Quando a pessoa não tem vesícula para onde vai a bile?

Localizada próxima do fígado, no lado direito do corpo, a vesícula é um órgão com cerca de dez centímetros que tem como responsabilidade armazenar um líquido que trabalha no processo de digestão de gorduras na região do intestino, conhecido com bile.

Esse líquido é gerado pelo fígado e por causa de sua composição (substâncias diversas, incluindo colesterol), pode gerar os chamados cálculos biliares.

Retirada da vesícula

Apesar de alguns pacientes serem assintomáticos, geralmente essa situação causa dores fortes e contínuas no abdômen e nas costas, inchaços, gases e náuseas, entre outros sintomas que incomodam muito.

Por esse motivo, a retirada do órgão por meio de um procedimento cirúrgico chamado colecistectomia é uma indicação dos médicos.

Diante deste cirurgia, surgem muitas dúvidas. O órgão faz falta no dia a dia? Como é a vida sem a vesícula? A pessoa fica com algum tipo de deficiência? Como os alimentos são processados? É possível viver normalmente? Encontre respostas para estas e outras perguntas abaixo.

O que acontece após a cirurgia

Após o procedimento cirúrgico, o paciente passa por uma fase de readaptação a sua nova condição. É preciso deixar claro que quando o órgão processador de gorduras está doente e é retirado, a pessoa poderá ter qualidade de vida muito melhor do que antes do tratamento médico, pois o motivo da dor não está mais presente.

Apesar de ser pequeno, o órgão tem sua importância no organismo e por isso, quando é retirado, o corpo precisa aprender novamente o processo de digestão alimentar. O consumo de gorduras deve ser extremamente reduzido. Em alguns casos, essa dieta pobre em gordura ajuda o paciente a perder peso.

Por outro lado, como não tem mais dores, a pessoa pode ter mais vontade de comer, o que, consequentemente, pode ajudar o paciente a ganhar peso. A vesícula tem sua função e sem ela quem assume sua tarefa é o colédoco, ducto responsável por transportar a bílis.

Cuidados com a alimentação devem ser permanentes

Mesmo após a recuperação pós-operatória, os cuidados com a dieta devem continuar, ou seja, tornar algo contínuo na vida da pessoa. O paciente recuperado pode começar a inserir as gorduras em sua dieta, focando nas gorduras boas, incluindo linhaça, castanhas, salmão e até mesmo azeite de oliva.

Insira nas suas refeições carnes magras, frutas e legumes, derivados de leites desnatados e queijos brancos. Por outro lado, bacon, alimentos processados e carnes vermelhas com gorduras são alguns alimentos que devem sair do prato.

Lembre-se sempre que é fundamental evitar ao máximo alimentos gordurosos, o que se torna uma ótima oportunidade para novos hábitos de vida, com uma alimentação equilibrada, que ajudarão a prevenir muitos outros problemas de saúde.

Além da orientação médica, um profissional de nutrição qualificado poderá ajudar bastante o paciente nesse sentido.

Vale finalizar dizendo que uma minoria de pessoas que passaram pelo procedimento de retirada da vesícula relatam alguns desconfortos e dores, mas nada que possa afetar a qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

Recursos do assunto

A bile é um líquido amarelo esverdeado, espesso e pegajoso. Ela é composta por sais biliares, eletrólitos (partículas carregadas e dissolvidas, como o sódio e o bicarbonato), pigmentos biliares, colesterol e outras gorduras (lipídios). A bile tem duas funções:

  • Auxiliar na digestão

  • Eliminar certos produtos residuais (principalmente hemoglobina e colesterol em excesso) do corpo

Os sais biliares ajudam na digestão facilitando a absorção do colesterol, gorduras e vitaminas lipossolúveis pelo intestino.

A bilirrubina é o principal pigmento da bile. A bilirrubina é um resíduo originado da hemoglobina (a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) e é excretado na bile. A hemoglobina é liberada quando os eritrócitos velhos ou danificados são destruídos.

A bile sai do fígado através dos dutos hepáticos, o esquerdo e o direito, que se unem, formando o duto hepático comum. Posteriormente, esse duto une-se a outro que se encontra ligado à vesícula biliar, denominado duto cístico, formando o duto biliar comum. O duto biliar comum desemboca no intestino delgado pelo esfíncter de Oddi (um músculo em formato de anel), situado alguns centímetros abaixo do estômago.

Cerca de metade da bile secretada entre as refeições é conduzida diretamente ao intestino delgado pelo duto biliar comum. O restante da bile é desviado pelo duto cístico para ser armazenado na vesícula biliar. Na vesícula biliar, cerca de 90% da água contida na bile é absorvida pela corrente sanguínea, tornando o restante da bile muito concentrado. Quando os alimentos chegam ao intestino delgado, um conjunto de sinais hormonais e nervosos desencadeia a contração da vesícula biliar e o relaxamento e a abertura do esfíncter de Oddi. A bile flui, então, da vesícula biliar para o intestino delgado, onde se mistura com o conteúdo alimentar, dando início às suas funções digestivas.

Quando a bile percorre o intestino delgado, cerca de 90% dos sais biliares são reabsorvidos pela corrente sanguínea através da parede do segmento mais distal do intestino delgado. O fígado extrai os sais biliares do sangue e lança-os novamente para a bile. Os sais biliares realizam esse ciclo cerca de 10 a 12 vezes por dia. Cada vez que o fazem, perdem-se pequenas quantidades de sais biliares que não são absorvidos, sendo enviados para o intestino grosso, onde são decompostos pelas bactérias. Alguma quantidade de sais biliares é reabsorvida no intestino grosso. O restante é excretado nas fezes.

O fluxo da bile também pode ser obstruído por tumores. Outras causas de fluxo obstruído são menos comuns.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Quando a pessoa não tem vesícula para onde vai a bile?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Quando a pessoa não tem vesícula para onde vai a bile?

O que acontece com a bile de quem não tem vesícula?

Sem a vesícula biliar, a bile flui diretamente do fígado para o intestino, fazendo a digestão de gorduras. Portanto, pacientes que fazem colecistectomia levam uma vida normal.

Quem não tem vesícula produz bile?

Pacientes que fazem a cirurgia para a retirada da vesícula biliar continuam normalmente com a produção de bile, pelo fígado. ➡ A diferença é que ela será lançada diretamente ao intestino para auxiliar no processo de digestão, sem ser armazenada na vesícula.

Quem não tem vesícula pode vomitar a bile?

Quando a vesicula é retirada o fígado continua produzindo a bile, mas ela passa a ser jogada diretamente nesta mesma parte do intestino delgado sem ter que ficar na vesicula.

Como fica o fígado após a retirada da vesícula?

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.