Qual é a importância do trabalho em equipe para o cuidado integral?

Autores

  • Antonio Rômulo Gabriel Simplicio
  • Francisco dos Santos Paiva Junior
  • Thinally Ribeiro Abreu
  • César Virgílio Freitas Nobre
  • Samuel Oliveira Matos
  • Karine da Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2926

Palavras-chave:

EQUIPE, RELAÇÕES DE TRABALHO, SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

Introdução: É no contexto relacional que os diferentes sujeitos expressam valores e juízos sobre o comportamento do outro. Na saúde, as interações entre os profissionais e suas diferentes áreas de saber são fundamentais para que o cuidado integral aconteça, desse modo, cada sujeito deve se corresponsabilizar por este objetivo. Objetivo: Relatar sobre a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento do fazer em saúde. Material e métodos: Este relato de experiência descreve informações obtidas através de observação direta, realizada em um Centro de Saúde da Família, localizado na cidade de Sobral-Ceará. Resultados: Foi possível identificar que o desrespeito e a falta de companheirismo entre os integrantes da equipe, podem gerar conexão adoecedora entre o sujeito e seu ambiente de trabalho, sendo possível também impactar, mesmo que indiretamente, no serviço que o mesmo oferta ao usuário. Outro fator a ser ressaltado são as relações hierárquicas estabelecidas entre profissionais e gestão. Ações verticalizadas acabam gerando insatisfação por virem no sentido de atribuir mais tarefas aos profissionais e não se dar assistência necessária para que o profissional execute tais ações, fragilizando as relações entre gestores e profissionais. Além disso, foi observado que alguns grupos acabam estabelecendo pseudoequipes, ao tempo que priorizam o trabalho individual sem envolver-se com o desenvolvimento do coletivo. Conclusão: Por fim, se faz importante destacar que perante desafios e embates bioéticos, os profissionais por vezes acabam não empregando medidas que alterem as práticas conflituosas, se desvencilhando desse compromisso. Desse modo, a atitude responsável deve ser incitada para que implicações da equipe sejam resolvidas coletivamente e que os processos de trabalho colaborativos e em grupo possam ser um compromisso sempre reafirmado por todos.

Qual é a importância do trabalho em equipe para o cuidado integral?

Como Citar

Simplicio, A. R. G. ., Junior, F. dos S. P. ., Abreu, T. R. ., Nobre, C. V. F. ., Matos, S. O. ., & Oliveira, K. da S. . (2021). O TRABALHO EM EQUIPE E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 161. https://doi.org/10.51161/rems/2926

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

Licença

Qual é a importância do trabalho em equipe para o cuidado integral?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Direitos Autorais

A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Karine da Silva Oliveira, Antonio Rômulo Gabriel Simplício, César Virgílio Freitas Nobre, Francisco dos Santos Paiva Júnior, Samuel Oliveira Matos, Thinally Ribeiro Abreu, Neíres Alves Freitas, Fernanda Maria Magalhães Silveira, CONSUMO DE ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA: CARACTERÍSTICAS, RISCOS E BENEFÍCIOS , Revista Multidisciplinar em Saúde: v. 2 n. 4 (2021)
  • Samuel Oliveira Matos, Antonio Rômulo Gabriel Simplicio, Cesar Virgílio Freitas Nobre, Francisco dos Santos Paiva Júnior, Thinally Ribeiro Abreu, UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL NO GRUPO DE AUTOCUIDADO DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA ANTÔNIO PÁDUA DE MELO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA – RELATO DE CASO , Revista Multidisciplinar em Saúde: v. 2 n. 4 (2021)
  • Francisco Dos Santos Paiva Júnior, César Virgílio Freitas Nobre, Karine Da Silva Oliveira, Antonio Rômulo Gabriel Simplicio, Thinally Ribeiro Abreu, Samuel Oliveira Matos, REZADEIRAS E A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARA A AMPLIAÇÃO DO CUIDADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. , Revista Multidisciplinar em Saúde: v. 2 n. 4 (2021)

Qual a importância do trabalho em equipe para o cuidado integral?

O trabalho em equipe representa um dos principais pilares para uma assistência integral e equânime na saúde. Assim, uma abordagem integral dos indivíduos/famílias pode ser facilitada pela soma de olhares dos distintos profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família e favorecer uma ação interdisciplinar.

Qual é a importância do trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é importante para as empresas, pois reúne profissionais com diferentes talentos e habilidades, o que permite uma visão mais ampla dos negócios, além de diferentes formas de pensar e agir.

Qual a importância do trabalho em equipe em enfermagem?

O trabalho em equipe torna mais ágil e mais eficiente o desempenho de muitas tarefas que levariam mais tempo para serem concluídas com atendimentos individuais. Ele também promove um intercâmbio de conhecimentos e técnicas que auxiliam no desenvolvimento multidisciplinar de todos os profissionais.

Qual a importância do trabalho em equipe na atenção básica?

Na atenção básica à saúde, o trabalho em equipe no território favorece uma articulação das ações de prevenção, tratamento, reabilitação e promoção da saúde. No Brasil, a atenção básica é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade e próxima da vida das pessoas.