A mulher pode engravidar mesmo gravida

Grávida de Noah, a britânica Rebecca Roberts, de 39 anos, foi surpreendida com uma nova gravidez três semanas depois. O fenômeno, considerado super raro na medicina, é denominado superfetação, que é quando ocorre uma gestação de dois ou mais fetos dentro do útero, mas em estágios diferentes de desenvolvimento.

“Fiz um ultrassom com sete semanas e outro com 10 semanas. Em ambas as vezes foi visto o mesmo bebezinho ali. Era sempre um bebê. Até que com 12 semanas surgiu um outro bebê”, disse Rebecca Roberts, que estava grávida também de Rosalie.

“O que aconteceu é que eu engravidei enquanto já estava grávida, o que foi absolutamente louco quando nos contaram, porque isso não deveria acontecer”, explica a britânica à CNN.

Rosalie foi concebida aproximadamente três semanas após Noah. Em casos de gêmeos fraternos, como Noah e Rosalie, geralmente dois óvulos são liberados ao mesmo tempo, fertilizados e os embriões são implantados no útero ao mesmo tempo.

Mas, no caso de Rebecca Roberts, os óvulos foram lançados com três semanas de diferença e cada embrião implantado separadamente em tempos diferentes.

Segundo a ginecologista Lilian Schapiro, “é incomum neste caso que a mulher pareça ter ovulado uma vez para o bebê mais velho e depois para o menor”.

Um estudo de 2008 publicado no European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology encontrou ao menos 10 casos de superfetação registrados no mundo.

No caso de Rebecca Roberts, os médicos acreditam que o uso de remédios para fertilidade pode ter ajudado a atingir o resultado. Ainda segundo os médicos do hospital, os gêmeos nasceram cerca de seis semanas antes do previsto.

Noah nasceu com aproximadamente 1,9 kg, enquanto Rosalie com 1,105 kg. Ambos precisaram ficar na unidade de terapia intensiva neonatal para ganhar peso, mas estão com boa saúde, segundo os médicos.

Apesar do tempo de gestação diferente, Rebecca Roberts disse que não os vê como irmão mais novo e irmão mais velho. “Eu definitivamente penso neles como gêmeos. Eles nasceram ao mesmo tempo. Podem não ter sido concebidos ao mesmo tempo, mas eu os carreguei ao mesmo tempo”, disse à CNN.

Questionada se se surpreendeu com a descoberta, Roberts disse: “eu não poderia acreditar que tinha acontecido comigo, mas aconteceu. É lindo.”

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde
  • Gestação

Na busca pelo segundo filho Alina Luca passou por um fenômeno raro

A mulher pode engravidar mesmo gravida

Foto: Poder360

Alina Luca e seu companheiro Rick Carmea já tinham uma filha de 9 anos quando pensaram em aumentar a família. Depois de dois anos de tentativas eles chegaram a desistir. Mas a vida surpreendeu duas vezes essa família: um mês após perderem as esperança Alina não descobriu uma gestação, mas duas que aconteceram na mesma semana.

A mulher, que mora em Londres, na Inglaterra, já tinha sido informada que tinha apenas 5% de chances de engravidar, antes de passar pelo o que é chamado de superfetação. que é quando a mulher engravida, já estando grávida.

No dia 15 de março ela deu à luz a duas meninas, Ellie e Millie, que mesmo tendo dividido o útero da mãe, não são tecnicamente gêmeas.

"Engravidei quando já estava grávida. não achei que fosse possível", contou ela, ao The Sun. "Descobrimos que elas foram concebidas com uma semana de espaçamento por causa da diferença de tamanho. É um milagre que isso tenha acontecido comigo", comemora.

"Depois que processei a informação e fiz algumas pesquisas, fiquei realmente em choque – e fiquei tipo, 'Uau, realmente aconteceu e realmente aconteceu comigo'. É incrível", afirmou Alina.

Mesmo sendo a realização de um sonho, a gravidez foi cheia de desafios. "Sou pequena. Minha pele estava tão esticada e eu tinha tantas marcas de estrias, parecia que minha barriga iria explodir em breve. Achei que minhas costas iriam quebrar porque minha barriga era muito grande", conta.

Alina agora mantém uma página no Instagram dedicada a explicar sobre superfetação. "Quando conto a história, as pessoas me olham e pensam que sou louca e se perguntam como isso foi possível. Se alguém me dissesse antes, acho que faria o mesmo", conclui.

O que é superfetação?

Uma mulher pode engravidar já estando grávida, mesmo isso sendo raro de acontecer. A superfetação acontece quando uma mãe grávida continua a ovular e tem relações sexuais desprotegidas nesse intervalo. A segunda gravidez pode acontecer entre 1 e 4 semanas depois da primeira, mas, de qualquer forma, os bebês devem nascer ao mesmo tempo, assim como gêmeos.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Redação Terra

É possível engravidar mesmo já estando grávida?

Engravidar quando se está grávida é uma situação rara, porém é possível de acontecer. Essa situação é conhecida como superfetação e é caracterizada pela gravidez de gêmeos, mas não exatamente ao mesmo tempo, havendo alguns dias de diferença na concepção.

Pode fazer sexo nos 3 primeiros meses de gravidez?

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

É possível engravidar com bebê de 3 meses?

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.