Como os seres humanos faziam as tintas para serem utilizadas nas pinturas rupestres na Pré

Como os seres humanos faziam as tintas para serem utilizadas nas pinturas rupestres na Pré

Sítio Arqueológico-Imagem de Norman-Bosworth-Pixabay

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 23/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. 
No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

As pinturas Pré-históricas são chamadas de PINTURAS RUPESTRES, e elas existem desde muito tempo, desde o período que homens e mulheres moravam em cavernas. A gente pode entender por meio das pinturas rupestres o cotidiano das pessoas, como eram os animais daquela época, a dança, a caça…

Como os seres humanos faziam as tintas para serem utilizadas nas pinturas rupestres na Pré
Sítio Arqueológico-Imagem de Norman-Bosworth-Pixabay

A Pintura Rupestre é a mais antiga representação artística da história da humanidade. Teve início há mais ou menos 30 ou 40 mil anos. As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais.

O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos. São marcas deixadas por nossos antepassados que fazem com que nós podemos ter acesso ao que era, ou como poderia ser, a vida naquela época.

Parece que eles acreditavam que ao desenhar um animal a alma dele ficava presa no desenho e assim capturar o animal durante a caça ficaria mais fácil. Mas isso é uma hipótese, ou seja: é uma interpretação que temos, não temos certeza se era assim mesmo. Pois é, sobre como os homens e as mulheres viviam na pré-história não temos certeza, certeza. Temos interpretações, pois nesse período a escrita ainda não tinha sido inventada, daí não tiveram como deixar registrado por meio da escrita como eles viviam.

Vamos assistir a um vídeo para entender um pouco mais sobre esse tipo de pintura?

Muita coisa a gente tem para aprender com esses registros deixados por nossos antepassados!

ATIVIDADE 1

Agora, desenhe em seu caderno de Arte algumas pinturas rupestres. Lembre-se de indicar em qual sítio arqueológico ela está, ou seja, o lugar onde são encontradas as pinturas rupestres que você usou para fazer seus desenhos.


Ensino Fundamental – Turmas D e E – Experiências e Curiosidades


Componentes Objetos de Conhecimento/ Conteúdos Habilidades
    História Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico. Identificar a gênese da produção do saber histórico, conhecer as principais formas de registro da história e reconhecer o papel do historiador como uma tarefa metódica de interpretação de fontes e vestígios diversos que facilitam a compreensão do presente.
História A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias. Entender a importância da produção histórica como ferramenta que nos permite analisar e compreender o tempo presente e explorar criteriosamente as múltiplas relações históricas que envolvem nosso passado e memória. Entender o processo do conhecimento histórico como exercício intelectual disciplinar para a formação de ideias, formulação de opiniões e análises estritas e racionais sobre as coisas e os fatos humanos.
Língua Portuguesa Leitura de imagens em narrativas visuais. Compreender os efeitos de sentido construídos a partir de recursos gráfico-visuais.
Componentes / Objeto de Conhecimento / Habilidades – DC GO

Como os seres humanos faziam as tintas para serem utilizadas nas pinturas rupestres na pré

Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante” para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável. Com gordura de animais e seiva de plantas, esse problema foi resolvido.

Como os humanos da pré

O homem raspava alguns minérios para obter o pó colorido e misturar com cera de abelha ou resina de árvore. Além disso, as análises de pigmentos mostraram a utilização de carvão (restos das fogueiras) com saliva, óleos vegetais e até mesmo sangue.

Como eram feitas as pinturas rupestres na pré

A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.

Que material o homem utilizava para fazer as pinturas rupestres?

Materiais Utilizados na Pintura Rupestre Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.