Dor no osso da virilha na gravidez

Não será toda gestante que sofrerá com essas dores e na maioria das vezes uma atividade física leve resolverá o problema

A presença de uma nova vida dentro da barriga é motivo de orgulho para as mulheres. É tudo muito lindo. Mas esse peso extra dentro da barriga acaba trazendo incômodo ao corpo da mulher. E olha que não são poucos os incômodos na fase gestacional. Um dos problemas mais comuns neste período são as dores na região da virilha e coxa.

As dores pélvicas costumam se acentuar no último semestre da gestação, quando o bebê já está maior dentro da barriga. Vale lembrar que a mulher geralmente ganha mais de 10 quilos na gestação.

Dói ao fazer movimentos na cama. Dói para andar. Dói para subir escada. Em alguns casos, as dores também são sentidas na área entre a vagina e o ânus.

Dor no osso da virilha na gravidez

O que era uma tarefa simples antes da gravidez pode se tornar um martírio para muitas grávidas, como tentar sair do carro, caminhar ou subir escadas.

A intensidade da dor na virilha varia de mulher para mulher. O incômodo pode atingir também as coxas. É comum sentir pequenos estalos na região pélvica, um claro sinal de desequilíbrio provocado pelo crescimento do bebê na barriga da mãe.

A boa notícia é que existem maneiras de suavizar esse incômodo. Primeiramente, o ideal é que a mulher converse com o médico no intuito de saber a melhor maneira de minimizar ou acabar com esse desconforto. Dependendo do caso, o profissional pode indicar anti-inflamatórios ou analgésicos (Atenção! Não se automedique pois alguns desses remédios são contraindicados durante a gestação)..

Para alguns casos, a fisioterapia é um importante aliado no combate às dores na virilha. A fisioterapia melhora a função muscular, age diretamente nos músculos do quadril, e ajuda a restabelecer o equilíbrio na região pélvica.

É importante que a mulher faça exercícios que também fortaleçam as costas e o assoalho pélvico. São aconselhadas atividades de baixo impacto, entre as quais alongamento, massagens e hidroginástica.

A hidroginástica é uma ótima indicação para reforçar o corpo contra essas dores. A água suaviza os impactos no corpo e propicia a realização de movimentos nas articulações com maior cuidado.

Salto alto e mulheres sedentárias – Lembre-se que sapato com salto alto não combina com esse período de dores na virilha. O salto alto usado por longas horas provoca sobrecarga na coluna (já que o peso do corpo vai para a parte da frente dos pés), cujas dores são irradiadas para todo o corpo, inclusive para a região pélvica.

Portanto, opte por calçados baixos e confortáveis.

Mulheres sedentárias podem sofrer mais dores na virilha. Isso porque o problema com o peso já vem desde antes da gravidez, ganhando ainda mais volume na gestação.

Comidas gordurosas favorecem o aumento de peso. E quanto maior a sobrecarga na região abdominal, maior é o risco de dores na virilha na gestação. Comidas leves e saudáveis na gestação ajudam a manter o peso em dia e, consequentemente, evitam maior sobrecarga no corpo.

Evite carregar objetos pesados na gestação – Quando for se levantar, evite forçar a coluna, procure utilizar apoios como braços de cadeiras, corrimão de escadas, etc. Caso queira pegar objeto no chão, flexione os joelhos para se aproximar do piso e de preferência sempre utilizando um apoio firme como uma mesa próxima. Não incline as costas. Evite pegar objetos pesados e grandes.

Caso seja imprescindível carregar determinado objeto pesado, tente equilibrar os pesos pelo corpo. Em vez de uma mochila pesada, por exemplo, reduza a carga sobre as costas passando parte do peso para duas sacolas, além de uma mochila muito mais leve.

Lembre-se que a dor na região pélvica pode ocorrer devido a diversos motivos. Por isso é importante consultar um profissional da saúde para saber a causa do problema. Não queira se tratar por conta própria, pois o problema pode se agravar.

  • Como é a dor pélvica?
  • O que causa dor pélvica na gravidez?
  • Como a dor pélvica na gravidez pode ser prevenida e tratada?
  • Conclusão 

A gravidez é uma fase de muitas mudanças na vida da mulher. De fato, ocorrem muitas mudanças fisiológicas no corpo da mulher. 

Dentre essas mudanças, as alterações em articulações bem como a sobrecarga que a coluna pode sofrer com o aumento do peso podem levar a dores. 

Agendar sua Avaliação

Assim, a dor pélvica pode ser bastante comum na gravidez. 

Mas, o que causa essa dor pélvica na gravidez e como é possível aliviá-la? É sobre isso que falaremos, confira! 

Como é a dor pélvica?

Dor no osso da virilha na gravidez
Os sintomas da dor pélvica na gravidez podem variar.

Uma, em cada cinco gestantes, pode apresentar dor na região pélvica durante a gestação, mas os sintomas podem variar um pouco entre as gestantes. 

Agendar sua Avaliação

A região pélvica é bastante extensa e envolve complexas estruturas. Engloba desde a cintura, passando pelo quadril, virilha, região do períneo e a região lombar. 

De fato, os principais sintomas de dor nessa região são: 

  • Dor na região da frente do osso púbico; 
  • Incômodo ou dor persistente na região lombar; 
  • Dor se espalhando pela região do períneo e atingindo as coxas; 
  • Estalos na região pélvica, sobretudo quando a gestante se movimenta. 

O que causa dor pélvica na gravidez?

Dor no osso da virilha na gravidez
A principal causa de dor pélvica na gravidez é o aumento do útero.

A principal razão de dor pélvica está relacionada com o aumento do útero. À medida que o útero se expande, as estruturas que dão sustentação precisam também se adaptar a essas alterações. 

Esse é o caso do ligamento redondo, que faz a ligação da lateral do útero aos grandes lábios, na vulva, passando pelo canal inguinal. São dois ligamentos redondos, um do lado direito e outro do lado esquerdo. 

No início da gestação, esse ligamento pode ficar estirado, pelo aumento do útero. Assim, a gestante pode sentir incômodo na região pélvica, mais precisamente na região abdominal inferior até a virilha. 

Porém, à medida que a gestação evolui, ocorrem alterações no corpo da mulher visando o parto. Portanto, as articulações da região do quadril se tornam mais flexíveis, para que o bebê possa passar, no caso de parto vaginal, pelo canal do parto. 

Assim, a liberação de hormônios que permitem esses fatos também pode levar a dores nos ossos e na musculatura. 

Mas, ao final da gestação, o peso da barriga faz com que a região lombar da gestante fique muitas vezes dolorosa e sensível. 

Algumas mulheres também acabam ganhando muito peso durante a gestação, o que piora sensivelmente o quadro de dor. 

Como a dor pélvica na gravidez pode ser prevenida e tratada?

Dor no osso da virilha na gravidez
prevenir e tratar a dor pélvica na gravidez.” width=”1500″ height=”1000″ /> Há formas de prevenir e tratar a dor pélvica na gravidez.

Existem várias ações que ajudam a prevenir a dor pélvica na gravidez. E algumas dessas ações são essenciais para tratar a dor pélvica, caso ela ocorra durante a gestação. 

1 – Controlar o peso 

A primeira e mais importante ação é controlar o peso durante a gestação. O ideal é que a gestante ganhe de 11 kg a 15 kg durante a gestação. 

Isso é possível quando a alimentação da gestante é equilibrada e o consumo de alimentos ricos em carboidratos, tais como doces e frituras, seja mais controlado. 

O ditado “a gestante come por dois” é falso. É importante que a gestante adote uma alimentação bastante saudável e equilibrada. 

2 – Mantenha-se ativa 

O obstetra é o profissional que deve ser consultado pela gestante sobre a possibilidade de praticar exercícios, em relação à segurança da gestação. 

De fato, o mais importante é que a gestação seja segura. Portanto, caso não haja problemas na gestação, a gestante pode se manter ativa, com atividades físicas de baixo impacto. 

Dentre as atividades físicas mais indicadas para as gestantes estão a caminhada, natação e hidroginástica, por exemplo. 

Outra atividade recomendada é a prática de Pilates, justamente por ter baixo impacto e ser uma atividade que permite alongamento. Além disso, é uma prática supervisionada por fisioterapeutas. 

3 – Evite ficar muito tempo de pé 

Quando a gestante fica muito tempo de pé, o peso da barriga acaba sendo puxado para baixo, devido a ação da gravidade. 

Dessa forma, é importante que ela não fique o tempo todo de pé, mas possa se sentar, justamente para aliviar o peso suportado pelo organismo. 

4 – Não carregue pesos desnecessários 

Quando se está gestante, já se carrega bastante peso na barriga. 

Portanto, aliar mais peso a isso não é uma boa ideia! Imagine toda a musculatura das costas tendo que suportar o peso da barriga e mais o peso de uma bolsa muito pesada, por exemplo. 

Assim, peça ajuda sempre que precisar e procure não carregar pesos desnecessários. 

5 – Massagens 

Massagens na região das pernas, bem como na lateral do quadril podem ajudar a relaxar bastante a região, melhorando os quadros de dor. 

Dessa forma, se for possível, faça algumas massagens com um profissional especializado. Drenagens linfáticas também são bastante úteis para evitar o inchaço nas pernas e pés, sobretudo ao final da gestação. 

6 – Invista em sessões de fisioterapia 

A fisioterapia pode ser uma grande aliada na melhora do quadro de dor pélvica na gravidez. 

Isso porque a fisioterapia conta com medidas analgésicas, que não afetam a gestação e são indicadas para mulheres nessa fase da vida. 

Além disso, o fisioterapeuta consegue montar um plano de tratamento que permite alongar e relaxar a musculatura das costas e da região pélvica, sem qualquer risco para o bebê. 

7– Bolsas de água quente 

A utilização de bolsas de água quente na região de dor pode ajudar a relaxar a musculatura da região. 

Graças à vasodilatação promovida pelo calor, a musculatura recebe mais sangue e, com isso, relaxa e não fica contraída. 

Assim, a dor na região diminui. 

9 – Gases 

É bastante comum que gestantes tenham gases, sobretudo após se alimentar com bebidas gasosas e alimentos que promovem gases, tais como feijão e brócolis. 

Com esses gases formados, a gestante sente grande desconforto na parte da frente da região pélvica. 

Isso pode ser bastante atenuado com a maior restrição de tais alimentos da dieta regular da gestante. 

10 – Medicações 

As medicações não são a primeira opção de tratamento de dor na região pélvica, justamente porque a gestante não pode recorrer a muitas medicações durante a gestação. 

É importante que somente as medicações prescritas pelo médico sejam tomadas pela gestante e que ela nunca se automedique, para a segurança do bebê. 

Conclusão 

A dor na região pélvica durante a gestação é bastante comum. Algumas ações podem fazer com que o quadro de dor seja mais raro ou mesmo que a gestante encontre alívio quando a dor já está instalada. 

Manter-se no peso e investir em fisioterapia e massagens podem ser ótimas opções para não ter esse problema, e tratá-lo, caso ele surja. 

Agendar sua Avaliação

Dor no osso da virilha na gravidez

Atualmente é diretor-clínico do Instituto TRATA – Joelho e Quadril.

Graduado em Fisioterapia no ano de 2001 e Especialista (pós-graduação) em Fisioterapia neuro-musculo-esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – ISCMSP (2003)

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC (2006)

Doutor em Ciências pelo programa de Cirurgia e Experimentação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011)

Pós-doutorado (post doc) em Biomecânica pela University of Southern California – USC (2013)

Docente da graduação do Centro Universitário São Camilo – CUSC e Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino

Foi Professor Adjunto da pós-graduação em Fisioterapia musculo-esquelética – ISCMSP e Supervisor do Grupo de Joelho, Quadril, Traumatologia Esportiva e Ortopedia Pediátrica – ISCMSP

Vencedor dos prêmios EXCELLENCE IN RESEARCH AWARD pelo melhor artigo publicado no ano de 2010 e EXCELLENCE IN CLINICAL INQUIRY no ano de 2011 no Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT).

Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Tem mais de 60 publicações nacionais e internacionais com ênfase em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia, Joelho e Quadril, Traumatologia esportiva e Eletrotermofototerapia.

O que pode ser dor no osso da virilha na gravidez?

Uma das principais causas de dor na virilha na gravidez é o aumento do peso do bebê, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação. Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

O que pode ser dor no osso da virilha?

A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.

Quais os sinais de que o parto está próximo?

6 sinais que podem indicar que o parto se aproxima.
1- Mais contrações de treinamento. ... .
2- Pressão na pelve. ... .
3- Sensação de respirar melhor. ... .
4- Diminuição do movimento fetal. ... .
5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ... .
6- Aumento da secreção vaginal..

Onde é a dor Pelvica na gravidez?

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gestação. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.