Dor do lado direito da barriga pode ser gravidez

Olá meninas, estou com 5 meses de gestação, de um tempo pra cá venho sentindo um certo incômodo do lado direito da barriga(sentido virilha) e as vezes na costas tbm. Isso acontece a noite quando estou dormindo e vou virar de um lado pra outro a dor vem..uma fisgada enorme...é horrível....as vezes levanto e tento esticar as costas..os músculos da barriga. De dia não sinto praticamente nada. Fiquei tão preocupada, fui ao médico, ele me examinou e disse q são os músculos esticando e apartir de agora meu centro de gravidade mudou...tanto pelos pesos extras quanto pela neném. Alguma de vcs já sentiram isso??

Ver menos

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

Quando surgem os primeiros sinais de gravidez?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existem sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação.

Os primeiros sinais surgem somente quando o embrião implanta-se no útero, evento que ocorre uma a duas semanas após a relação sexual.

Do momento em que o embrião se implanta no útero até mais ou menos a 13ª semana de gestação, o organismo da grávida passa por diversas alterações e há um substancial aumento na produção de hormônios.

Grande parte dessas mudanças provoca sintomas. A maioria surge a partir da 5ª ou 6ª semana de gravidez, o que equivale a 2 a 3 semanas após a relação sexual que gerou a gravidez (o tempo de gravidez é contado a partir da data da última menstruação).

Para entender por que os primeiros sintomas só surgem semanas depois da fecundação, leia Quando surge o primeiro sintoma de gravidez?

Ao final do artigo disponibilizamos duas calculadoras para você estimar a probabilidade de estar grávida e quanto tempo de gravidez você pode ter, caso realmente esteja grávida.

Vídeo

O texto a seguir é bem grande e completo. Se você deseja informações mais resumidas, veja primeiro o vídeo abaixo.


Quais são os primeiros sintomas de gravidez?

Em ordem cronológica, os primeiros sinais e sintomas de gravidez costumam ser:

  1. Pequeno sangramento vaginal (não ocorre na maioria dos casos).
  2. Atraso menstrual (sempre ocorre).
  3. Cólicas abdominais.
  4. Dor mamária.
  5. Aumento do volume dos seios.
  6. Alterações na aparência dos mamilos.
  7. Enjoos.
  8. Salivação.
  9. Prisão de ventre.
  10. Barriga inchada.
  11. Fadiga e sono.
  12. Vontade frequente de urinar.
  13. Desejos alimentares.
  14. Alterações do paladar e do olfato.
  15. Intolerância a odores fortes.
  16. Aumento dos gases intestinais.
  17. Tontura.
  18. Alterações do humor.
  19. Dor de cabeça.
  20. Corrimento vaginal.
  21. Cravos e espinhas.

Sangramento vaginal

  • Frequência: pouco comum.
  • Quando surge: entre a 3ª e 4ª semana de gestação.

O primeiro sinal de gravidez costuma ser um discreto sangramento vaginal. Nem todas as mulheres apresentam esse sinal e algumas das que apresentam não o reconhecem como um sintoma de gravidez.

Quando o óvulo é fecundado, ele transforma-se em zigoto (primeira fase do embrião) e começa a viajar pela trompa uterina em direção ao útero. Após 6 a 12 dias de viagem, o embrião chega ao útero e implanta-se na sua parede, processo chamado de nidação. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que se manifesta como um discreto sangramento vaginal.

Como é o sagramento de implantação do embrião?

Como o sangramento da implantação pode durar até três dias, causar uma leve cólica abdominal e ocorrer próximo à época em que a menstruação é esperada, algumas mulheres o interpretam como uma menstruação que veio fraca e não desconfiam que esse é o seu primeiro sinal de gravidez.

Na maioria dos casos, porém, o sangramento de implantação é bem discreto, podendo ser desde um vermelho escuro até um corrimento levemente rosado e pouco espesso.

Portanto, se você está tentando engravidar e apresenta uma menstruação ou um corrimento diferente do usual, fique atenta, pois isso pode ser um sinal de gravidez inicial.

É normal ter sangramento no início da gravidez?

O único sangramento vaginal considerado normal no início da gravidez é aquele que ocorre durante a implantação do embrião no útero. Esse sangramento, porém, costuma aparecer antes de a mulher saber que está grávida.

É importante destacar que a implantação do embrião no útero é apenas uma das várias causas de sangramento vaginal na gravidez. Mais de 20% das grávidas apresentam algum sangramento no primeiro trimestre de gestação.

Qualquer sangramento que surja depois que a gestante já sabe que está grávida deve ser comunicado ao obstetra.

Para conhecer as causas de sangramento vaginal no início da gravidez, acesse o link: Sangramento no início da gravidez.

Atraso menstrual

  • Frequência: ocorre em 100% dos casos.
  • Quando surge: por volta da 4ª semana.

Como o sangramento da implantação não é algo assim tão comum, na prática, o primeiro sintoma de gravidez para a maioria das mulheres acaba sendo o atraso da menstruação. Esse é o sinal que habitualmente leva as mulheres a fazerem o teste de gravidez.

Toda grávida tem atraso menstrual?

Sim, esse sinal é universal para todas as gestantes. Quem está grávida não menstrua e quem menstrua não pode estar grávida. Explicamos o porquê disso com detalhes no artigo: Menstruação na gravidez é possível?

É importante destacar, entretanto, que nem todo mundo têm facilidade em reconhecer uma menstruação atrasada. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares e apresentam períodos de anovulação (não ovulam durante um determinado mês), o que faz com que o intervalo habitual entre as suas menstruações seja frequentemente maior que um ou até dois meses.

Além disso, como explicado acima, episódios de sangramento vaginal no início da gravidez podem mimetizar uma menstruação, fazendo com que a mulher demore a notar que não está mais menstruando.

A menstruação pode atrasar e não ser gravidez?

Sim, a menstruação pode atrasar por vários outros motivos que não uma gravidez, entre eles: estresse, infecções, troca de anticoncepcional, alterações do peso, cansaço, etc.

A própria expectativa de menstruação, quando a mulher não quer de jeito nenhum engravidar, mas se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas, pode causar um atraso menstrual.

Se sua menstruação atrasou e você não tem certeza da causa, leia: 15 causas de atraso menstrual.

Com quantos dias de atraso menstrual posso fazer o teste de gravidez?

Os atuais testes de gravidez de farmácia ou de sangue já conseguem detectar uma gestação em curso após o primeiro dia de atraso menstrual.

Se a sua menstruação atrasou e você suspeita que possa estar grávida, leia: Quando fazer o teste de gravidez?

Cólicas ou dor abdominal

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: entre a 4ª e 5ª semana.

Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Estes incômodos e cólicas, quando associados a um sangramento vaginal, podem muito bem enganar as grávidas, fazendo-as pensar que menstruaram.

É normal ter cólicas na gravidez?

Sim, é perfeitamente normal e até esperado haver cólicas durante a gravidez. No primeiro trimestre, a dor costuma ter origem no início do crescimento do útero e nas alterações hormonais.

A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez. Nas primeiras semanas de gestação ela pode ser mais uma sensação de peso ou um desconforto do que propriamente uma cólica.

Falamos especificamente sobre as causas de dor abdominal na gravidez no seguinte artigo: Principais causas de dor abdominal na grávida.

Dor nas mamas

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª semana.

Outro sinal típico de gravidez, o aumento da sensibilidade das mamas pode surgir precocemente, apenas duas ou três semanas após a fecundação. Muitas vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir um sutiã pode ser bastante incômodo.

Nas mulheres que não apresentam sangramento de implantação e não identificaram um atraso na menstruação, a dor nas mamas pode ser o primeiro sintoma de gravidez a ser notado.

Para conhecer as principais causas de dor nas mamas, leia: Causas de dor nos seios.

Aumento do tamanho dos seios

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª semana.

Além da sensibilidade, as mamas das gestantes também costumam ficar maiores, causando uma sensação de inchaço.

Esse aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses.

O aumento no volume das mamas costuma surgir 1 ou 2 semanas depois da gestante notar que elas estão mais sensíveis.

Alterações na aparência dos seios

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.

Além do aumento de volume e da dor mamária, os hormônios produzidos na gravidez também fazem as mamas das grávidas mudar de aparência. É comum haver escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor dos seios. Estas alterações duram até o fim da amamentação.

Outra alteração nítida na aparência das mamas é o surgimento dos tubérculos de Montgomery, pequenos nódulos localizados nas aréolas. Esses nódulos são glândulas que produzem secreções que mantêm a aréola e o mamilo lubrificados. Conforme a mama cresce ao longo da gestação, os tubérculos ficam cada vez mais visíveis.

Náusea e vômitos

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª a 6ª semana.

As náuseas e os vômitos são sintomas clássicos da gravidez. Até 70% das gestantes sentem enjoos no primeiro trimestre.

Em alguns casos, os enjoos são tão intensos, que a mulher não consegue nem sequer alimentar-se. Enjoos graves, que requerem apoio médico, fazem parte de um quadro chamado hiperêmese gravídica.

Quando aparecem os enjoos da gravidez?

As náuseas costumam surgir a partir da 6ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam esses sintomas já na 4ª ou 5ª semana.

Quanto tempo demora para passar o enjoo da gravidez?

Náusea e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desaparecer no segundo trimestre. Na maioria dos casos, os enjoos melhoram a partir da 12ª semana e 90% das grávidas já não apresentam mais qualquer grau de náuseas na 18ª semana.

Por que as grávidas ficam enjoadas?

As causas da náusea durante a gravidez não são completamente compreendidas. No entanto, esse sintoma parece estar ligado à produção do hormônio hCG, comumente referido como o hormônio da gravidez, que começa a ser produzido em abundantemente quando o embrião se implanta no útero.

Para saber mais sobre enjoos na gravidez, acesse o link: Enjoos e vômitos na gravidez – tratamento e causas.

Salivação excessiva (sialorreia)

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 5ª a 6ª semana.

Junto com as náuseas, a gestante também pode notar um aumento na produção saliva, chamada de ptialismo ou sialorreia.

A aumento da salivação pode ocorrer por influência hormonal ou por diminuição da deglutição da saliva devido aos enjoos.

Em muitas grávidas, esse sintoma se mantém mesmo depois do fim dos enjoos, podendo persistir até o final da gravidez.

Constipação intestinal

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: geralmente na 5ª a 6ª semana.

O aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”. Isso ocorre de forma a facilitar a grande expansão de volume do útero que está por vir.

Entre esses órgãos estão os intestinos, que, por sofrerem redução de sua capacidade de contrair, têm mais dificuldade de manter o trânsito intestinal normal, resultando em prisão de ventre.

Para saber mais sobre a prisão de ventre, leia: Constipação intestinal.

Barriga inchada

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: por volta da 5ª a 6ª semana.

Você jurava até a semana passada que cabia naquela calça jeans super justa, e agora, de repente, a calça já não fecha mais em volta da barriga.

Isso pode ocorrer porque, mesmo quando o feto ainda é muito pequeno para expandir o útero, algumas mulheres apresentam um certo inchaço na região abdominal que ocorre como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino.

Esse inchaço é outro sintoma que pode ser confundido com os sintomas pré-menstruais.

Para conhecer as principais causas de inchaço na barriga, acesse o link: Causas de barriga inchada.

Cansaço e sono excessivo

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: 5ª a 6ª semana.

Uma sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode tornar-se exaustiva no início da gestação.

Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.

Por que as grávidas sentem tanto sono e cansaço?

O cansaço e o sono na gravidez ocorrem por alterações hormonais, principalmente da progesterona, que age diretamente no sistema nervoso central e nos sistemas respiratórios e cardiovascular.

O cansaço é um sintoma do início da gravidez que habitualmente desaparece no segundo trimestre. No entanto, ele retorna no final da gravidez, quando o bebê já se encontra grande e pesado.

Para saber mais sobre o cansaço e o excesso de sono na gravidez, leia: Cansaço e sono na gravidez.

Micção frequente

  • Frequência: muito comum.
  • Quando surge: a partir da 5ª ou 6ª semana.

Após cerca de seis semanas de gravidez, a grávida começa a sentir vontade de urinar com maior frequência. Estas viagens ao banheiro podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, atrapalhando o sono da gestante.

Por que a grávida urina com frequência?

Nas primeiras semanas, o aumento da urina ocorre por redução da capacidade da bexiga se esvaziar completamente, devido ao relaxamento provocado pelos hormônios da gravidez. No final da gravidez, o feto muito grande comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes já desencadeiem vontade de urinar.

O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação.

É importante notar que se o aumento na frequência urinária vier acompanhada de urina mais escura e/ou ardência para urinar, uma infecção urinária pode ser a causa.

Para ler sobre a infecção urinária na gravidez, acesse: Infecção urinária na gravidez.

Desejos alimentares

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: a partir da 6ª semana.

O desejo por certas comidas nas primeiras semanas de gestação é um dos sintomas mais clichês da gravidez. Esses desejos estranhos podem até fazer mulheres vegetarianas sentirem vontade de comer hambúrguer.

Do mesmo modo que adquirem esses desejos, as grávidas também podem apresentar aversões a certas comidas e/ou cheiros. Aquele restaurante japonês que você adora pode, durante a gestação, causar-lhe náuseas só de passar pela porta.

Por que as grávidas sentem desejos?

Não sabemos exatamente o porquê dos desejos alimentares da gravidez. Provavelmente eles surgem devidos às alterações emocionais e aos aumentos dos hormônios, principalmente da progesterona e do hCG.

Por que algumas grávidas têm vontade de comer coisas estranhas, como tijolo, gelo ou terra?

O desejo de comer substâncias que não são considerados alimentos é chamado de picamalácia ou pica. Quando esses desejos estranhos surgem na gravidez, isso pode ser um sinal de deficiência de micronutrientes, como ferro, zinco ou selênio.

Alterações do paladar e do olfato

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 6ª semana.

Além de ter desejos e aversões alimentares, a mudança de paladar é outro sintoma muito comum de gravidez.

Doces podem ser tornar demasiadamente doces, o café que você adora passa a ter um sabor esquisito e durante o dia você pode sentir um gosto de metal na boca sem motivo aparente.

Aversão a odores fortes

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: por volta da 6ª semana.

Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada. Odores ruins ou muito fortes, como fumaça de cigarro, gasolina, álcool, produtos de limpeza, etc., causam o mesmo efeito.

Um sintoma comum de gravidez é uma maior sensibilidade do olfato. A gestante refere a sensação de ter desenvolvido um super olfato. Odores que passavam despercebidos ou não incomodavam, agora se tornam insuportáveis.

Eliminação frequente de gases

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: Ao redor da 6ª semana.

Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Esse pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas.

Quais são os sintomas de gases na gravidez?

O excesso de gases na gestação se manifesta habitualmente como um aumento da necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum), sensação de abdômen distendido, sensação de gases movendo-se nos intestinos e cólicas abdominais.

Para saber mais sobre gases intestinais, leia: Gases intestinais.

Tontura

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: a partir da 6ª semana.

Tonturas é um dos daqueles clássicos sintomas de gravidez que aparecem em todos os filmes quando a personagem fica grávida.

Os hormônios da gravidez provocam diversas alterações no organismo da mulher, que realmente podem provocar tonturas, entre as quais estão a queda da pressão arterial, redução dos níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória (que pode levar à hiperventilação durante um esforço físico), alimentação insuficiente devido aos enjoos, etc.

Para conhecer as principais causas de tontura, acesse o artigo: Vertigem e tontura.

Variações do humor

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: ao redor da 6ª semana.

Outro sintoma de gravidez que todo mundo já viu em filmes. A grávida pode chorar até quando vê comercial de televisão. Coisas pequenas podem ganhar uma relevância desproporcional.

Variações súbitas de humor também são comuns. A grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau-humor com pessoas próximas de uma hora para outra. Há casos de grávidas que até demissão do emprego pedem, em rompantes de irritação.

Dor de cabeça

  • Frequência: pouco comum.
  • Quando surge: ao redor da 8ª semana.

Alterações hormonais, relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral explicam por que algumas grávidas têm dor de cabeça durante a gestação. O estresse e o cansaço também contribuem. A dor de cabeça é um sintoma que costuma surgir já nas primeiras semanas de gravidez.

Para ler sobre enxaqueca: Enxaqueca – Sintomas, Causas e Tratamento.

Corrimento vaginal

  • Frequência: comum.
  • Quando surge: por volta da 8ª semana.

O surgimento de corrimento vaginal ou intensificação do seu corrimento habitual são sintomas normais na gravidez. Habitualmente, o corrimento torna-se mais intenso no segundo trimestre de gravidez, mas algumas gestantes notam o corrimento desde o começo.

Como é o corrimento normal da gravidez?

O corrimento vaginal natural é estimulado pelo estrogênio e pode ter seu volume aumentado em períodos nos quais há maior estimulação hormonal, como nos casos de gravidez.

Em geral, esse corrimento é igual ao corrimento fisiológico que algumas mulheres têm, sendo espesso, leitoso ou transparente e sem odor.

Para mais informações sobre o corrimento na gravidez, leia: Corrimento vaginal na grávida.

Para informações gerais sobre corrimento vaginal: Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom, etc.

Acne

  • Frequência: pouco comum.
  • Quando surge: a partir da 10ª semana.

Alterações hormonais podem fazer com que algumas grávidas desenvolvam acne ou apresentem agravamento da acne que já possuíam antes.

No sexo feminino, acne está muito relacionada a desbalanços dos hormônios sexuais que provocam aumento da oleosidade da pele. A acne na gravidez pode ser leve ou grave e surgir em qualquer momento da gestação.

Para saber mais sobre cravos e espinhas acesse o link: Acne – Cravos e espinhas.

É possível saber se estou grávida através dos sintomas iniciais?

O diagnóstico de gravidez através dos sintomas era feito antigamente, quando não existiam os testes de gravidez nem a ultrassonografia.

Como os sintomas iniciais são muito inespecíficos e só se tornam óbvios após meses de gestação, não é fácil nem faz mais sentido diagnosticar uma gravidez desta forma. Isso não significa, porém, que reconhecer os primeiros sintomas não seja importante.

Os primeiros sinais e sintomas de gravidez servem de estímulo para as mulheres fazerem um teste de gravidez, seja ele o teste de farmácia ou a dosagem sanguínea do beta-hCG. Algumas mulheres recorrem a testes caseiros de gravidez quando suspeitam estar grávidas, mas esses, além de não serem confiáveis, podem ainda fazer mal, conforme explicamos no artigo: Teste de Gravidez Caseiro – Mito ou Verdade?.

Quanto mais cedo a paciente souber que está grávida, mais cedo ela poderá iniciar seu pré-natal. Dessa forma, ela poderá tomar logo medidas benéficas ao feto, tais como controlar a glicose no sangue, aprimorar a dieta, usar suplementos – como ácido fólico e ferro –, vigiar a pressão arterial, tratar prontamente infecções e evitar o consumo de álcool ou medicamentos potencialmente nocivos ao bebê no primeiro trimestre de gestação.

É importante salientar que os sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Além disso, uma mesma mãe pode ter sintomas na segunda gravidez completamente diferentes daqueles da primeira. E mesmo quando esses sinais repetem-se, eles podem variar em intensidade, frequência, época do surgimento e duração.

Outro dado que deve ser destacado é o fato de muitos dos sintomas iniciais da gestação podem ser semelhantes aos desconfortos pré-menstruais aos quais você está habituada. É muito comum mulheres que não estão grávidas confundirem os sintomas pré-menstruais com os de uma possível gravidez inicial.

Curiosamente, o oposto também é verdade, pois muitas gestantes não valorizam os primeiros sintomas e só vão descobrir que estão grávidas lá no final do primeiro trimestre, quando os sinais tornam-se óbvios demais para serem desprezados (leia: É Gravidez ou Menstruação? para entender melhor as diferenças entre os sinais iniciais da gravidez e os sintomas pré-menstruais).

Calcule a probabilidade de estar grávida

Responda as perguntas abaixo e some os pontos para saber quais são as chances de você estar grávida.

1. Você teve relações sexuais desprotegidas (sem uso de camisinha ou outro método contraceptivo) nas últimas 4 semanas?

  • Sim (7 pontos).
  • Não (-5 pontos).

2. Sua menstruação está atrasada?

  • Não, falta ainda 1 semana ou mais (- 1 ponto).
  • Não, mas ela deve vir nos próximos 3 dias (0 pontos).
  • Sim, menos de 3 dias (1 ponto).
  • Sim, 3 a 6 dias (2 pontos).
  • Sim, mais de 7 dias (5 pontos).

3. Quantos dos seguintes sintomas você tem: enjoos, dor mamária, aumento dos seios, cansaço, sono frequente, micção frequente, barriga inchada, desejos alimentares, alterações humor ou dor abdominal.

  • Nenhum (0 pontos).
  • 1 a 3 sintomas (2 pontos).
  • 4 ou mais sintomas (4 pontos).

Resultados:

  • 10 ou mais pontos: chance muito alta de estar grávida. Faça o teste de gravidez.
  • Entre 6 e 9 pontos: chance alta de estar grávida. Faça o teste de gravidez.
  • Entre 3 e 5 pontos: há chance de você estar grávida, mas não é o mais provável.
  • Menos de 3 pontos: pouco provável que esteja grávida.

Calcule quanto tempo de gravidez você tem

Caso você acredite que está grávida, utilize nossa calculadora do tempo de gravidez para estimar a sua idade gestacional (atenção: é sempre preciso fazer o teste para confirmar gravidez).


Referências

  • Clinical manifestations and diagnosis of early pregnancy – UpToDate.
  • A prospective study of the onset of symptoms of pregnancy – Journal of Clinical Epidemiology.
  • Development and validation of a pregnancy symptoms inventory – BMC Pregnancy and Childbirth.
  • Early Pregnancy Symptoms – WebMD.
  • Myth or fact: can women self-diagnose pregnancy? – The Journal of the Medical Society of New Jersey.
  • Is this patient pregnant? Can you reliably rule in or rule out early pregnancy by clinical examination? – JAMA.
  • Pregnancy Symptoms – Early Signs of Pregnancy – American Pregnancy Association.
  • Ptyalism gravidarum – North American journal of medical sciences.


Dor do lado direito da barriga pode ser gravidez

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Dor do lado direito da barriga pode ser gravidez

A Dra. Fernanda Campos é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se especializou em Ginecologia e Obstetrícia no Instituto Fernandes Figueira. Especialista em gestação de alto risco.

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Atualmente trabalha como chefe da maternidade do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, professora da UNIRIO e médica obstetra do Grupo Perinatal.

É normal sentir dor do lado direito no início da gravidez?

A dor na barriga do lado direito durante a gravidez pode ter muitas causas, mas se for localizada na região inferior da barriga, geralmente está relacionada com a compressão das estruturas internas causadas pelo aumento do útero.

Que lado da barriga dói na gravidez?

As dores na barriga durante a gravidez podem ter variadas causas, principalmente à partir do 2º trimestre, e atingem a região inferior do abdômen, o lado esquerdo e o lado direito.

Estou sentindo uma dorzinha do lado direito da barriga?

Quais as causas da dor no lado direito da barriga? As causas da dor no lado direito da barriga podem ser desde gases, indigestão e constipação até apendicite aguda. Alguns outros exemplos são: Diverticulite (inflamação na parede interna do intestino);

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. E mesmo quando a gravidez está indo bem, toda gestante tem sua parcela de dores no corpo e incômodos.