Como podemos alterar o estado de movimento de um corpo?

392 palavras 2 páginas

Inércia

A inércia é uma propriedade física da matéria.
Considera-se num corpo não submetido à acção de nenhuma força ou submetido a um conjunto de forças em que a força resultante é nula.
Nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se o corpo está parado, permanece parado e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade mantém-se constante.
Este princípio, foi formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por
Newton. É conhecido como o primeiro princípio da
Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da
Inércia.

Podemos interpretar a

Inércia

da seguinte maneira:

Todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar o seu estado de movimento. Se estão em movimento, querem continuar em movimento, se estão parados, não desejam mover-se.
Esta "preguiça" é chamada pelos físicos de “Inércia” e é uma característica de todos os corpos dotados de massa.

O princípio da inércia pode ser observado no movimento de um autocarro. Quando o autocarro "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás, resistindo ao movimento.
Da mesma forma, quando o autocarro já em movimento trava, os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidade que possuíam.

Assim:

A inércia é a tendência de um corpo permanecer em repouso ou em movimento, a menos que uma força ou um conjunto de forças actuem para mudar o seu estado.

A Inércia dos Corpos/Massa dos corpos A massa de um corpo é a grandeza física que permite fazer uma ideia da inércia desse corpo.
Consideremos uma bola de futebol e uma pedra do mesmo tamanho.
Se dermos um pontapé de igual força nas duas, a bola subirá para o ar, enquanto a pedra pouco ou nada se moverá do seu lugar. Em contrapartida, o pé ficará magoado.

Embora as forças exercidas na pedra e na bola sejam iguais, os efeitos são diferentes porque a massa da pedra é maior do que a massa da bola. A pedra, como tem maior massa, resiste


Relacionados

  • Inercia

    598 palavras | 3 páginas

    angular e momento de inércia de um corpo rígido em rotação Observar as variações do momento de inércia quando, em um corpo rígido em rotação alteramos a sua distribuição de massa. Perceber experimentalmente o torque utilizando uma banqueta giratória. Constatar a segunda lei de Newton na rotação fazendo experimentos com uma banqueta giratória e halteres. Conservação do momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo. INTRODUÇÃO “A inércia é uma característica….

  • inercia

    1583 palavras | 7 páginas

    Capítulo IX Forças distribuídas – Momentos de inércia 9.3 – Determinar por integração direta os momentos de inércia da figura abaixo, em relação aos eixos x e y. a – estabelece-se inicialmente uma faixa elementar retangular conforme o desenho abaixo. Esta faixa terá uma dimensão infinitesimal, ou seja dx ou dy, e a outra dimensão x ou y. Poder-se-ia tomar como elemento infinitesimal um quadrado elementar dxdy, mas teríamos que fazer uma integração dupla. Com o auxílio do retângulo podemos….

  • inercia

    3050 palavras | 13 páginas

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS MOMENTO DE INÉRCIA DO DISCO E DA BARRA Sumário Página(s) Resumo ............................................................................................................ 3 1. Introdução ................................................................................................... 4 2. Desenvolvimento Teórico .............................................................….

  • Inercia

    396 palavras | 2 páginas

    ÁLCULO DO M OMENTO DE I NÉRCIA TEORIA: O momento de inércia de um corpo não pode ser medido diretamente, pois, no mínimo é necessário medir sua massa e um comprimento (por exemplo, o raio). Isto significa que, se o corpo for simétrico com relação ao eixo de rotação, é preciso, pelo menos, multiplicar a massa e o quadrado da medida de comprimento. Por outro lado, é possível fazer a medida indireta do momento de inércia de um corpo, colocando-o em rotação em torno de um dado eixo, e….

  • Inercia

    490 palavras | 2 páginas

    momento de inércia, ou momento de inércia de massa, expressa o grau de dificuldade em se alterar o estado de movimento de um corpo em rotação. Diferentemente da massa inercial (que é um escalar), o momento de inércia ou Tensor de Inércia também depende da distribuição da massa em torno de um eixo de rotação escolhido arbitrariamente. Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar ou alterar sua rotação. Contribui mais para a elevação do momento de inércia a porção….

  • Inércia

    359 palavras | 2 páginas

    impressão que esta sendo puxada para a frente (em relação ao movimento do trem); Justificativa: é a lei da inércia: "um corpo só muda seu estado de movimento (parado ou em movimento) se alguma força externa agir sobre esse corpo.” 3. O que o uso dos cintos de segurança dos veículos tem a ver com o princípio da Inércia? Resposta: Além do cinto de Segurança o principio de inércia também serve no sistema de segurança de alguns automóveis que possuem arbags. O cinto de segurança conta com um….

  • Inercia

    731 palavras | 3 páginas

    A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por….

  • Inercia

    460 palavras | 2 páginas

    “A inércia é uma característica de todos os corpos, que pode ser definida como uma resistência à aceleração. Quando a velocidade de um corpo varia em valor absoluto, ou quando este se move em trajetória não retilínea, surgem os efeitos de inércia sob a forma de forças (fictícias) atuantes sobre o corpo.” (TERENO, Ismael...et all). Segundo o físico e filósofo Mach (1836-1916) a inércia de um corpo tem origem numa interação entre o corpo e todas as outras massas do Universo. Esta também define….

  • Inercia

    279 palavras | 2 páginas

    A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado….

  • Inercia

    431 palavras | 2 páginas

    Sistema em rotação – momento de inércia Na física, definimos o momento de inércia de um corpo como sendo a medida da distribuição da massa de um corpo ao redor de um eixo fixo de rotação. Esfera de massa m presa a um eixo por um fio de comprimento R, sob a ação de uma força externa F De acordo com a Segunda Lei de Newton, quando aplicamos uma força sobre um objeto que contém massa, este adquire aceleração. Para um corpo em movimento circular, isto é, para um corpo em rotação, podemos determinar….

Outros Trabalhos Populares

O que podemos fazer para mudar o estado de movimento de um corpo?

Além disso, quanto maior for a massa de um corpo, maior será sua inércia. Assim, alterar o estado de movimento de um corpo de massa grande requer a aplicação de uma força maior. Corpos de massa pequena têm seu estado de movimento alterado facilmente com a aplicação de forças menos intensas.

Como o movimento se altera?

Um corpo em movimento continua movendo-se não por causa de sua inércia, mas por causa da ausência de uma força capaz de retardá-lo, mudar sua direção ou acelerá-lo. Podemos sentir a inércia quando estamos dentro de um veículo em movimento, por exemplo.

O que causa alteração no movimento?

Os distúrbios do movimento podem ser causados por alterações genéticas ou mesmo adquiridos (chamados ambientais), como o uso de determinadas medicações, lesões associadas a trauma craniano, acidente vascular cerebral (AVC), tumores e hidrocefalia (acúmulo anormal de líquido dentro do crânio que leva ao inchaço e ...

Quando uma força modifica o estado de movimento de um corpo?

Força é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar.