Dor de ouvido que não passa com antibiótico

A otite é toda inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e pode ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos.

Algumas complicações no ouvido geram desconforto e fortes dores. A otite é uma das condições mais comuns nessa região, principalmente entre as crianças. Existem diferentes tipos de otite e cada um precisa de um tratamento diferenciado, pois a origem do problema pode ser mais de uma.

Vale a pena conhecer as possíveis origens da otite para procurar ajuda assim que os sintomas surgirem, seja em você, seja em algum parente próximo.

Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre esse quadro clínico, elaboramos este artigo. A seguir, você entenderá o que exatamente é otite, os seus tipos e a melhor solução médica para esse caso. Boa leitura!

O que é otite?

Otite é toda inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e pode ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos. A otite pode atingir pessoas de todos os sexos e idades, mas os seus tipos estão relacionados a grupos específicos de risco.

Os sintomas mais comuns das inflamações que acometem o sistema auditivo são dores muito fortes e tímpano avermelhado. Em casos mais graves, o tímpano inflamado pode se romper e provocar a eliminação de pus, o que aumenta o risco de a infecção se espalhar.

Sintomas como febre, náuseas e vômitos são comuns em crianças pequenas. Em bebês com meses de vida, o problema pode ser sinalizado simplesmente pela irritação ou pela dificuldade de dormir.

Os tipos de otite

A seguir, separamos os tipos mais comuns de otite que você precisa conhecer. Acompanhe!

A otite externa

A otite externa se forma quando a infecção atinge o ouvido externo e alcança o pavilhão auricular (orelha), e a porção mais externa do tímpano. Esse tipo de otite se desenvolve por conta das bactérias que invadem a profundidade da pele ou devido ao acúmulo de umidade no ouvido interno, o que estimula o surgimento de fungos.

As causas da otite externa

Outros fatores, além da umidade, contribuem para o desenvolvimento da otite externa. São eles:

  • brasões ou arranhões no canal auditivo;
  • acúmulo de água no ouvido;
  • sensibilidade a produtos de higiene pessoal (por exemplo: shampoo e sabonetes):
  • agressões ao canal auditivo com hastes flexíveis, outros objetos ou até com o dedo;
  • uso de dispositivos no ouvido (por exemplo: fones de ouvido e tampões).

O tratamento

Normalmente, o otorrinolaringologista receita o uso de analgésicos para aliviar a dor no ouvido. Também pode ser indicado um medicamento em gotas para ser administrado diretamente na região.

Em situações mais graves, o especialista realiza uma limpeza no local e aplica antibiótico no ouvido externo. Caso o médico ache necessário, o paciente pode ser internado para receber antibióticos mais fortes.

A otite média

A otite média é uma infecção que ocorre no ouvido médio, região que estabelece relação com o nariz. Esse tipo de otite costuma aparecer durante ou após resfriados, gripes e infecções respiratórias ou na garganta. Apesar de ser muito comum em crianças, é importante saber que a otite média pode atingir pessoas de todas as faixas etárias. Ela costuma ser dolorosa por conta da inflamação e do acúmulo de secreção nessa região.

As causas da otite média

A otite é causada por vírus ou bactérias e pode afetar um ou os dois ouvidos.

Geralmente, as crianças são as mais afetadas em razão da menor imunidade e do posicionamento das estruturas anatômicas relacionadas à audição. No entanto, qualquer pessoa está propensa a essa enfermidade. Ela causa dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva.

Embora seja facilmente tratada, a otite pode se tornar crônica e levar à perda auditiva. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia que drena o líquido e melhora consideravelmente a audição do paciente.

Os nadadores também estão no grupo de risco da otite média. O contato frequente com a água favorece a eliminação da cera de ouvido, o que aumenta a incidência de bactérias e outros micro-organismos na região.

O tratamento

O médico otorrinolaringologista precisa analisar a causa e o estado da otite para saber se o próprio organismo conseguirá combatê-la, recomendando apenas a observação da região, ou a verificação da necessidade de anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e eliminar a infecção. O uso de descongestionantes também pode ser receitado para reduzir a congestão nasal.

Antibióticos podem ser receitados caso haja presença de sintomas, como vômitos, dores fortes e febre alta. Em todos os casos, é recomendado que não se deixe acumular secreção nasal para que o nariz e a garganta não corram o risco de desenvolver inflamações.

Vale lembrar que existem vacinas contra o Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae que protegem as crianças de várias infecções — entre elas, a otite média.

A otite interna

A otite interna atinge a porção mais complexa do ouvido: é justamente no ouvido interno que se encontram o labirinto e a cóclea, responsáveis pelo equilíbrio e pela audição. Essa região fica próxima de estruturas delicadas, como o nervo vestibular e o nervo auditivo, por isso, infecções nessa região são consideradas muito graves.

As causas da otite interna

Essa otite provoca inflamações e irritações no ouvido interno. Há grandes possibilidades de o indivíduo também ter problemas de labirintite, pois é possível que a infecção atinja o labirinto.

O tratamento

Como a otite interna é considerada muito grave, o médico pode iniciar a internação do paciente para oferecer cuidados mais intensivos e controlar a infecção. Depois de o paciente receber alta, o profissional avalia se é necessária a ministração de outros medicamentos em casa e aponta a importância de observar o estado de saúde.

A otite crônica

A otite crônica se desenvolve quando a infecção perdura mais que 4 semanas. As causas mais frequentes são por perfuração do tímpano de longa data e disfunção da tuba auditiva. É comum ocorrer a piora no quadro de inflamação na otite crônica. Nesse caso, é necessária a consulta imediata com um especialista para avaliar o estado do paciente.

As causas da otite crônica

A otite crônica é causada pelo bloqueio da tuba auditiva, responsável por conectar o ouvido médio à parte posterior do nariz, devido a lesões no ouvido. O quadro pode se agravar após uma infecção na garganta ou nariz, como no caso de resfriado, ou depois de entrar água no ouvido médio durante a natação ou um banho.

O tratamento

Nesse momento, o médico pode receitar antibióticos em gotas (a serem aplicadas no ouvido) e, também, via oral. Durante o tratamento, é importante evitar a entrada de água no ouvido quando existe a perfuração. Essa perfuração, em alguns casos, pode ser reparada com o procedimento timpanoplastia.

Otite aguda ou de repetição

A otite aguda tem duração de mais ou menos duas semanas, mas não é considerada um caso grave desse tipo da doença. No entanto, quando ela aparece mais de quatro vezes ao ano, é denominada otite de repetição. Desenvolve-se quando há excesso de muco e líquido no ouvido, o qual não é drenado naturalmente e, com isso, inicia-se um novo processo de infecção.

As causas da otite aguda

A otite aguda ou de repetição também pode ser causada por vírus ou bactérias. Embora possa se desenvolver em pessoas de todas as idades, ela é mais comum em crianças de até três anos, tendo em vista que as estruturas do ouvido médio são imaturas e, portanto, estão em fase de desenvolvimento.

O tratamento

De início, o otorrino analisa cada caso para verificar a necessidade da administração de antibióticos. As dores são tratadas com analgésicos e anti-inflamatórios. Sprays nasais também podem ser receitados para ajudar no descongestionamento.

A recomendação no tratamento da otite, seja qual for o tipo, é nunca se automedicar ou seguir sugestões de conhecidos para amenizar a dor. O correto é consultar o seu otorrinolaringologista assim que os sintomas aparecerem.

Outra dica para manter a saúde auditiva é evitar o uso de hastes flexíveis ou qualquer outro objeto para limpar a cera de ouvido. Além de diminuírem a proteção contra micro-organismos, esses objetos aumentam o risco de inflamação no canal auditivo e até podem gerar uma perfuração de tímpano.

De que forma o aparelho auditivo pode ajudar?

A otite pode provocar perda auditiva. Nesses casos, o uso de um aparelho auditivo aparece como uma grande solução para recuperar a qualidade de vida. Logo após a identificação da perda auditiva, o paciente deve procurar um especialista para auxiliá-lo na adaptação ao aparelho auditivo.

O aparelho é um aliado importante do paciente para que a perda da audição não signifique também a perda da independência. As atividades de rotina e os compromissos profissionais passam a ser realizados normalmente com o uso dessa tecnologia.

Além disso, o aparelho auditivo permite que o paciente não perca o vínculo com amigos e familiares, já que a redução da capacidade auditiva pode provocar o isolamento.

O aparelho também garante que a pessoa não deixe de interagir com as tecnologias ao seu redor. Um bom exemplo é a chance que o paciente tem de conectar o aparelho auditivo ao som da TV, o que significa a ausência de qualquer ruído e um som de qualidade.

É importante que a aquisição do aparelho auditivo seja realizada com uma instituição de experiência no mercado e com fonoaudiólogos que forneçam todo o suporte ao paciente. É válido buscar uma empresa que oferece, por exemplo, o teste do aparelho e o pedido de ajustes para que o paciente se adapte bem ao aparelho auditivo e tenha total conforto.

Aqui, você conheceu mais sobre a otite externa, média, interna, crônica e aguda. Portanto, ao sentir um incômodo no ouvido, procure imediatamente um especialista. Ele saberá diagnosticar o problema e poderá garantir o melhor tratamento. Na busca por um aparelho auditivo, lembre-se de recorrer a uma empresa especialista no assunto.

A otite é uma das possíveis origens de uma dor de ouvido, mas não é a única. Leia o nosso conteúdo sobre 6 causas da dor de ouvido em idoso que você precisa conhecer.

Quando a dor de ouvido não passa com antibiótico?

Se estivermos mesmo diante de uma otite média serosa (catarral), em geral o prognóstico é bom. Eventualmente, nos casos refratários à primeira proposta terapêutica, pode ser necessário a implementação de medicamentos e medidas adicionais. Procure seu otorrino!

Qual o antibiótico mais forte para infecção no ouvido?

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são: Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase); Cefuroxima ou Ceftriaxona.

Estou tomando antibiótico e não melhorou?

Se já está tomando o antibiótico há pelo menos dois dias e ainda não notou melhora dos sintomas, fale com o seu/sua médico/a. Todo antibiótico deve ser utilizado pelo tempo completo prescrito pelo/a profissional para que o tratamento seja efetivo e não permita o desenvolvimento de resistência bacteriana.

Quanto tempo demora para curar uma inflamação no ouvido?

De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.