Assinale a alternativa que explica corretamente o que e a concepção de gestão escolar

Assinale a alternativa que explica corretamente o que e a concepção de gestão escolar

Questões sobreEducação Inclusiva

 As questões de Educação Inclusiva devem abordar conceitos, direitos, responsabilidades, dentre outros pontos. A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.. 


https://youtu.be/54iCRXi2CR4

Questões de Concursos

Questão 01

No que tange à Educação Inclusiva, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta, considerando a letra (F) como falso e letra (V) como verdadeiro.

( ) a ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino. O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo.

( ) é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino.

( ) o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal.

( ) todos os alunos com e sem deficiência tem a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.

A) V – F – V – V.

B) V – F – F – V.

C) F – V – V – V.

D) V – F – F – F.

E) V – V – F – F.

Ano: 2020 Banca: Metro Capital Soluções Órgão: Prefeitura de Amparo – SP Prova: Professor

Questão 02

Consideram-se _________________ na educação aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos demais serviços.

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

A) atendimento educacional especializado.

B) mobiliário inclusivo.

C) recursos de acessibilidade.

D) desenho universal.

E) acesso inclusivo.

Ano: 2020 Banca: Metro Capital Soluções Órgão: Prefeitura de Amparo – SP Prova: Professor

Questão 03

Dentre as diversas atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.

II – organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.

III – orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

A) Apenas o item I é verdadeiro.

B) Apenas o item II é verdadeiro.

C) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

E) Todos os itens são verdadeiros.

Ano: 2020 Banca: Metro Capital Soluções Órgão: Prefeitura de Amparo – SP Prova: Professor

Questão 04

Ainda no que se refere ao documento “A Escola Comum Inclusiva” (Fascículo I), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A educação inclusiva questiona a artificialidade das identidades “normais” e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade.

II – Nas escolas inclusivas, ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como “especiais” e “normais”.

III – Nas escolas inclusivas todos se igualam pelas suas diferenças.

A) Apenas o item I é verdadeiro.

B) Apenas o item II é verdadeiro.

C) Apenas o item III é verdadeiro.

D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

E) Todos os itens são verdadeiros.

Ano: 2020 Banca: Avança SP Órgão: Prefeitura de Itatiba – SP Prova: Professor – Ciências

Questão 05

Analise as afirmativas a seguir:

I. Algumas crianças com necessidades especiais decorrentes da deficiência física podem precisar de cuidados e atenção ininterruptos em todos os dias de sua vida. Outras podem, entretanto, superar as dificuldades iniciais, se forem bem estimuladas e bem acolhidas.

II. Atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, dentro da diversidade escolar, requer uma postura educativa que abrange graduais e progressivas adaptações de acesso ao currículo, bem como adaptações de seus elementos pedagógicos e avaliativos.

III. Quando se diz que uma criança tem paralisia cerebral, significa dizer que existe uma deficiência motora consequente de uma lesão no cérebro quando ele ainda não estava completamente desenvolvido.

Marque a alternativa CORRETA:

A) Nenhuma afirmativa está correta.

B) Apenas uma afirmativa está correta.

C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

D) Todas as afirmativas estão corretas.

Ano: 2020 Banca: ADM&TEC Órgão: Prefeitura de Gravatá – PE Prova: Professor

Questão 06

O atendimento educacional especializado é fruto de um movimento mundial e nacional para uma escola de qualidade para todos, considerado um grande desafio a ser enfrentado pelos sistemas educacionais. Nesse sentido, faz-se necessário espaços localizados nas escolas de educação básica, onde o atendimento educacional especializado AEE seja realizado.

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I – É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que elimina as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

II – Essa ação vai ao encontro da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Exclusiva,

Que orienta os sistemas educacionais na organização e a oferta de recursos e serviços da educação especial de forma complementar.

III – A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda está inclusa na primeira.

IV – é definida como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação.

Estão CORRETAS as afirmativas

A) I, II e IV, apenas.

B) II, III e IV, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) I, II e III, apenas.

E) I, II, III, IV e V.

Ano: 2020 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de São Francisco – MG Prova: Professor – Educação Infantil

Questão 07

No que se refere à Educação Inclusiva, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – As escolas devem acomodar todas as crianças, independente das condições físicas, intelectuais, emocionais, sociais e linguísticas.

II – As escolas de educação infantil devem priorizar o atendimento às pessoas com deficiência e altas habilidades.

III – A inclusão está relacionada apenas às crianças que possuem algum tipo de deficiência.

A) Apenas o item I é verdadeiro.

B) Apenas o item II é verdadeiro.

C) Apenas o item III é verdadeiro.

D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

E) Todos os itens são verdadeiros.

Ano: 2020 Banca: Avança SP Órgão: Prefeitura de Louveira – SP Prova: Professor – Artes

Questão 08

Baptista (2011) pontua em suas reflexões a ação pedagógica e os serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro.

Sobre o professor do atendimento educacional especializado (AEE) e a sala de recursos, de acordo com esse autor, é incorreto afirmar:

A) O apoio especializado auxilia na exploração de alternativas diferenciadas de acesso ao conhecimento, na inclusão de dinâmicas que possibilitam o uso de recursos potenciais, na aprendizagem de novas linguagens e no desenvolvimento da capacidade de observação e de auto-observação.

B) Na sala de recursos, é estimulado o trabalho com pequenos grupos, propiciando melhor acompanhamento do aluno, contribuindo para trajetórias de aprendizagem mais individualizadas sob a supervisão de um professor com formação específica.

C) O caráter da Educação Especial como substitutiva à escolarização no ensino comum faz com que a sala de recursos assuma um protagonismo que pode ser justificado por suas características.

D) As atribuições do professor de AEE que requerem conexões / articulações entre ele e o professor do ensino comum possibilitam a abertura de espaço para a discussão curricular necessária nos processos inclusivos.

Ano: 2020 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Barão de Cocais – MG Prova: Professor

Questão 09

Gomes, Poulin e Figueiredo (2010) abordam o atendimento educacional especializado (AEE) para o aluno com deficiência intelectual. Nesse atendimento, o trabalho do professor é caracterizado, sobretudo, pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos.

São ações do trabalho do professor de AEE para o aluno com deficiência intelectual, exceto:

A) Basear-se em situações-problema que demandam do aluno a utilização de seu raciocínio para a resolução de um dado problema.

B) Propiciar ao aluno com deficiência intelectual atuar no ambiente escolar e fora dele, levando em consideração as suas especificidades cognitivas.

C) Elaborar materiais didáticos e pedagógicos, considerando-se as necessidades específicas desses alunos na sala de aula do ensino regular.

D) Propor intervenções educativas por meio de atividades baseadas na repetição e na memória.

Ano: 2020 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Barão de Cocais – MG Prova: Professor

Questão 10

Para Karagiannis, Stainback e Stainback (1990), servir adequadamente a todos os alunos é o propósito fundamental do ensino inclusivo.

Tendo como referência as ideias desses autores sobre o ensino inclusivo, é incorreto afirmar:

A) Os componentes práticos e interdependentes no ensino inclusivo são: a rede de apoio, a consulta cooperativa, o trabalho em equipe e a aprendizagem cooperativa.

B) A compreensão das deficiências na perspectiva das limitações funcionais demanda adaptação, melhoria e preparação das organizações e dos ambientes educacionais para atender as necessidades de todos os alunos.

C) No ensino regular, a mera inclusão de alunos com deficiências em salas de aula não traz, como consequência, os benefícios de aprendizagem.

D) O valor social da igualdade é considerado o motivo mais importante para o ensino inclusivo.

Ano: 2020 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Barão de Cocais – MG Prova: Professor

 GABARITO:

  1. A
  2. C
  3. E
  4. E
  5. D
  6. C
  7. A
  8. C
  9. D
  10. B

Quer mais questões de Concursos sobre outros temas, clique aqui

Assinale a alternativa que explica corretamente o que e a concepção de gestão escolar

O que é a concepção de gestão escolar?

A gestão escolar é uma forma de administrar o todo da escola. Isto quer dizer que a gestão buscar atender as exigências de todos os setores que envolvem essas práticas, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos pais e alunos e o clima destes com o ambiente educacional.

Quais são as 4 concepções de gestão escolar?

Por último, discorre-se sobre as diferentes concepções de gestão (técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa), enfatizando-se esta última, sobretudo, na atualidade, caracterizada pelo processo de redemocratização, ou seja, pela necessidade de maior participação das pessoas nas ...

O que é concepções de organização e gestão escolar?

A organização da gestão escolar possui variadas concepções sobre a organização escolar e a educação, relacionando a sociedade e a formação dos alunos. São três as concepções mais representativas de gestão: a concepção tecnicista, a autogestionária e a democrático-participativa.

Quais as 3 concepções para a organização e gestão escolar Segundo Libâneo?

Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma esquemática, três das concepções de organização e gestão: a técnico-científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático-participativa.