Dor após retirada de pólipo intestinal

O pólipo é um pré-câncer e podemos dizer que a sua retirada é uma prevenção ao câncer!

No post de hoje, falaremos sobre a importância da retirada de pólipos do intestino na prevenção do câncer. Continue acompanhando!

  • Pólipo na vesícula: o que é e como tratar. Clique aqui e saiba mais!

Tratamento Definitivo

Grande parte dos tumores colorretais nascem com pólipo, esse polipo vai crescendo, como se fosse uma verruguinha que vai crescendo e na parte mais alta falta circulação e aí isso leva à uma replicação de células de maneira desarranjada, pois falta sangue e essa maneira desarranjada pode gerar um tumor.

Então, a retirada do pólipo cura esse ciclo que pode virar câncer. Muitas vezes nós já recebemos como câncer, começando na parte superior, por isso às vezes tiramos o pólipo que tem tumor na parte superior, na parte debaixo, onde tem mais sangue, ainda está organizado e este é o tratamento definitivo.

Diagnóstico

Acima dos 40 anos nós recomendamos que se faça uma colonoscopia, mas aqueles que tem caso de câncer de intestino na família é obrigatório que se faça a colonoscopia aos 40 anos e depois converse com o seu médico sobre de quanto em quanto tempo você precisa refazer. Se você já fez uma colonoscopia, o prazo recomendado é de 5 ou 6 anos para refazê-la.

Se você tem pólipos, os prazos são menores, aí converse com o seu médico pois vai depender muito do achado no exame microscópico do que tem naquele pólipo.

Então, a resposta é que esses pólipos previnem o câncer sim e a colonoscopia deve ser feita em todos acima dos 40 anos. Hoje já existem movimentos muito fortes na sociedade fazendo campanhas de rastreamento do câncer de colo através da colonoscopia ou mesmo através de exames da presença de sangue nas fezes, então se você não tem acesso fácil a colonoscopia faça sempre que possível a pesquisa de sangue nas fezes e faça o exame de colonoscopia caso dê positivo.

  • Colecistectomia: o que é e como funciona o pós-operatório? Clique aqui e saiba mais!

Tomem cuidado com a presença de sangue nas fezes, tem de ser tomado alguns cuidados alimentares para que você não digira sangue, mas caso você não tenha acesso a colonoscopia, existem outros métodos mais modernos mas você também pode conversar com o seu médico de maneira a rastrear e saber se você precisa fazer ou não a colonoscopia.

Recursos do assunto

Um pólipo é uma projeção de um crescimento de tecido a partir da parede de um espaço vazio, como o intestino.

  • Alguns pólipos são causados por fatores hereditários.

  • O sintoma mais frequente é sangramento retal.

  • Uma colonoscopia é realizada para fazer o diagnóstico.

  • A remoção colonoscópica dos pólipos é a forma de tratamento mais eficaz.

Existem muitos tipos de pólipos, porém os médicos costumam classificá-los em

  • Pólipos adenomatosos

  • Pólipos não adenomatosos

Os pólipos adenomatosos constituídos principalmente por células do epitélio glandular interno do intestino grosso são provavelmente pré-cancerosos.

Os pólipos não adenomatosos podem se desenvolver a partir de muitos tipos de células, incluindo as células não glandulares que revestem o intestino, células adiposas e células musculares. Alguns pólipos não adenomatosos são causados por outras doenças, por exemplo, os pólipos inflamatórios que se desenvolvem em pessoas com colite ulcerativa crônica. Pólipos não adenomatosos são menos prováveis de serem pré-cancerosos.

Na síndrome de Peutz-Jeghers,, as pessoas têm pequenos e inúmeros pólipos no estômago, no intestino delgado e no intestino grosso. Apresentam também inúmeros pontos negro-azulados na face, no interior da boca e nas mãos e nos pés. Os pontos tendem a desaparecer na puberdade, exceto aqueles no interior da boca. Pessoas com a síndrome de Peutz-Jeghers têm maior risco de desenvolver câncer em muitos órgãos, particularmente no pâncreas, estômago, intestino delgado, cólon, mamas, pulmões, testículos, ovários e útero.

A maioria dos pólipos é assintomática. Quando há sintomas, o mais frequente é a hemorragia retal. Um pólipo grande pode causar cólicas, dores abdominais, obstrução ou intussuscepção Intussuscepção A intussuscepção é um distúrbio no qual um segmento do intestino desliza por cima do outro, muito parecido com as partes de um telescópio. Os segmentos afetados bloqueiam o intestino e bloqueiam... leia mais (um segmento do intestino desliza para o interior de outro segmento, como partes de um telescópio). Os pólipos grandes com projeções minúsculas em forma de dedos que podem apenas ser vistas por microscópio (chamado adenomas vilosos) podem secretar água e sais, provocando diarreia líquida excessiva que pode resultar em uma queda da concentração de potássio no sangue (hipocalemia Hipocalemia (níveis baixos de potássio no sangue) Na hipocalemia, os níveis de potássio no sangue estão excessivamente baixos. A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios... leia mais ). Por vezes, um pólipo retal com um talo grande pode deslizar pelo intestino e aparecer no ânus.

  • Colonoscopia

O médico pode sentir pólipos ao inserir um dedo enluvado no reto, mas geralmente os pólipos são descobertos quando a colonoscopia é realizada para exame completo do intestino grosso. Esse exame completo e confiável é realizado porque normalmente há mais de um pólipo, e qualquer um deles pode ser canceroso. Durante a colonoscopia, todo pólipo que for encontrado será removido e examinado quanto à possibilidade de haver câncer.

Pessoas que têm manchas negro-azuladas nos lábios ou na cavidade oral e/ou têm dois ou mais pólipos no trato digestivo ou um histórico familiar de síndrome de Peutz-Jeghers devem realizar um exame de sangue para determinar se elas têm ou não essa doença.

Assim que uma pessoa for diagnosticada com síndrome de Peutz-Jeghers, o médico recomenda que ela realize exames em intervalos regulares para tentar detectar vários tipos de câncer que podem se desenvolver com essa doença.

Para prevenir a formação de novos pólipos em pessoas que têm pólipos ou câncer de cólon, é possível que o médico receite aspirina e inibidores da COX-2 (coxibs).

  • Remoção durante uma colonoscopia ou, às vezes, cirurgia

Os médicos geralmente recomendam a extração total dos pólipos do intestino grosso e do reto, devido à possibilidade de se tornarem cancerosos. Os pólipos são extraídos por colonoscopia, utilizando-se um instrumento cortante ou um laço de arame eletrificado. Se o pólipo não puder ser removido durante a colonoscopia, talvez seja necessário realizar cirurgia abdominal.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Dor após retirada de pólipo intestinal

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Dor após retirada de pólipo intestinal

É normal sentir dor na barriga depois da colonoscopia?

Nas primeiras 24 horas após o exame: O ar introduzido no cólon poderá causar algumas dores ligeiras no abdómen (zona do estômago) algumas horas após o exame. Todavia, tais dores são normais, sendo muito importante libertar os gases, o que irá ajudar a reduzir a flatulência e a expelir o ar.

Qual o tempo de repouso depois da retirada de um pólipos?

3 a 7 dias é suficiente.

O que é Síndrome Pós

A síndrome pós-polipectomia é uma complicação pouco frequente da polipectomia. Caracteriza-se pelo aparecimento de dor abdominal, febre, sinais inflamatórios nas análises, mas ausência de perfuração do tubo digestivo. Esta complicação ocorre após a realização de polipectomia realizada com corrente eléctrica.

O que devo comer depois da retirada de pólipos?

Nos dias seguintes a retirada dos pólipos, é comum que as paredes do intestino fiquem mais sensíveis e por isso, deve-se fazer uma alimentação leve, à base de grelhados e cozidos, durante os primeiros 2 dias.