Como esses equipamentos conservam os alimentos congelados se eles ficam permanentemente aberto?

Como esses equipamentos conservam os alimentos congelados se eles ficam permanentemente aberto?


Alguns cuidados devem ser tomados antes da comercialização dos alimentos congelados.

O funcionário que embala os produtos deve anotar a quantidade que embalou antes de levar para a câmara fria. As embalagens devem ser colocadas em uma câmara fria ou freezer a –18°C até irem para o consumidor. Os alimentos devem ir para a câmara fria, já congelados e embalados, podendo ser empilhados.

Registre, por escrito, o estoque de alimentos, anotando as retiradas, e utilize cada compartimento para um determinado tipo de produto. Isso facilita o controle de estoque e o manuseio dos alimentos.

O período de armazenagem depende também do tipo de prato. Para peixes e doces o período é de 4 meses e para salgados até 6 meses.

Esses pratos devem ser colocados na câmara fria, conforme a ordem de saída, para que não fique aberta por longos períodos enquanto se procura a mercadoria a ser expedida. Mais perto da porta ficam os produtos que devem sair primeiro e assim por diante.

Comercialização


A vantagem da comercialização de comida congelada reside no fato da grande variedade de pratos que podem ser feitos e da grande comodidade que leva ao consumidor.

Assim, uma vez determinado o tipo de produto que o consumidor da região mais consome, define-se o nicho de mercado a ser atacado.


Clientes


Os principais clientes desse tipo de produto são as mulheres que trabalham fora, e que não têm empregadas domésticas, os homens que moram sozinhos e que preferem comer em casa, e pessoas interessadas em uma alimentação balanceada por conta de dietas.

Se você for montar a sua loja para vender no varejo, é interessante que ela esteja localizada em áreas residenciais ou mesmo áreas próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire estes produtos “a caminho” de casa. Entretanto, o maior consumo está em supermercados. Sendo assim, você pode fornecer para outros comerciantes como supermercados ou mercados de bairros.

Você pode fazer a massa de pizza e o mercado rechear com as pontas de presunto e mussarela, que sobram quando esses produtos são fatiados. Assim, o supermercado diminui as perdas e você ganha mais uma fatia do mercado.

Se o seu produto for colocado em supermercados e mercearias, padarias, entre outros, fiscalize para se certificar que eles estão sendo mantidos na temperatura exata, pois a exposição errada pode prejudicar a qualidade do seu produto.

Nos freezers abertos, certifique-se que as embalagens estejam abaixo da linha marcada como limite na lateral do equipamento e que estes não estejam superlotados. Verifique também a temperatura marcada no termômetro do equipamento. Ela deve estar abaixo ou igual a - 18°C.


Fornecedores


Os fornecedores desse tipo de empreendimento são os mercados municipais, sacolões e feiras livres, atacadistas e grandes supermercados.

A qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores deve ser rigorosamente controlada, a fim de se evitar problemas com os clientes.

Geralmente, os empresários não se preocupam em conhecer a origem das matérias-primas, o que pode resultar em problemas futuros. Inocentes condimentos, como a pimenta-preta, por exemplo, costumam estar altamente contaminados porque, na maioria das vezes, são produzidos em regiões subdesenvolvidas e desidratados em terreiros por onde passam animais.

Alguns fornecedores esterilizam os condimentos, com radiação ou óxido de etileno, que matam os microrganismos. Um controle de qualidade sofisticado em cima dos fornecedores de matérias-primas também pode evitar dissabores.


Diversificação dos produtos


Atualmente, a diversificação de produtos oferecidos cobrem os mais variados gostos e necessidades. O consumidor pode encontrar congelados, pratos de todas as origens (de chineses a indianos, de japoneses a alemães) e os tradicionais portugueses, italianos e franceses.

Outra variedade no cardápio é para pessoas que estão sob recomendações médicas para emagrecer, reduzir o sal, controlar o colesterol, e que necessitam de alimentos dietéticos, ou de baixas calorias. Mesmo as crianças já começam a ter sua comida congelada com cardápio específico.

No entanto, para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer produtos com qualidade e preços competitivos, aliados a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoques e divulgação.

Da mesma forma, é importante que o proprietário, ou a pessoa encarregada de vendas, instrua o cliente quanto ao modo correto de descongelamento dos pratos, já que, quando o descongelamento é feito de modo errado, prejudica a qualidade dos alimentos, dando a impressão de que os produtos não eram de qualidade.

Por isso, quando os produtos forem para um supermercado, coloque no rótulo a forma correta de descongelamento. Cada produto alimentício tem sua forma própria de ser descongelado.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre alimentos congelados:


O mercado
Cuidados para evitar a contaminação alimentar
Embalagem, codificação, armazenagem e expedição
Conservação dos alimentos
Métodos de congelamento
Processo de congelamento
Dicas para um congelamento eficiente
Congelamento em cada tipo de alimento


Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Indústrias, entre eles o Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados.
Por Andréa Oliveira.

Como esses equipamentos conservam os alimentos congelados se eles ficam permanentemente aberto?

Como esses equipamentos conservam os alimentos congelados se eles ficam permanentemente aberto?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Como esses equipamentos conservam os alimentos congelados?

como esses equipamentos conservam os alimentos congelados,se eles ficam permanentemente abertos. Por causa da convecção. O ar quente sobe, porque é menos denso e o ar frio desce, assim o ar frio permanece embaixo deixando os alimentos gelados e congelados.

Como funciona a máquina térmica geladeira?

O resfriamento ocorre através do processo de trocas de calor. O refrigerador é uma máquina térmica em que a troca do calor se dá do sistema mais frio (interior da geladeira) para o sistema mais quente (meio externo).

Como é o funcionamento de um freezer?

O funcionamento de um freezer, seja ele horizontal ou vertical, é semelhante ao de uma geladeira: o sistema transforma o calor do ambiente externo em frio por meio de uma substância refrigerante.

Porque o frio não escapa do freezer?

Isso acontece porque o ar frio que fica da parte de baixo do eletrodoméstico é muito mais densa que o ar quente que fica na parte superior. Desse modo, quando as portas são abertas, o ar frio não escapa. Sendo assim, ao fechar, não consome tanta energia para esfriar.