É a emissão de elétrons por um material geralmente metálico ao se exposto a uma radiação eletromagnética como é o caso da luz de frequência suficientemente alta?

2229 palavras 9 páginas

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

TECNOLOGO EM RADIOLOGIA

Turma B

Aluno: WALTER DE SOUZA MONTEIRO

EFEITO FOTOELÉTRICO E COMPTON

Prof. WALDIR DOS SANTOS

BELÉM
2014

EFEITO FOTOELÉTRICO

O EFEITO FOTOELÉTRICO é a emissão de elétrons de um material (geralmente metálico), quando exposto à radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, dependendo do material. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, literalmente arrancando elétrons da placa e é caracterizado pela absorção dos fótons e pela liberação de elétrons.

A aplicação desse efeito acontece através das células fotoelétricas ou fotocélulas, as quais podem ser de vários tipos como, por exemplo, a célula fotoemissiva e a celula fotocondutiva.
Célula fotoelétrica são dispositivos que têm a capacidade de transformar energia luminosa, seja ela proveniente do Sol ou de qualquer outra fonte, em energia elétrica. Essa célula pode funcionar como geradora de energia elétrica ou mesmo como sensor capaz de medir a intensidade luminosa, como nos casos das portas de shoppings.
Existem vários tipos de células fotoelétricas, dentre as quais podemos citar algumas que têm larga utilização atualmente, como: Silício Cristalino, Silício Amorfo, CIGS, Arseneto de Gálio e Telureto de Cádmio. Essas células são aplicadas tanto em painéis solares como também em monitores de LCD e de plasma.

DESCOBERTA

O fenômeno que foi um importante passo no desenvolvimento das concepções sobre a natureza da luz, foi observado pela primeira vez no estudo de Heinrich Hertz em 1887, por isso o efeito é também conhecido por "efeto Hertz", não sendo porém este termo de uso comum. A ocorrência desse fenômeno, era explicada de maneira muito simples: os elétrons da superfície do metal, ao serem iluminados, recebem energia, ficam agitados e abandonam o metal.
A explicação satisfatória para esse


Relacionados

  • Efeito fotoeletrico e compton

    1970 palavras | 8 páginas

    Introdução Efeito Fotoelétrico O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons de um material (geralmente metálico), quando exposto à radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, dependendo do material. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, literalmente arrancando elétrons da placa e é caracterizado pela absorção dos fótons e pela liberação de elétrons. Exemplificação do efeito da radiação em um metal. O efeito fotoelétrico consiste na emissão….

  • Efeito fotoelétrico e efeito compton

    4873 palavras | 20 páginas

    ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA UNIP – ENGENHARIA BÁSICA 3º SEMESTRE CARLOS HENRIQUE BALBO SPEZZOTTO – RA B0826F-5 III – Aplicações na ciência e tecnologia. O Uso do efeito Compton nos diagnósticos por imagem: R e s u m o - C o m o o b j e t i v o d e a v a l i a r a u t i l i za ç ã o d o E f e i t o Compton nos diagnósticos por imagem, desenvolveu -se um trabalho durante o período de junho a julho de 2009. Nas últimas décadas, vêm ocorrendo uma importante revolução na área da t e c….

  • Efeito fotoelétrico e efetio compton

    505 palavras | 3 páginas

    EFEITO FOTOELÉTRICO Dada uma placa metálica, num determinado instante faz-se incidir um feixe de luz: Observa-se que a incidência do feixe de luz na placa faz com que ela emita uma chuva de elétrons. Tal fato é denominado de efeito fotoelétrico. A chuva de elétrons emitida pela placa depende da intensidade de luz que atinge. Quanto mais intensa for a luz, maior será o número de elétrons emitidos pela placa. Se a luz apresentasse um comportamento ondulatório, o número de elétrons emitidos pela….

  • Efeitos Fotoeletrico e Compton Imagem Raios X

    3531 palavras | 15 páginas

    objeto, em outras palavras, a distância entre o tubo e o objeto tem um efeito na intensidade da imagem. Tudo isto acontece devido ao fato de que tanto os raios-X como a luz viajam em linhas retas divergentes; kV e Forma de Onda da Voltagem: Como já disse, por causa das diferenças na forma de onda da voltagem, o efeito da mudança de um gerador monofásico a um trifásico é a mesma que um aumento na kV e vice-versa, desta forma, o efeito nas mudanças de forma de onda no contraste do sujeito e na intensidade….

  • Trabalho Fis III Efeito fotoeletrico

    3476 palavras | 14 páginas

    CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Curso Engenharia de Materiais Física III Efeito Fotoelétrico e Efeito Compton Nome: Pedro Henrique Elói Silva Professor: Sidney Nicodemos Belo Horizonte 2013 RESUMO O trabalho fala primeiramente sobre como o Efeito Fotoelétrico acontece, juntamente com suas aplicações e descobertas a cerca deste efeito. Explica que radiação eletromagnética é capaz de ejetar elétrons da superfície do eletrodo (faíscas). Variando a intensidade da radiação….

  • Efeito Fotoeletrico 10 11 08

    1371 palavras | 6 páginas

    – Radiação do Corpo Negro 2 – Efeito Fotoelétrico 3 – Efeito Compton Problemas da Física Moderna Professor Leonardo Radiação de Corpo Negro Lei de Stefan-Boltzmann Energia radiante emitida por um corpo negro: RT =  T4  = 5,67 x 10-8 W/(m2 K4) CORPO NEGRO Professor Leonardo Física Moderna Professor Heinrich HertzLeonardo (1887) Efeito Fotoelétrico Professor Leonardo Efeito Fotoelétrico Professor Leonardo EFEITO FOTO ELÉTRICO Efeito Fotoelétrico Professor Leonardo Teoria dos….

  • Efeito fotoeletrico

    4150 palavras | 17 páginas

    Introdução Efeito Fotoelétrico e Efeito Compton 1-Teoria Quântica A teoria quântica teve suas origens no ano de 1900, com a publicação de um artigo pelo físico alemão Max Planck. Planck dirigiu sua atenção ao que era, todavia um problema não resolvido pela física do século XIX, e que consistia na distribuição entre os diversos comprimentos de onda da energia calorífica irradiada por um corpo quente. Sob certas condições ideais, a energia se distribui de um modo característico….

  • Propriedade corpusculares da radiação

    1738 palavras | 7 páginas

    Radiação Édipo Adriano, Leonardo Daniel e Paulo Ricardo SUMÁRIO 1. Conceitos Fundamentais 2. Efeito Fotoelétrico - Teoria Clássica 3. A teoria quântica de Einstein para o Efeito Fotoelétrico - Aplicações do efeito fotoelétrico 4. O Efeito Compton 5. A natureza dual da radiação eletromagnética 6. Fótons e a produção de raios X 7. Referências 1. Conceitos fundamentais Efeito Fotoelétrico Relativo a fótons Refere-se aos elétrons aprisionados na matéria Mas, o que é fóton? Einstein….

  • Efeito fotoelétrico

    1113 palavras | 5 páginas

    Efeito fotoelétrico Um importante passo no desenvolvimento das concepções sobre a natureza da luz foi dado no estudo de um fenômeno muito interessante, descoberto por H. Hertz . Este fenômeno recebeu o nome de efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica. O efeito fotoelétrico parece simples, mas intrigou bastantes cientistas….

  • Efeitos

    1580 palavras | 7 páginas

    relacionada com o eletromagnetismo, iniciou-se estudos em 1845 com o físico Michael Faraday que levou ao Efeito Faraday. Durante a década de 1860 James Maxwell continuou os estudos e desenvolveu equações para o campo eletromagnético. Em 1887, o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857 - 1894) um dos grandes físicos que existiu nessa Terra, foi o pioneiro no estudo do efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é um dos estudos mais fascinantes da época, que iniciou-se com os estudos de Hertz sobre ondas eletromagnéticas….

Outros Trabalhos Populares

É a emissão de elétrons por um material geralmente metálico ao se exposto a uma radiação eletromagnética como é o caso da luz de frequência suficientemente alta?

O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material, como por exemplo a radiação ultravioleta.

O que é emissão fotoelétrica?

O efeito fotoelétrico ocorre quando há emissões de elétron num determinado material. Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos os quais são expostos a uma radiação eletromagnética, como a luz. Quando isso acontece, essa radiação arranca os elétrons da superfície.

Quando a luz incide sobre a superfície de um metal com uma frequência suficientemente alta ela pode retirar elétrons do mesmo?

Quando a luz incide em um metal, elétrons podem ser ejetados da superfície do metal em um fenômeno conhecido como efeito fotoelétrico. Esse processo também é frequentemente referido como fotoemissão, e os elétrons que são ejetados do metal são chamados de fotoelétrons.

O que é o efeito fotoelétrico exemplos?

O efeito fotoelétrico ocorre quando emitimos uma frequência específica de onda eletromagnética em alguns materiais e, com isso, são emitidos elétrons. Luz incidindo com frequência suficiente para arrancar um elétron em um átomo, o chamado efeito fotoelétrico.