Definir o texto como \um todo organizado gerador de sentido\ implica afirmar que

Grátis

9 pág.

Definir o texto como um todo organizado gerador de sentido implica afirmar que

  • Definir o texto como um todo organizado gerador de sentido implica afirmar que
    Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 4

importando se somos compreendidos ou não.
b) Comparar a língua a um guarda-roupa no qual existem somente vestuário a ser usado em situações muito formais.
c) Usar a língua adequadamente, conforme cada situação e interlocutor, como se fosse um guarda-roupa no qual existem vestuários para diversas ocasiões. (RESPOSTA CORRETA)
d) Frustrar as expectativas da comunidade linguística à qual pertencemos, ou seja, os segmentos sociais com alto grau de escolaridade.
Parabéns! A alternativa C está correta. A língua pode ser comparada a um guarda-roupa que dispõem de peças para usarmos em qualquer situação. Quando dominamos a norma culta, teremos vestimenta adequada para qualquer situação formal. A alternativa A está incorreta porque as situações informais e os interlocutores não letrados podem exigir eventualmente de nós um uso coloquial da língua para que a comunicação aconteça. A opção B está incorreta porque a imagem da língua como um guarda-roupa deve incluir peças para qualquer situação, tantos as formais quanto as informais. A opção D está incorreta porque o domínio da norma culta não frustra uma comunidade linguística altamente letrada ou escolarizada.
1. A enunciação é um conceito importante para compreender o que é um discurso, além da distinção e complementaridade entre texto e discurso. Sobre a enunciação, é correto afirmar que:
a) Refere-se à atividade social e interacional em que a língua é colocada em funcionamento por um enunciador (aquele que fala ou escreve), tendo em vista um enunciatário (aquele para quem se fala ou se escreve), produzindo um enunciado. (RESPOSTA CORRETA)
b) A intenção tem pouca importância na produção do texto e, consequentemente, na forma como ele será lido.
c) A intenção é um de seus elementos, estando sempre presente no texto de forma explícita.
d) O produto da enunciação é chamado enunciatário.
e) No campo dos estudos da linguagem, assim como tantas outras noções, a de enunciação apresenta uma única forma de ser apresentada, sendo resumida a dois elementos: enunciador e enunciatário.
Parabéns! A alternativa A está correta. A intenção de quem pergunta é um elemento fundamental na enunciação, assim como a forma com que o texto é recebido pelo enunciatário. O termo enunciação refere-se à atividade social e interacional em que a língua é colocada em funcionamento por um enunciador (aquele que fala ou escreve), tendo em vista um enunciatário (aquele para quem se fala ou se escreve). O produto da enunciação é chamado enunciado. No campo dos estudos da linguagem, o conceito de enunciação, assim como tantos outros, apresenta variações na forma como é definido, conforme a abordagem teórica em que seja tomado.
2. Texto e discurso são conceitos que devem ser compreendidos como distintos e ao mesmo tempo complementares porque:
a) O texto é a parte abstrata e o discurso é a parte concreta.
b) O texto é escrito e o discurso é oral.
c) O discurso é o texto em atividade comunicativa, vindo a público e se realizando. (RESPOSTA CORRETA)
d) O texto é dinâmico e indefinido enquanto o discurso é estático e definitivo.
e) O texto pode ser repetido infinitamente, sempre de formas diferentes, dependendo da bagagem cultural de seus leitores, já o discurso pode ser considerado algo acabado e estático.
Parabéns! A alternativa C está correta. O texto é um produto da enunciação, estático, definitivo. O discurso, por sua vez, é dinâmico: principia quando o emissor realiza o processo de codificação e só termina quando o destinatário cumpre sua tarefa de decodificá-lo. O discurso é histórico. Quando um texto é escrito, finalizado pelo seu autor, pode ser considerado algo acabado e estático. No entanto, o discurso teve seu início juntamente com o texto e vai se completando à medida que o texto vai sendo lido por seus leitores. Por isso, o discurso “é sempre dinâmico e pode ser repetido infinitamente, sempre de formas diferentes, dependendo do repertório de seus leitores”.
3. Compreender que o texto é um todo organizado que produz sentido implica afirmar que, na leitura e na produção textual, é recomendável:
a) Basear a leitura em fragmentos e partes isoladas do texto, sem levar em conta o contexto.
b) Não identificar como texto aquelas produções muito curtas, de apenas uma única palavra, como no exemplo em que alguém grita “Fogo!”, diante de um princípio de incêndio.
c) Estabelecer correspondência e articulação entre as partes do texto, pois as frases não podem ser soltas ou simplesmente amontoadas numa sequência sem sentido e sem unidade. (RESPOSTA CORRETA)
d) Dar pouca ou mesmo nenhuma importância à forma com que o leitor vai receber o texto.
e) Não delimitar o texto escrito num determinado espaço, pois a organização textual pouco importa.
Comentário
Parabéns! A alternativa C está correta.
A opção A está incorreta porque a leitura do texto não deve se basear em fragmentos ou partes isoladas, sem levar em conta o contexto. As alternativas B e E estão incorretas porque textos não se definem por serem grandes ou pequenos, mas por serem delimitados em algum espaço e produzirem sentido. A opção D está incorreta porque a forma pela qual o leitor recebe o texto tem sua importância na produção textual. A resposta correta é a C por primar pela coesão textual.
4. O texto bem escrito deve ter suas partes articuladas adequadamente, ou seja, deve ter a marca da coesão textual. No texto abaixo, há graves problemas de coesão textual.
A diretora da escola convocou os pais e os responsáveis dos alunos da escola para uma reunião de pais e responsáveis dos alunos ontem à tarde, por isso poucos compareceram, porém, uma forte chuva inundou os principais acessos ao colégio.
Assinale a alternativa que apresenta o restabelecimento da coesão textual.
a) A diretora convocou para uma reunião ontem à tarde, pois uma forte chuva inundou os acessos à escola, uma vez que poucos compareceram.
b) A diretora da escola convocou os pais e os responsáveis dos alunos da escola para uma reunião ontem à tarde na escola, mas poucos pais e responsáveis dos alunos da escola compareceram, porque uma forte chuva inundou os principais acessos à escola.
c) A diretora da escola convocou os pais e os responsáveis dos alunos para uma reunião ontem à tarde, porque poucos compareceram, mas uma forte chuva inundou os principais acessos ao colégio.
d) Uma vez que a diretora da escola convocou os pais e os responsáveis dos alunos para uma reunião ontem à tarde, poucos compareceram, porém, uma forte chuva inundou os principais acessos ao colégio.
e) A diretora da escola convocou os pais e os responsáveis dos alunos para uma reunião ontem à tarde, mas poucos compareceram devido a uma forte chuva que inundou os principais acessos ao colégio. (RESPOSTA CORRETA)
Parabéns! A alternativa E está correta. A alternativa correta é a única que apresenta uma versão do texto em que as repetições desnecessárias são evitadas, o sentido de oposição entre a primeira e a segunda parte é estabelecido e a articulação com sentido de causa e efeito é recuperada entre o último e o segundo período.
5. Os gêneros textuais devem ser corretamente identificados com:
a) Textos presentes em nosso dia a dia e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. (RESPOSTA CORRETA)
b) Um conjunto limitado de características deter­minadas por propriedades linguísticas e gramaticais.
c) A classificação que tipifica os textos em narração, descrição, argumentação, injunção e exposição.
d) Os textos exclusivamente produzidos por meio da escrita.
e) Os textos exclusivamente orais.
Parabéns! A alternativa A está correta. As opções B e C correspondem a características dos tipos textuais. As alternativas D e E estão incorretas porque os gêneros textuais se realizam tanto em textos escritos quanto em orais.
6. (ENEM 2013)
A diva
Vamos ao teatro, Maria José?
Quem me dera,
desmanchei em rosca quinze kilos de farinha,
tou podre. Outro dia a gente vamos.
Falou meio triste, culpada,
e