Como se chama uma pessoa sem olfato

Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242

  • Índice alfabético
  • Expediente


Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

Como se chama uma pessoa sem olfato
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Como se chama uma pessoa sem olfato
Como se chama uma pessoa sem olfato
Como se chama uma pessoa sem olfato

Ouvir o texto Parar o Audio

A perda do olfato e do paladar são dois dos sintomas bastante frequentes em pacientes infectados pelo SarsCov-2. Com nomes científicos conhecidos como anosmia ou hiposmia (perda de olfato) e ageusia ou disgeusia (no caso da perda do paladar), essas duas alterações também são identificadas como sequelas de quem já teve a doença¹. 

Como se chama uma pessoa sem olfato

Nota: outras infecções do trato respiratório também podem provocar a perda de olfato e perda do paladar, como um resfriado ou gripe, sinusite, alergia, entre outros³. Por isso, para confirmar o diagnóstico de Covid-19, fique atento aos outros possíveis sintomas e procure um médico, que poderá recomendar o teste RT-PCR para confirmar a infecção.

Outros sintomas⁴

Vale reforçar a informação que o paciente com suspeita de infecção pelo coronavírus apresenta outros sintomas, que podem vir associados ou não a perda do paladar e do olfato. Os mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Diarreia, dor de cabeça, dor no corpo e dor de garganta, congestão nasal e até conjuntivite são outros sinais que podem aparecer. É importante frisar que, caso a pessoa apresente algum desses sintomas, acompanhando de falta de ar e dificuldade de respirar deve procurar ajuda médica imediatamente.

O que sabemos sobre a Covid-19

O coronavírus é uma família de vírus que infecta animal. Poucos são os que tem capacidade de infectar pessoas (os mais conhecidos são MERS-CoV e SARS-CoV). O vírus causador da Covid-19 é dessa segunda família, conhecido como SARS-CoV-2, identificado pela primeira vez em uma cidade na China5. Mais informações, como sintomas, transmissão e formas de prevenção podem ser encontradas no artigo “Novas informações sobre o coronavírus (Covid-19)”.

As vacinas foram desenvolvidas e estão sendo aplicadas na população em grande parte do mundo, mas até que toda ela seja vacinada muito tempo será necessário. A vacina tem como principal objetivo a diminuição dos casos moderados e graves, diminuindo a taxa de hospitalização. Assim, uma pessoa vacinada pode se infectar e passar o vírus para outra pessoa, ainda que numa chance menor. Por isso, continue mantendo as medidas de segurança sanitária, mesmo que você já tenha tomado as duas doses da vacina, como:

Como se chama uma pessoa sem olfato
Pratique etiqueta respiratória ao espirrar ou tossir (cobrindo a boca com um lenço descartável ou usando a parte interna do cotovelo)⁴

Lavar as mãos e punhos com água e sabão⁴,⁵

Usar álcool em gel 70% quando não puder lavar a mão adequadamente e em locais públicos⁴,⁵

Usar máscara facial⁴

Evitar tocar o rosto (principalmente olhos, boca e nariz) e a máscara fácil se as mãos não estiverem limpas⁵

Evitar ambientes fechados e aglomeração⁴

Deixe o ambiente sempre limpo e ventilado⁵

Mantenha distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas⁴

Evitar abraços, beijos e apertos de mão⁵

Higienize com frequência os objetos pessoas, como celular por exemplo⁵

Não compartilhe objetos pessoais (talheres, copos, toalhas, etc)⁵

Sempre que possível, faça o isolamento social⁴

Se estiver doente, após procurar ajuda médica, fique em casa e evite contato com outras pessoas⁵

Fontes: 1. O que está por trás da perda do olfato e paladar com a covid-19 – Secretaria da Saúde, Prefeitura de São Paulo. Último acesso em 29 de março de 2021. 2. Mysteries of COVID Smell Loss Finally Yield Some Answers - SCIENTIFIC AMERICAN.  Último acesso em 29 de março de 2021. 3. Lost or changed sense of smell – NHS UK. Último acesso em 29 de março de 2021.
4. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil – Paho. Último acesso no dia 29 de março de 2021. 5. Sobre a doença O que é COVID-19 – Ministério da Saúde Brasil. Último acesso no dia 30 de março de 2021. 

Como se chama as pessoas que não têm olfato?

Anosmia permanente é um problema raro, raramente curável, que consiste na pessoa não conseguir sentir cheiros, podendo ocorrer desde o nascimento ou em razão de problemas psicossomáticos, traumas na cabeça, problemas neurológicos, cirurgias nasais, sinusite ou por doenças respiratórias, como rinite – situações onde ...

O que é a hiposmia?

Você sabe o que é hiposmia? É a diminuição do olfato. Costuma estar associada à diminuição do paladar, pois este sentido depende do olfato.

O que é anosmia e Parosmia?

Parosmia, fantosmia, anosmia, hiposmia e hiperosmia são distúrbios que afetam o olfato de diferentes maneiras. Conheça as principais características de cada um deles. Parosmia, fantosmia, anosmia, hiposmia e hiperosmia são distúrbios que afetam o olfato de diferentes maneiras.

O que é a disgeusia?

A disgeusia é a diminuição ou a distorção do paladar, responsável por reconhecer os sabores e gostos das bebidas e alimentos.