De acordo com Baruffi para que o profissional da educação chegue ao cargo de gestor

Qual o papel do gestor educacional na profissionalização da escola?Tempo de leitura estimado: 7 min.

14 de maio de 2018

Gestão Escolar


O gestor educacional é um profissional de grande relevância para uma instituição de ensino. Veja mais sobre suas responsabilidades no artigo a seguir.

O gestor educacional é um profissional de grande relevância para uma instituição de ensino. Sua responsabilidade de liderança é essencial para garantir excelência na educação e incentivo à produtividade dos professores.

No entanto, muitas escolas ainda relutam em capacitar esses profissionais, alegando que apenas os conhecimentos acadêmicos são suficientes para garantir a sustentabilidade da empresa.

Para demonstrar que o papel desse profissional pode ir muito além do conhecimento teórico, listamos a seguir algumas dicas de como o gestor educacional pode melhorar a profissionalização nas escolas. Acompanhe!

O gestor educacional é um profissional com amplas responsabilidades e tarefas que são propostas pela instituição. Isso porque, além da dimensão pedagógica, esse profissional precisa ter conhecimentos do mercado, domínio dos recursos tecnológicos e, ainda, manter um perfil de liderança para estimular os professores e os técnicos administrativos.

Vale lembrar que a função do gestor educacional abarca diversos cargos: o coordenador, diretor, assistente pedagógico, e alguns possuem atribuições específicas no seu âmbito de atuação.

Sendo assim, o papel do gestor educacional perpassa por questões relacionadas a uma gestão mais democrática que ressalta o espírito de liderança em suas ações. Por isso, sua atuação deve destacar as virtudes essenciais para garantir um ambiente escolar produtivo, humano e democrático.

Por se tratar de um ambiente que apresenta desafios constantes, o gestor deve ainda se preocupar em aplicar um método eficaz respeitando o desenvolvimento pedagógico e humanístico, essencial para almejar sucesso no processo de ensino-aprendizado.

O gestor e sua prática profissional

Para exercer plenamente essa atribuição, o gestor de uma escola precisa aprimorar seus conhecimentos, buscando formação que irá auxilia-lo nessa difícil tarefa de gerir uma escola.

Além disso, o profissional deve se ater a algumas atribuições como, por exemplo, manter boas práticas escolares, estar atento à limpeza e organização do ambiente e, ainda, estar preparado para agir em casos de emergência médica e outras situações de respaldo legal.

Assim, é muito importante que o profissional analise suas limitações e escolha se aprofundar e ampliar sua formação e conhecimentos de acordo com as necessidades do cargo. Lembrando que, a atualização constante do profissional é um importante diferencial em uma instituição de ensino que se preocupa com qualidade.

O desenvolvimento de habilidades humanitárias, que buscam ajudar a gerenciar a relação entre estudantes e professores, é essencial no trabalho de um gestor educacional. Por exemplo, é fundamental que o profissional tenha conhecimentos para administrar questões como o bullying e outros distúrbios psicológicos que ocorrem no ambiente escolar.

Contrate profissionais com visão inovadora

A contratação de funcionários não deve ser analisada somente pela perspectiva da experiência acadêmica. Deve ser levada em conta também as diversas vivências que o profissional traz e que podem acrescentar inovação à atual gestão.

Para a contratação de professores, é fundamental observar se o currículo está atualizado com publicações científicas recentes ou se tem projetos em andamento. Esse diferencial demonstra interesse em aprimoramento e maior profissionalização, uma vez que busca se atualizar e aprender cada vez mais com as novidades e tendências escolares.

Enfim, o gestor educacional deve contratar profissionais que agreguem valor à instituição e demonstrem entusiasmo por essa atividade. Além disso, é importante observar comportamentos que vão além daqueles levantados na avaliação de desempenho tais como proatividade, disciplina, ética e transparência na execução das tarefas.

Dessa forma, conforme os anos de experiência, o gestor conseguirá identificar os profissionais que são mais adequados ao perfil da escola e aqueles em que o desempenho não será satisfatório.

Cultive uma cultura organizacional positiva

O gestor educacional é a peça-chave para que o fluxo escolar se mantenha equilibrado. Deve estar sempre prestando atenção ao ambiente educacional e como andam as relações com os professores e alunos.

No ambiente educacional, é importante que o gestor educacional estude sobre os comportamentos das gerações Y e Z e quais as melhores didáticas a serem implantadas para despertar o interesse dos alunos.

No contexto acadêmico, é aconselhável que o gestor educacional pesquise formas de capacitar seus professores por meio de novas técnicas de ensino, como as metodologias ativas, que são didáticas diferenciadas em que o professor apresenta os problemas e debate as ideias com os alunos.

De um lado, o gerente escolar precisa estimular seus professores por meio de incentivos acadêmicos e planos de carreira. Do outro, deve verificar a posição dos alunos frente à conduta dos professores em sala de aula, como falta de respeito entre os envolvidos, dificuldade de aceitação da disciplina, dentre outros comportamentos.

Além disso, é imprescindível que os gestores observem as relações entre os próprios professores e obtenha mais informações sobre as condições de trabalho e convivência entre eles.

Todos esses parâmetros serão fundamentais para um bom andamento da cultura organizacional na escola. Caso ocorram conflitos, é importante rever cada parte do processo de gestão e as partes envolvidas na situação, a fim de manter sempre uma boa conduta com os profissionais.

Atente-se aos retornos da comunidade escolar

Outro ponto relevante é verificar o contexto externo e se adaptar aos novos comportamentos do mundo atual. A globalização proporcionou informações em tempo real, porém algumas são veiculadas incorretamente e devem ser investigadas.

Sendo assim, as influências do mundo contemporâneo envolvendo informações e estímulos diversos, além do uso indiscriminado de medicamentos, impactam consideravelmente o contexto escolar.

Nesse sentido, é fundamental observar atitudes dos alunos relacionadas à distúrbios psicológicos, dificuldade de interação social, uso abusivo dos celulares, dentre outros processos vivenciados atualmente. Isso inclui escutar passivamente os feedbacks dos professores e alunos e programar medidas intervencionistas, caso necessário.

Isso porque o ambiente escolar pode ser considerado uma extensão familiar e, por isso, os problemas vivenciados em casa podem interferir no rendimento escolar. O contrário também é possível, no caso das relações escolares estarem prejudicadas.

Dessa forma, é fundamental desenvolver atitudes de autonomia, generosidade, solidariedade e outros sentimentos positivos que fomentam uma relação harmoniosa e facilitam o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Os atores envolvidos nesse contexto além da comunidade escolar devem contar também com os membros da família para que as ações tomadas sejam perpetuadas em todos os ambientes.

Nesse contexto, o gestor educacional deve entender os hábitos e atitudes condizentes com as gerações, aplicando as melhores formas de intervenção. Além disso, é muito importante que o profissional trate as situações com tolerância e com práticas educacionais humanistas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Os recursos tecnológicos propiciaram uma maior organização dos processos escolares, indicando os principais problemas encontrados. Um bom sistema de gestão escolar permite visualizar o número de matrículas efetivadas, lista de espera, porcentagem de inadimplência, entre outras aplicações.

Além disso, o software educacional possibilita a inserção de notas escolares, armazenamento de materiais didáticos, histórico da avaliação de desempenho dos professores, emissão de documentos, entre outras possibilidades.

Por isso, é fundamental que o gestor selecione a melhor plataforma para sua demanda. Quando se acompanha com frequência os resultados, pode-se traçar um perfil situacional a fim de expor as principais limitações da instituição de ensino, de maneira prática e rápida para que a escola possa buscar a resolução de forma mais eficiente.

O gestor educacional é um profissional muito importante no ambiente escolar, pois é capaz de gerenciar a parte administrativa, acadêmica e humanista nas empresas. Porém, seu trabalho só será reconhecido na profissionalização de uma escola, caso desempenhe adequadamente as habilidades necessárias à instituição. Sendo assim, é importante capacitar-se frequentemente e verificar as demandas acadêmicas, conforme as necessidades da instituição.

E você, como acha que o gestor educacional pode melhorar as atividades escolares da instituição? Participe e deixe seu comentário! Até a próxima.