O que é sacroileíte tem cura?

O que é?

A sacroileíte é uma patologia inflamatória nas articulações sacroilíacas, que correspondem à junção articular entre o sacro e o ilíaco.

Este tipo de lesão pode desencadear uma dor lombar incapacitante. 

O que é sacroileíte tem cura?

Sintomas

Na sacroileíte, pode ocorrer o desencadeamento de um processo inflamatório local caracterizado por dor, que se pode estender desde a região lombar até à coxa e perna, com rigidez e diminuição da amplitude de movimento. 

Essa dor pode ainda irradiar para a virilha e pés, agrava-se com a permanência de pé durante longos períodos de tempo, pelo desequilíbrio de peso nas duas pernas, a subida de escadas e a corrida.

Os sintomas desta condição clínica podem ainda conter a dificuldade em respirar, deformações da coluna, infecções pulmonares e problemas cardíacos, quando associada a a doenças reumáticas como a espondilite anquilosante.

Causas

A sacroileíte pode ocorrer por diversas causas, como:

·        Pós cirúrgico da coluna

·        Doenças reumáticas (espondilite anquilosante ou a osteoartrite)

·        Processos infecciosos.

·        A sobrecarga cíclica sobre os membros inferiores transmitida para a região pélvica durante a prática de desportos de impacto e de longa duração (corrida de fundo). 

·        Traumatismo com impacto súbito, como um acidente de viação ou uma queda.

·        Durante a gravidez, a articulação sacroilíaca tende a relaxar e a distender-se, gerando sobrecarga.

·        Excesso de peso aumenta.

Diagnóstico

A sacroileíte pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que pode ser confundida com outras causas de dor lombar.

O diagnóstico é realizado através do exame físico, da história clínica do paciente e de exames de imagem como a radiografia simples, a tomografia computorizada ou a ressonância magnética.

Tratamento 

O tipo de tratamento dependerá da gravidade dos sintomas e da causa da sacroileíte.

Inicialmente o tratamento é conservador e envolve medidas fisioterapêuticas, o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, repouso, exercícios de fortalecimento muscular localizado e, em casos específicos ou de incapacidade de melhoria, a cirurgia.

Ao tratamento conservador é ainda possível incluir as infiltrações de corticóides na articulação afectada e o uso de radiofrequência para destruir o nervo que causa a dor.

Prevenção 

A presença de sacroileíte não é impeditiva para a prática desportiva, porém é importante saber quais os exercícios mais adequados e quais devem ser evitados. 

É imprescindível um bom aquecimento durante 5 a 10 minutos antes da prática de desporto, bem como a realização de exercícios de extensão e de baixo impacto, como natação, a marcha em passadeira ou em elíptica e a hidroginástica.

As articulações sacroilíacas, local onde é acometido a sacroileíte, tem como função garantir a estabilidade da pelve, absorvendo impactos sob a coluna, por exemplo. 

Portanto, quando há um desgaste devido a idade, acidentes graves que envolvam essa área e, até mesmo, diferença no comprimento de uma merda com outra, há grande possibilidade de se desenvolver uma sacroileíte. Atletas também precisam ficar em alerta.

A dor dessa inflamação pode se estender a vários pontos dos membros inferiores, pois trata-se de uma inflamação na maior articulação do corpo humano.

Ainda, os sintomas da sacroileíte ocorrem, principalmente, na região do quadril, assim como em muitas outras doenças. É preciso ficar atento e acionar o profissional correto para ajudar no diagnóstico e, portanto, indicar o tratamento adequado.

Ficou curioso para saber mais sobre sacroileíte e seus sintomas? Então continue a leitura!

Antes de continuar, faça sua consulta com o médico de coluna em SP. É rápido e fácil!

O que é sacroileíte?

Sacroileíte é uma inflamação de uma ou ambas as articulações sacroilíacas. Ou seja, é unilateral ou bilateral. Esta inflamação pode gerar bastante dor na lombar e nádegas, tendo o potencial de irradiar para os demais membros inferiores.

Com essa inflamação, os menores movimentos que movem a coluna, como espirrar, podem causar bastante dor. E no diagnóstico inicial pode ser confundido com outras dores, como lombalgia.

A título de curiosidade, o CID Sacroileíte é: M46.1

O que são as articulações sacroilíacas?

São articulações que ligam o sacro (osso originado a partir da junção de cinco vértebras. Ele se associa à bacia, ao cóccix e à quinta vértebra lombar) na base da coluna aos ossos ilíacos na pelve.

A função dessas articulações é unir a coluna vertebral com os ossos da bacia, assim como garantir a estabilidade da pelve, absorvendo impactos sob a coluna.

Veja em imagens onde ocorre a sacroileíte:

O que é sacroileíte tem cura?

Foto: Reprodução/Acessa

O que causa sacroileíte?

As possíveis causas da sacroileíte podem ter relação a doenças reumatológicas, fatores metabólicos e distúrbios mecânicos, assim como fatores genéticos. No entanto, em geral, existem algumas fatores que contribuem para a causa da sacroileíte, são elas:

  • Gravidez

Decorrente do crescimento do bebê, as articulações sacroilíacas podem se alterar para acompanhar o desenvolvimento. Também pode estar ligado ao ponto abaixo.

  • Aumento de peso

O aumento de peso inadequado e prejudicial à saúde pode gerar alguns problemas, principalmente nas articulações, neste caso, é possível o surgimento da sacroileíte devido a mudança de postura e marcha.

  • Infecções e doenças inflamatórias

Doenças inflamatórias como artrite psoriática podem gerar a inflação das articulações sacroilíacas, assim como casos raros de infecções. 

  • Traumas/Fraturas

Fraturas da pelve, causadoras de traumas, também podem ser um fator em potencial. Ainda, em casos sacroileíte que geram traumatismo grave da bacia (acidentes), pode haver o encurtamento do membro inferior. Portanto, em quedas e acidentes graves há uma chance de ocorrer a sacroileíte.

  • Sobrecarga

Atividades que exigem sobrecarga podem afetar a articulação sacroilíaca, causando a sacroileíte. O mesmo ocorre quando os limites do corpo são ultrapassados, é possível que atletas e profissões que contam diariamente com a força física encarem essa causa com maior frequência.

  • Fatores metabólicos e genéticos

Como mencionado brevemente, fatores como idade (causado, principalmente, pela degeneração das articulações), genéticos (devido a estrutura anatômica e predisposição hereditária), como diversas doenças,  e gênero ( mulheres após a menopausa) são bastante associados à causa da sacroileíte.

Além desses, todo um histórico também deve ser considerado na busca pela causa da sacroileíte, portanto, se você possui uma vida sedentária, já obteve fraturas anteriores na região do quadril e consome uso excessivo de álcool ´essencial verificar o nível de predisposição para a inflamação.

Plus: doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer também são fatores causadores. Converse com seu neurologista, se for o caso.

Saiba mais sobre o que é Parkinson e como é realizado a cirurgia:

  • Doença de Parkinson: o que é e como tratá-la? 
  • Como é realizada a cirurgia de Parkinson?

Sintomas de sacroileíte

Os sintomas de sacroileíte são, majoritariamente, físicos, são eles:

  • Dor na virilha
  • Dor na nádega
  • Dor na lombar baixa 
  • Contraturas na coluna
  • Desconforto nos joelho
  • Dificuldades para dormir
  • Febre (quando há infecção)
  • Dor que irradia a menos inferiores

Ainda, se a causa da sacroileíte está associada a doenças, sintomas como dificuldade para respirar, problemas cardíacos e deformações na coluna também podem surgir.

É importante buscar um médico de coluna o quanto antes, pois são sintomas semelhantes ao de diferentes doenças, como hérnia de disco. Além de ser um incômodo incapacitante. Não deixe para a última hora!

Clique aqui e marque sua consulta com o Neurologista de SP

Fatores agravantes aos sintomas de sacroileíte

O que é sacroileíte tem cura?

A sacroileíte é uma dor localizada na região da bacia, assim como outras doenças.

Será perceptível que a noite a dor da sacroileíte poderá ser mais forte, principalmente ao repousar. Ainda, há alguns outros costumes que devem ser evitados para não piorar os sintomas, são eles: 

  • Permanecer na mesma posição por muito tempo;
  • Carregar peso e/ou fazer muito esforço físico;
  • Dormir em posição inadequada;
  • Correr e/ou subir escadas.

Nestes últimos dois casos, não veja como um empecilho para realizar atividades físicas. É importante, apenas, que seja uma prática monitorada pelo profissional, além de possuir uma rotina feita sob medida.

Diagnóstico da sacroileíte

O diagnóstico da sacroileíte é realizado por exames, tanto físicos como de imagens. Os exames físicos são referentes a testes de mobilidade (movimentos) e provocativos.

Já os exames de imagens são os de ressonância magnética (RM), tomografia (TM), cintilografia óssea e radiografias. Também é considerado o histórico de saúde e de rotina do paciente.

Em último caso, é possível realizar a biópsia, que trata-se de um exame mais invasivo que os mencionados anteriormente.

Tratamento da sacroileíte

Existe mais de um tratamento para a sacroileíte, porém, este irá variar de acordo com a causa e intensidade da dor, assim como o histórico do paciente. 

Dentre algumas opções de tratamento, as principais são:

  • Infiltrações da articulação sacroilíaca, por meio de corticóides;
  • Medicamentoso, como antiinflamatórios e analgésicos;
  • Ablação articular, realizada por radiofrequência;
  • Fisioterapia e prática de exercícios;
  • Cirurgia, casos mais extremos.

Quanto antes realizar o diagnóstico e tratamento, maiores a chance e sucesso da cura. Ainda que não exista cura para alguns casos, o tratamento ideal poderá oferecer uma boa qualidade de vida ao paciente

Você pode marcar a sua consulta agora mesmo.

Sacroileíte tem cura?

Sim, a sacroileíte pode ter cura com o tratamento ideal e após a melhora dos sintomas é possível retomar, ainda que com cuidado, as atividades rotineiras.

No entanto, se o paciente possui um quadro de sacroileíte causado pela degeneração articular, “natural” com o passar dos anos, ainda não foi descoberta a cura. Porém, os sintomas dolorosos podem ser controlados com tratamentos. 

A fisioterapia pode ajudar em ambos os casos, considerando que será feito um tratamento físico, estabilizando as regiões de dor, como abdômen, quadris e glúteos, os fortalecendo. A correção da postura pode contribuir para o alívio da dor causada pela sacroileíte.

Exercícios para sacroileíte 

O que é sacroileíte tem cura?

A atividade física deve vir antes mesmo de alguma doença, serve como prevenção da sacroileíte, por exemplo.

Os exercícios para sacroileíte tem por objetivo fortalecer os músculos afetados pela inflamação e reposicionar a articulação no local correto. Assim, as posições adequadas para auxiliar na dor condizem com o ideal proposto acima.

Conheça algumas delas:

  • Ponte. É interessante se manter nessa posição por 5 segundos.
  • Elevação da perna. Também 5 segundos cada perna.
  • Círculo no ar. Você pode fazer após o exercício de cima, pois é na mesma posição.

Todas as opções acima devem ser feitas de barriga para cima, ok?

Em geral, é necessário realizar todos esses procedimentos, como exercício físico, alongamentos e atenção à alimentação antes mesmo de ser diagnosticado com algum problema de saúde. Esta é uma dica de prevenção também para a sacroileíte.

Ainda, existem alguns exercícios realizados para auxílio na identificação. O ideal, é que não seja realizado por alguém que não seja da área da saúde, mas para entender um pouco mais sobre os testes realizados no pilates para a sacroileíte, dê uma olhadinha neste artigo!

Gostou de saber o que é epilepsia e seus tipos? Então, não deixe de conhecer outros tópicos da neurologia com nossos artigos.

Se você deseja marcar a sua consulta e verificar se está tudo certo com a sua saúde cerebral, clique no link abaixo.

Marque agora sua consulta com o Neurologista de SP