isso é fato, e já citamos anteriormente.

No entanto, isso não significa que os celulares mais avançados tendem a esquentar mais. Na verdade, não.

Os aparelhos mais potentes podem vir acompanhados com inúmeras tecnologias, como a nanotecnologia, que buscam diminuir esse efeito e que otimizam o consumo de bateria.

Como impedir o superaquecimento?

No caso de um aparelho superaquecido, o calor obviamente é o maior vilão. Quanto mais quente estiver o seu celular maior será o gasto de bateria.

Os dois problemas estão conectados, ou seja, se você resolver a questão do calor excessivo, o carregamento de seu celular vai durar mais.

Abaixo, separamos algumas dicas do que você poderá fazer:

  1. Permita a ventilação do aparelho;
  2. Dê uma olhadinha nos apps e conexões abertas;
  3. Deixe o aparelho desligado por um tempo;
  4. Mantenha todas as partes possíveis livres;
  5. Não deixe o aparelho tomar sol direto por muito tempo;
  6. Possibilite a troca de calor com o ambiente.

Caso o problema não se resolva, procure uma assistência técnica. A Universo Celular trabalha com vendas de produtos eletrônicos, acessórios e assistência técnica.

Entre em contato para saber mais.

CELULARES, ACESSÓRIOS, ELETRÔNICOS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM ITAJAÍ E NAVEGANTES / SC

A loja oferece tudo para o seu celular, mas além dos celulares e acessórios, hoje também contamos com eletrônicos, acessórios para TV, câmeras, iluminação para festas, GPS, tablets, vídeo game (console e acessórios), acessórios para computadores e calculadoras (científica, engenharia, HP e outras).

A nossa assistência técnica é super qualificada e atende os mais exigentes e modernos padrões de qualidade, visando manter a transparência, eficiência e baixo custo do serviço.

Dê uma passada em uma das 7 lojas ou faça um orçamento online clicando no botão abaixo.

Na verdade, isso se deve ao fato de que a corrente nos terminais é maior. Então aí está nada para se preocupar em ver um ligeiro aumento no calor do carregador do seu iPhone até certo ponto. Com efeito, pode acontecer que aqueça muito mais do que o normal e seja, portanto, um sinal de sobreaquecimento.

Consulte Mais informação

A respeito disto, o que fazer quando o carregador tá esquentando muito?

Remova a capinha

Se o seu aparelho está aquecendo além do razoável, tire a case e deixe-o em um lugar arejado. Faça isso principalmente durante o carregamento, quando a corrente elétrica necessariamente aumenta a temperatura da bateria. Quando ele resfriar, coloque novamente a proteção contra quedas e arranhões.

Correspondentemente, porque o cabo do carregador esquenta? Esse mecanismo consome energia, parte da qual é emitida na forma de calor. Como você deve ter entendido, esse fenômeno é natural e não tem efeito na vida útil do dispositivo. Nota: A carregador usb de carregamento rápido tenderá a esquentar mais do que um carregador USB convencional porque a potência fornecida é maior.

As pessoas também perguntam É perigoso usar o celular enquanto ele está carregando?

Pode parecer exagero, mas utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada pode sim, ser bastante perigoso. Essa prática pode ser letal em algumas ocasiões, utilizar o celular na tomada enquanto chove ou com um cabo danificado pode ser fatal. Em relação a isto, quais são as chances de um celular explodir? Os celulares que vemos nos noticiários pegando fogo ou dando choque normalmente são resultado da falha em algum desses equipamentos. Logo concluímos que se há risco, mesmo que pequeno, a recomendação é que não faça o uso do celular carregando — reforça.

Posteriormente, É normal o carregador turbo esquentar?

Durante o carregamento é normal que a temperatura do celular suba um pouco porque ela tem um funcionamento baseado em reações químicas que produzem calor. No entanto, um superaquecimento acima dos 35º Celsius pode ser indicativo de algum problema nos componentes do aparelho ou na bateria. A respeito disto, É normal o celular esquentar um pouco? Fatores que podem causar o aquecimento do seu celular

Se o seu smartphone Galaxy esquentar durante o uso, pode ser por vários motivos. Quando você usa recursos ou aplicativos que requerem mais energia ou os usa por longos períodos, seu dispositivo pode esquentar temporariamente devido ao aumento do consumo da bateria.

Porque o carregador fica fazendo barulho?

Carregadores emitirem ruídos ao carregar é normal, isso acontece porque todo fluxo de energia elétrica acaba gerando energia estática o que cria um ruído. Como saber se o cabo do carregador é original? Cabo Lightning para USB falsificado

  1. As travas do USB têm ângulos retos. As travas têm espaçamento irregular.
  2. Os contatos USB são banhados em prata.
  3. A superfície do USB é áspera ou granulada. A superfície do USB apresenta um bloqueio ou uma peça de retenção.
  4. O isolante da conexão USB tem ranhuras ou recuos.

Pode carregar o celular com a capa?

Não tirar a capinha

Porém, existe um cuidado que quase ninguém toma: tirar a capinha do celular quando ele estiver carregando. O case pode contribuir (e muito!) para o aquecimento exagerado do aparelho, portanto o ideal é sempre remover.

O que significa quando o carregador fica muito quente?

O carregador, caso esteja aquecendo demais, pode ser por causa de uma má confecção, principalmente nos casos em que o item não é original do celular e o fabricante é desconhecido. Também pode ser causado por mal contato, seja com a tomada ou com a conexão do celular.

O que fazer quando o carregador do celular esquenta?

É comum aquecer o carregador, mas nunca vai ser um aquecimento grande. Se você tocar no carregador e achar que não dá para segurar ele na sua mão, é porque tem algum problema na dissipação, viu. Nesses casos, é importante ter um carregador novo, para que não tenha problemas na bateria do seu celular!

O que fazer para o carregador não esquentar?

4. Verifique o carregador. Carregadores defeituosos podem fazer o celular esquentar. Isso acontece porque fios mal soldados ou desencapados podem ter a resistência à corrente elétrica comprometida, oferecendo risco até de curto-circuitos.

Porque o celular esquenta durante o carregamento?

Celular esquentando ao carregar, por exemplo, nem sempre é sinônimo de problema. Principalmente, se estiver usando o carregamento rápido. Isso vai deixá-lo com temperatura mais alta, já que naquele momento o aparelho recebe diretamente energia de outra fonte.