Como tem se comportado a taxa de natalidade brasileira nas últimas décadas?

Questão 1

(UPE) Analise o gráfico a seguir:

Como tem se comportado a taxa de natalidade brasileira nas últimas décadas?

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, apresentando, consequentemente, taxas de longevidade acima das de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil encontra-se no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

ver resposta


Questão 2

(MACK) O Brasil em 2020 será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). É também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.

Como tem se comportado a taxa de natalidade brasileira nas últimas décadas?

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras ou F para as alternativas falsas.

I.( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX em virtude da intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres. Esse fato elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

II.( ) Em virtude da mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. A conjugação desses aspectos explica a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

III.( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Nesse sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo, é:

a) VVV

b) FVV

c) VVF

d) FVF

e) VFV

ver resposta


Questão 3

Sobre a pirâmide etária da população brasileira, assinale a alternativa incorreta:

a) Anteriormente, nascia no Brasil um número elevado de crianças, portanto, apresentava-se uma pirâmide com base estreita, indicando baixo número de idosos, e topo alargado, indicando elevada taxa de natalidade.

b) A pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos de barras horizontais, indicando a faixa etária separada por sexo: homens à esquerda, e mulheres à direita.

c) Em 1980, o Brasil era considerado um país jovem. Atualmente, é considerado um país adulto com perspectiva de transformar-se em um país idoso até 2050.

d) A mudança no perfil demográfico brasileiro deve-se a fatores como diminuição da taxa de natalidade somada à diminuição da taxa de mortalidade.

ver resposta


Questão 4

Relacione os indicadores demográficos às suas respectivas definições:

( 1 ) Taxa de natalidade

( ) Número de óbitos ocorridos no período de um ano calculado a cada mil habitantes.

( 2 ) Taxa de mortalidade

( ) Representa a média de filhos por mulher ao longo de seu período fértil.

( 3 ) Taxa de fecundidade

( ) Número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas, calculado a cada mil habitantes.

( 4 ) Crescimento vegetativo

( ) Representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano.

a) 2,1,3,4

b) 2,3,1,4

c) 3,2,4,1

d) 3,1,4,2

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

No Brasil, é possível constatar declínio da taxa de fecundidade em decorrência de fatores como a intensa urbanização e o ingresso cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. A diminuição das taxas de fecundidade e de natalidade, por consequência, é acompanhada do aumento do número de idosos. Contudo, as regiões apresentam características distintas, como urbanização, índices de violência e indicadores sociais. Portanto, o envelhecimento populacional não é uniforme.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

I. Falsa: a diminuição da fecundidade no Brasil não está relacionada à necessidade de mão de obra no campo. A mecanização do campo substituiu a mão de obra humana. A queda da fecundidade é decorrente de fatores como urbanização, que mudou a configuração das famílias, e ingresso das mulheres no mercado de trabalho, que tem levado as mulheres a terem filhos cada vez mais tarde.

II. Verdadeira

III. Falsa: o envelhecimento da população demanda elevados custos do Estado com aspectos sociais.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

A base da pirâmide representa o número de crianças e jovens, e o topo representa o número de idosos. Portanto, a base era alargada, e o topo era estreito.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

voltar a questão


Como se apresentam as taxas de natalidade brasileira na atualidade?

A taxa de natalidade no Brasil, que apresenta queda há pelo menos seis anos e teve esse movimento intensificado durante a pandemia de Covid-19, segue em declínio em 2022. É o que revelam dados do Portal da Transparência do Registro Civil. Em março deste ano, cerca de 233 mil pessoas nasceram no país.

Porque a taxa de natalidade têm caído nos últimos anos?

A taxa de natalidade caiu e a culpa é da Covid-19 A alta mortalidade e a recessão econômica foram as principais causas para que os índices de natalidade caíssem em 2020. Este cenário de crise, que deve se estender por mais um bom tempo, fez com que muitos casais adiassem ou desistissem da ideia de ter filhos.

O que justifica a queda da taxa de natalidade no Brasil nos últimos anos?

Os motivos para essa diminuição são vários: maior escolarização, aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, uso maior de contraceptivo, entre outros.

Qual foi a taxa de natalidade no Brasil?

Taxa Bruta de Natalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015.