Toussaint e langenscheidt criaram a primeira escola de línguas por correspondência.

Podemos considerar, de acordo com Nunes (2009), como uma das primeiras menções que se tem sobre a EAD:a.
uma propaganda publicada no jornal Boston Gazette, de Massachussets, em 1728, em que Caleb Phillipps, professor de taquigrafia, propunha ensinar suas técnicas semanalmente através do correio.

b.
em 1691, Anna Eliot Ticknor cria na Pensilvânia o Instituto Internacional por Correspondência, oferecendo um curso sobre medidas de segurança no trabalho para mineradores.

c.
em 1740, dessa vez no Reino Unido, Isaac Pitman propôs ensinar taquigrafia utilizando-se para isso do sistema postal inglês que oferecia baixo custo e grande alcance.

d.
no ano de 1622, Foster funda a Sociedade de Apoio ao Ensino em Casa em Boston.

e.
no ano de 1716, em Berlim, Toussaint e Langenscheidt criaram a primeira escola de línguas por correspondência.

Veja o que outros estudantes também perguntam »

O site do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (IPAE) também explica como essa forma de ensino foi se expandido através das mídias.

Rádio

Em 1923 era fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
A educação via rádio foi o segundo meio de transmissão a distância do saber, sendo apenas precedida pela correspondência.
Inúmeros programas, especialmente os privados, foram sendo implantados a partir da criação, em 1937, do Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação.

Televisão

A televisão para fins educacionais foi usada de forma positiva na fase inicial, e vários incentivos aconteceram no Brasil, especialmente nos anos 60 e 70.

Coube ao Código Brasileiro de Telecomunicações, editado em 1967, a determinação de que deveria haver transmissão de programas educativos pelas emissoras de radiodifusão, bem como pelas televisões educativas.

Computador e Internet

Os computadores chegaram ao Brasil, no campo da educação, através das universidades, que instalaram as primeiras máquinas na década de 70, e com o auxilio da Internet, se tornou a maior fonte de EAD da história.

Segundo o Censo EAD-BR realizado em 2011, o Brasil possui em torno de 1424 Instituições na modalidade EAD, sendo as regiões sudeste e sul lideres neste seguimento.

Fonte: http://migre.me/kT22R

  • Um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips, no qual oferecia lições semanais.

  • A Suécia registrou sua primeira experiência em 1833, com um curso de contabilidade.

  • O modelo de ensino foi iniciado na Inglaterra em 1840 e, em 1843, foi criada a Phonografic Corresponding Society. Isaac Pitman sintetizou os princípios da taquigrafia em cartões postais que trocava com seus alunos.

  • Toussaint e langenscheidt criaram a primeira escola de línguas por correspondência.

    Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.

  • No século XIX, a EaD foi iniciada nos Estados Unidos na Illinois Wesleyan University
    Em 1891 Thomas J. Foster iniciou em Scarnton (Pensilvânia) o International Correspondence Institute, com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração. Neste mesmo ano a administração da Universidade de Wisconsin aceitou a proposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária.

  • Em 1892, o reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade.

  • Em Oxford, Joseph W. Knipe iniciou os cursos de Wolsey Hall

  • Em Malmö, na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, ofereceu o primeiro curso por correspondência, dando início ao famoso Instituto Hermod.

  • A antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários.

  • Em 1934, Edgard Roquette-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio de Janeiro no projeto para a então Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal dirigida por Anísio Teixeira integrando o rádio com o cinema educativo (Humberto Mauro), a biblioteca e o museu escolar numa pioneira proposta de educação a distância. Estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com estudantes.

  • A França criou um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

  • Surge em São Paulo o Instituto Monitor, na época ainda com o nome Instituto Rádio Técnico Monitor. No Brasil – fundação do Instituto Radiotécnico Monitor, em 1939, hoje Instituto Monitor.

  • Criação do Instituto Universal Brasileiro,

  • É criada a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944. Entretanto, em 1947 surge a Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas.

  • Surge o Movimento de Educação de Base (MEB), Igreja Católica e Governo Federal utilizavam um sistema radio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, etc..

  • É fundada, a Open University que mantinha um sistema de consultoria, auxiliando outras nações a implementar uma educação a distância de qualidade.

  • Em 1970 surge o Projeto Minerva, um convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas. Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho começou a oferecer o telecurso, um programa de educação supletiva à distância para ensino fundamental e ensino médio.

  • Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores, tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil.

  • A Universidade Aberta Allma Iqbal no Paquistão iniciou a formação de docentes via EaD.
    .

  • A partir deste ano a Universidade Aberta de Sri Lanka passou a atender setores importantes para o desenvolvimento do país: profissões tecnológicas e formação docente.

  • Foi criada a Universidade de Terbuka na Indonésia surgiu para atender forte demanda de estudos superiores, e prevê chegar a cinco milhões de estudantes.

  • Na Índia, a Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi tem por objetivo atender a demanda de ensino superior.

  • Criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos: a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos de acesso a todos, a educação continuada, reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; e o ensino superior, englobando tanto a graduação como a pós-graduação.

  • É estabelecida as bases legais para a EaD pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10/02/98, e n°2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004.
    No decreto n°5.622 dita que, ficam obrigatórios os momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso.

Qual foi o ocorrido no ano de 1856 em Berlim?

Conforme Vidal e Maia (2010), no ano de 1856 na cidade de Berlim foi criada por Charles Toussaint e Gustav Langenscheit a primeira escola de línguas por correspondência.

Quais as primeiras menções que se tem sobre a EAD?

O registro mais antigo que se tem de um curso EaD tem a data de 1728, com o já citado professor Caleb Harris. A maioria dos seus usuários eram mulheres e o curso capacitava para o mercado de trabalho, para atuar nos Correios, em atividades como o recebimento das correspondências, contendo as novas mateias.

Qual foi o ocorrido em 1856?

O ocorrido no ano de 1856, em Berlim, que é considerado um dos marcos da história da EAD no mundo. é o fato de Toussaint e Langenscheidt terem criado a primeira escola de línguas por correspondência.

Qual foi o marco inicial da Educação a Distância no mundo?

Os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância remontam ao século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA). A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia da evolução da EaD no mundo.