Como são as características orientação e tamanho da imagem formada por uma câmara escura?

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Como são as características orientação e tamanho da imagem formada por uma câmara escura?

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Óptica Geométrica
Professor: Adelício
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1. Conceitos básicos:
LUZ é Energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas.
A luz se propaga com velocidade c constante em um meio homogêneo 
(no vácuo c = 300 000 000 m/s ou 3.108 m/s).
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FONTES DE LUZ
Fontes primárias: tem um mecanismo próprio para emissão de luz.
Fontes secundárias: recebem luz de outra fonte e emite parte dela.
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Conceitos básicos da Óptica geométrica
Raio de luz: São linhas que representam graficamente a direção e o sentido de propagação da luz.
Feixe de luz: conjunto de raios.
Cônico convergente cônico divergente cilíndrico
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MEIOS DE PROPAGAÇÃO DA LUZ
Meio Transparente:
Meio Translúcido:
Meio Opaco:
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FENÔMENOS ÓPTICOS
REFLEXÃO
REGULAR				DIFUSA
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REFRAÇÃO: Ocorre quando a luz muda o meio de propagação
REGULAR				DIFUSA
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ABSORÇÃO
A energia luminosa é convertida em outra forma de energia
OBS: Reflexão, Refração e Absorção podem ocorrer simultaneamente
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A COR DE UM CORPO
A luz branca é um conjunto de cores.
A cor do corpo é definida pela cor refletida pelo corpo
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Princípios da Óptica Geométrica:
Princípio da propagação retilínea da luz:
Em um meio transparente e homogêneo a luz se propaga
em linha reta
Princípio da independência da luz:
Quando dois(ou mais) raios luminosos se cruzam, cada um se
movimenta independente do outro.
Princípio da reversibilidade
A trajetória da luz não se modifica quando invertemos o sentido de 
propagação.
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Câmara escura de orifício
É uma caixa com paredes opacas, com um pequeno orifício onde pode passar a luz.
Quando aproximamos os objetos dessa caixa podemos ver ao fundo a formação de uma imagem invertida do objeto.
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Relações entre as distâncias e alturas
A relação podemos chegar através do conceito de triângulos semelhantes e é dada como:
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Sombra e Penumbra
Sombra: região do espaço onde não há iluminação.
Penumbra: região mal iluminada.
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a. Eclipse Solar:
Terra
Eclipse Total
Eclipse Parcial
 Eclipses:
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b. Eclipse Lunar:
Eclipse
Parcial
Eclipse
Total
Eclipse
Parcial
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Estudo da Reflexão da Luz
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 Reflexão da Luz:
 Elementos da Reflexão:
N: reta normal
i: ângulo de incidência
RR: raio de luz refletido pela superfície S
r: ângulo de reflexão
Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a Luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro.
RI: raio de luz incidente na superfície S;
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1ª Lei da reflexão 
A reta normal, os raios incidentes e refletidos são
 coplanares (estão no mesmo plano).
2ª Lei da reflexão
O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de 
reflexão (r).
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Observações:
As leis da reflexão são válidas para quaisquer tipos de superfícies refletoras, planas ou curvas, pois a reflexão ocorre de maneira localizada em um único ponto.
As leis da reflexão não dependem da cor da luz, isto é, todas as cores sofrem reflexão exatamente da mesma forma.
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Os ângulos de incidência e de reflexão variam no intervalo que vai de 0º a 90º. 
as leis da reflexão também são obedecidas em superfícies irregulares (Reflexão difusa).
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 Espelhos planos:
É o mais simples e o primeiro dos diversos sistemas ópticos que estudaremos. 
É o único sistema óptico que é sempre ESTIGMÁTICO (as imagens são perfeitas).
São, em geral, representados graficamente da seguinte forma:
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 Formação de Imagens no Espelho Plano:
a) Ponto material:
r = i
P’
i
b) Corpo Extenso:
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Características da imagem:
Quanto a natureza:
Quanto a posição:
Podemos dizer que a imagem formada por um espelho plano é SIMÉTRICA ao objeto em relação ao plano do espelho.
A Imagem conjugada por um Espelho Plano é sempre Virtual em relação ao Objeto Real.
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Quanto a forma e tamanho:
Mesma forma e tamanho do objeto.
Quanto a orientação:
Direita em relação ao objeto.
ENANTIOMORFAS:
O objeto e a imagem tem a mesma forma e tamanho mas não se encaixam por simples sobreposição.
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Construção Fundamental:
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Campo
Visual
 Campo Visual:
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Translação de um Espelho Plano:
 x + x + D = (x + d) + (x + d) 
 2x + D = 2x + 2d
D = 2d
d é o deslocamento do espelho
D é o deslocamento da imagem
Observação:
Vi = 2.VE
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Rotação de um Espelho Plano:

RR (antes)
RR (depois)
 = 2.
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i'1 = i’2
 Número de divisões da circunferência (n) 
 Número (N) de imagens formadas 
Associação de espelhos planos:
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Observações:
Se (360º / ) é um número par, o objeto pode estar colocado em qualquer posição entre os espelhos. 
Se (360º / ) é um número ímpar, para se obter N imagens o objeto deve estar sobre o plano bissetor do ângulo .
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Espelhos Esféricos:
 Introdução:
Côncavo
Convexo
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Representação
Gráfica dos espelhos
Côncavos
Representação
Gráfica dos espelhos
Convexos
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Elementos de um espelho esférico:
R = 2.f
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 Condições de nitidez de Gauss:
1ª Condição:
2ª Condição:
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Raios Notáveis:
a. Espelhos Côncavos:
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b. Espelhos Convexos:
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 Determinação gráfica das imagens
 conjugadas pelos espelhos esféricos:
 NATUREZA: (real, virtual ou imprópria) 
 POSIÇÃO: (lugar em relação ao espelho)
 TAMANHO: (maior, menor ou do mesmo 
 tamanho do objeto) 
 ORIENTAÇÃO: (direita ou invertida)
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a. Espelhos Côncavos:
a.1. Objeto antes de C:
Natureza: Real 
Posição: Entre C e F
Tamanho: Menor 
Orientação: Invertida 
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a.2. Objeto em C:
Natureza: Real 
Posição: Em C
Tamanho: Igual 
Orientação: Invertida 
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a.3. Objeto entre C e F:
Natureza: Real 
Posição: Antes de C
Tamanho: Maior 
Orientação: Invertida 
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a.4. Objeto em F:
Natureza: Imprópria 
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a.5. Objeto entre F e V:
Natureza: Virtual 
Posição: Depois de V
Tamanho: Maior 
Orientação: Direita 
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b. Espelhos Convexos:
Natureza: Virtual 
Posição: Entre V e F
Tamanho: Menor 
Orientação: Direita 
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Espelhos Esféricos II:
1. Estudo Analítico:
R = 2.f
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a. Convenção de Sinais:
a.1. Convenção para as ordenadas: 
objeto acima do E. P.  o > 0 
objeto abaixo do E. P.  o < 0 
imagem acima do E.P.  i > 0 
imagem abaixo do E.P.  i < 0 
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a.2. Convenção para as abscissas: 
objeto real:  p > 0
objeto virtual:  p < 0 
imagem real:  p’ > 0 
imagem virtual:  p’ < 0
Foco (f) e raio (R):
 espelho côncavo (REAL):
 f > 0 e R > 0
 espelho convexo(VIRTUAL):
 f < 0 e R < 0 
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b. Equação dos pontos conjugados
 (Equação de Gauss): 
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c. Equação do aumento linear transversal (A): 
A  0  imagem direita (o + e i + ou o - e i - )
A  0  imagem invertida (o + e i - ou o - e i +)
A   1  imagem maior que objeto
A   1  imagem menor que objeto 
A   1  imagem com mesmo tamanho do objeto 
Observações:
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Refração da Luz 
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Refração da Luz
 Elementos da refração
Raio
Incidente (RI)
Raio
Refratado (RR)
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Índice de Refração Absoluto (n)
c: vel. da luz no vácuo
(c = 3.108m/s)
v: vel. da luz no meio
Observações:
I. Como v ≤ c  n ≥ 1, com n=1 no vácuo
 (no ar n  1)
II. v n (mais refringente é o meio)
 v n (menos refringente é o meio)
III. Ex.: Ar quente d v n ( - refringente)
 Ar frio d v n ( + refringente)
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 Índice de refração relativo
4. Leis da Refração
1ªLei: RI, Normal e RR são coplanares
2ª Lei: “Lei de Snell-Descartes”
n1.seni = n2.senr
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 Comportamento do RR
1º caso: n1 < n2
2º caso: n1 > n2
Observação: Incidência normal
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Raio

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Quais as características de uma imagem formada em uma câmara escura?

Acontece que nas máquinas fotográficas atuais, assim como em nossos olhos, as imagens que se formam têm as mesmas características daquelas obtidas com a câmara escura: todas estão de cabeça para baixo e têm o lado direito e o esquerdo invertidos, quando observadas por trás do anteparo.

Qual o tamanho da imagem formada no fundo da câmara escura?

Resposta verificada por especialistas. Podemos afirmar que o tamanho da imagem formada no fundo da câmara escura é de 40 centímetros.

Como melhor podemos definir a câmera escura?

A câmara escura é um dispositivo construído a partir de uma caixa de faces paralelas com um pequeno orifício, que permite a entrada da luz.

O que acontece com a imagem em uma câmara escura quando é aproximada de um objeto?

Quando um objeto iluminado ou luminoso é colocado à frente da câmara, é formada na parede oposta ao orifício uma imagem invertida semelhante ao objeto.