Como as pinturas rupestres podem contar a história de um homem no passado?

Expressão artística da Pré-história, a arte rupestre mostra-nos que a complexidade nas técnicas de pintura e escultura é uma característica antiga da humanidade.

A representação artística possivelmente foi uma das primeiras formas de expressão utilizadas pelos seres humanos para expor situações vividas no cotidiano. A arte da Pré-História da humanidade, denominada de arte rupestre, como forma de expressão, provavelmente surgiu conjuntamente, ao longo de milhares de anos, à linguagem oral. O termo oral foi aqui utilizado para diferenciá-la da linguagem pictórica, da linguagem das imagens, na qual se inclui a arte rupestre.

O que conhecemos como mais antigo na arte rupestre são as imagens pintadas em paredes, rochedos e estalactites de cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Representação das pinturas e sua função mística

Um erro comum é associar as pinturas rupestres aos desenhos feitos pelas crianças contemporâneas. Hoje em dia, é aceito por quase a totalidade dos pesquisadores que as pinturas rupestres são uma forma de expressão artística, carregadas de significados e de técnicas complexas de produção.

Em razão da longa distância temporal, é extremamente difícil para os pesquisadores apontar um significado preciso a respeito das produções artísticas dos seres humanos primitivos. Uma hipótese de significado ligada às cenas de caça, por exemplo, é a de que, ao pintar-se como um caçador e também imprimir na parede o animal que seria seu alvo, o homem primitivo já estaria atacando sua presa.

Possivelmente, para ele, a pintura não era apenas uma imagem, era o próprio animal que estava ali presente. Ao desenhar a caça e o abatimento da presa, ele já estaria atacando o animal e enfraquecendo-o. Logo, quando os encontrasse, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao poder desses caçadores. Nesse sentido, a pintura rupestre tinha um caráter místico, que transcendia o próprio ato da pintura, ligando-a às manifestações da vida real.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de produção artística

A complexidade das pinturas não se limitou apenas ao significado. As técnicas de pintura eram complexas. Um exemplo pode ser encontrado nas pinturas da Caverna de Chauvet, na França, feitas entre 30 mil e 15 mil anos atrás.

Como as pinturas rupestres podem contar a história de um homem no passado?

Leões representados em pintura rupestre na caverna de Chauvet, na França

Nessas imagens é possível perceber técnicas de sombreamento das figuras que seriam usadas novamente apenas na época do Renascimento. Noções de perspectivas e de movimento dos grupos animais também impressionaram os pesquisadores que descobriram a caverna na década de 1990.

Produções esculturais

Esculturas também estiveram presentes nas formas de manifestações da arte rupestre. As descobertas arqueológicas indicam que tais tipos de produção artística foram mais comuns durante o período Neolítico.


Vênus de Willendorf, uma das mais antigas esculturas conhecidas, representando a mulher e, possivelmente, a fertilidade

O lento processo de sedentarização teria proporcionado um tempo maior às pessoas da época para dedicarem-se às expressões artísticas, resultando inclusive no aprimoramento de técnicas de produção, utilizando cerâmicas, entalhando madeira e outros materiais, polindo-os, entre outros procedimentos, o que demonstraria outros níveis de abstração. Um dos exemplos mais conhecidos dessas esculturas é a chamada Vênus de Willendorf, uma figura feminina possivelmente utilizada como símbolo da fertilidade.

A arte rupestre foi uma das primeiras formas de comunicação. Ela está presente até hoje em todos os continentes

Letícia Yazbek Publicado em 28/03/2020, às 11h00 - Atualizado em 12/03/2022, às 11h00

A arte rupestre é o conjunto de desenhos, pinturas e inscrições feitas pelo homem pré-histórico, há cerca de 40 mil anos, nas paredes de cavernas ou nas superfícies de grandes rochas. Os especialistas não sabem com certeza qual a função dessas imagens. Mas, hoje, elas são muito importantes para o estudo da pré-história, pois fornecem dados e informações sobre os costumes e o modo de vida dessa época.

Os desenhos representavam animais e pessoas em cenas do cotidiano, como caça, agricultura e dança, além de eventos como o nascimento de um bebê ou a morte de alguém. Os animais retratados eram aqueles que serviam de alimento ou que atacavam o espaço habitado pelos homens, como bisontes, cavalos, mamutes e cervos.

Também eram feitos desenhos geométricos, como círculos, pontos, cruzes e espirais — o significado desses símbolos ainda é cheio de mistério. Em outros casos, eram feitas marcas das mãos nas paredes.

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

Os desenhos também tinham uma função importante para os rituais religiosos. Algumas pesquisas já mostraram que as cavernas onde eram feitas a arte rupestre não eram próximas às aldeias onde os homens viviam. Por isso, os pesquisadores acreditam que os homens pré-históricos encaravam essa atividade como algo que tinha um significado maior e precisava de um lugar especial.

Outros especialistas afirmam que os homens pré-históricos acreditavam no poder das imagens que desenhavam. Eles imaginavam que, criando imagens de presas em situações de caça, conseguiriam caçar animais reais.

Como as pinturas foram feitas em lugares isolados, dentro de cavernas, grande parte delas resistiu ao tempo. Elas podem ser vistas em vários lugares do mundo.

As pinturas rupestres mais famosas e antigas foram encontradas na Espanha e na França. Os desenhos da Caverna de Chauvet, na França, foram feitos há cerca de 32 mil anos. Eles representam leões, rinocerontes, mamutes e seres humanos, em tinta preta. Já as pinturas das grutas de El Castillo e Altamira, no norte da Espanha, devem ter sido feitas há cerca de 40 mil anos. Elas retratam cervos, bisões e cavalos, além de mãos humanas, e foram feitas na cor vermelha.

É possível encontrar manifestações de arte rupestre em todo o território brasileiro. Um dos sítios arqueológicos mais estudados fica no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Lá, podem ser encontradas imagens coloridas que representam cenas cotidianas.

O que as pinturas rupestres representam para a história?

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Como as pinturas dos nossos antepassados chegaram ao nosso conhecimento?

Primeiros registros da arte rupestre Porém, no século XX, aquelas pinturas e gravuras encontradas foram aceitas como realizadas pelo homem pré-histórico. Atualmente, afirma-se que a arte rupestre teve início com a chegada do homem de Cro-Magnon (população primitiva do homo sapiens) à Europa.

Qual é a importância das pinturas rupestres para o estudo da Pré

Algumas pesquisas já mostraram que as cavernas onde eram feitas a arte rupestre não eram próximas às aldeias onde os homens viviam. Por isso, os pesquisadores acreditam que os homens pré-históricos encaravam essa atividade como algo que tinha um significado maior e precisava de um lugar especial.

Como os seres humanos faziam as tintas para serem utilizadas nas pinturas rupestres na Pré

Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante” para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável. Com gordura de animais e seiva de plantas, esse problema foi resolvido.