Como são chamados os ventos que se deslocam da zona de alta pressão atmosférica e os de baixa pressão atmosférica?

Como são chamados os ventos que se deslocam da zona de alta pressão atmosférica e os de baixa pressão atmosférica?

O que é vento e como ele se desloca?

Vento é o ar em movimento. É o deslocamento frequente e contínuo do ar na superfície terrestre. ... Sentimos o ar se deslocando pelo toque em nosso corpo, observamos a movimentação das nuvens e das dunas no litoral. A pipa no céu usa o vento para se manter no alto e cata-vento gira pelo efeito do deslocamento do ar.

Como o vento se desloca no ar?

Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui. As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão.

Como o vento é formado?

O vento, basicamente, nada mais é que o ar em movimento. Ao mover-se de um lado para outro, nós o sentimos. ... Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.

Como ocorre o movimento do ar?

A primeira causa para os movimentos do ar (vento) é praticamente a energia solar, num processo de conversão de energia térmica em energia cinética. ... São, principalmente, as diferenças de absorção da energia solar nas várias regiões da Terra que determinam o movimento do ar.

Como saber a direção do vento?

Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.

Onde se formam os ventos alisios?

Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério Norte, eles sopram de Nordeste para Sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (com sentido Oeste-Leste). Por outro lado, no hemisfério Sul, eles sopram de Sudeste para Noroeste (com sentido Leste-Oeste), sendo chamado de alísio do Sul.

Como o ar se desloca na atmosfera?

A circulação atmosférica é a movimentação do ar que ocorre pela diferença de temperatura e pressão. O ar mais frio é mais denso, tendendo a descer. O ar quente é menos denso, tendendo a subir. Ademais, o deslocamento ocorre das áreas de alta pressão para baixa pressão.

Como é obtida a direção do vento?

  • A direção do vento é obtida de acordo com os 360º graus da circunferência, contados no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, tendo por referência os pontos cardeais, colaterais e sub- colaterais. Assim 360ºindica o norte, 90ºo leste, 180ºo sul e 270ºoeste, como pode ser visto na rosa dos ventos.

Por que o vento passa despercebido no dia?

  • Isso acontece devido a um fenômeno da natureza muito conhecido, mas que passa despercebido no dia a dia: o vento. Mas, afinal, de onde ele vem? O vento nada mais é do que o ar em movimento, ou seja, o sentimos quando ele se desloca de um lado para o outro.

Como se avalia a velocidade do vento?

  • A velocidade do vento é avaliada relacionando-se a posição da placa metálica do sensor de velocidade do vento. De um modo geral a placa não se mantém estacionada junto a um dos “ponteiros”, durante cada observação, mas oscila em um determinado intervalo, o qual varia conforme as características do vento.

Qual a diferença entre o vento geostrófico e o vento real?

  • O "vento ageostrófico" é a diferença entre o vento geostrófico e o vento real, a qual é responsável pelo ar que vai preenchendo os ciclones ao longo do tempo. O "vento gradiente" é semelhante ao vento geostrófico, mas também inclui a força centrífuga.

O vento é o ar em movimento. Ele é resultante das diferenças de pressão atmosférica entre os diferentes lugares.

Para entender a lógica dos ventos, imagine uma bacia com água. Por mais que você tire ou coloque água, esta sempre tentará se distribuir de forma igual sobre a bacia, a não ser que fique inclinada.

Com os ventos, o processo é semelhante. Por ocasião das dinâmicas, algumas áreas podem momentaneamente apresentar uma menor pressão atmosférica que outras, isto é, ter uma menor quantidade de ar sobre a superfície. Quando isso ocorre, o ar que está acumulado nas zonas de maior pressão vai tentar se deslocar para as zonas de menor pressão a fim de “preencher” esses espaços. Eis a origem dos ventos.

Apesar de ser um processo aparentemente simples, existem vários tipos de ventos. Eles alteram-se conforme a sua durabilidade, variando entre ventos constantes, periódicos e locais ou variáveis.

Os ventos constantes são aqueles que ocorrem de forma periódica e cujas características não fogem a determinados padrões gerais. São divididos em ventos alísios e contra-alísios.

  • Ventos alísios: sopram constantemente das zonas polares e dos trópicos em direção à linha do equador. Carregam umidade e provocam chuvas nas regiões onde eles se encontram com outros ventos e massas de ar;
  • Ventos contra-alísios: realizam o movimento contrário aos ventos alísios, direcionando-se da linha do equador aos trópicos. São ventos geralmente muito secos.

Os ventos periódicos são aqueles que ocorrem de forma repetitiva ou durante uma estação do ano. Existem dois principais tipos: as monções e as brisas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Monções: ventos que sopram do mar para o continente e do continente para o mar, variando conforme as estações do ano. O principal lugar onde ocorre esse fenômeno é na Ásia Meridional que, por isso, também é chamada de Ásia das Monções;
  • Brisas: são movimentos constantes e repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

Os ventos locais ou variáveis são ventos que ocorrem em uma determinada região durante um determinado período do ano. Existem inúmeros tipos que não se padronizam, uma vez que obedecem às condições naturais de cada localidade, como a pressão atmosférica e as formas de relevo, que direcionam o sentido e destino dos ventos. No Brasil, existem ventos locais que se descolam do noroeste em direção ao sudeste do país. Outros que sopram do sul para o centro-oeste.

Tais ventos são importantes para a dispersão de chuvas no espaço. Se não fossem eles, haveria uma grande quantidade de regiões em que choveria além do normal e muitas outras que sofreriam com o tempo seco.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Como são chamadas as zonas de alta e baixa pressão atmosférica?

Toda frente fria tem uma baixa pressão e uma alta pressão. A massa polar é a alta pressão. A região de muitas nuvens e chuva da frente fria é a baixa pressão.

Qual e o nome dos ventos que circulam das zonas de alta pressão próximas aos trópicos em direção ao Equador?

b) Os ventos alísios dirigem-se das áreas de alta pressão, características dos trópicos, em direção às áreas de baixa pressão, próximas ao equador, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério norte e em sentido horário no hemisfério sul.

Quais são os tipos de vento?

Existem dois principais tipos: as monções e as brisas. MONÇÕES: Ventos que sopram do mar para o continente e do continente para o mar, variando conforme as estações do ano. BRISAS: São movimentos constantes e repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

Como os ventos se deslocam na atmosfera?

Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui. As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão.