Como os países ricos ficaram ricos e por que os países pobres continuam pobres?

REINERT, Eriki S. Emulação: como os países ricos ficaram ricos. In: Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltad, 2008. p. 119 - 152. (34 págs).

Clique no link Aula 4 - Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres.pdf para visualizar o arquivo.

◄ História, Estratégia e Desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo

Seguir para...

Economia Política Internacional: Fundamentos Teóricos e as Relacções Internacionais do Brasil - I ►

Main Article Content

Resumo

Resenha da obra:

REINERT, Erik S.. Como os países ricos ficaram ricos ...e por que os países pobres continuam pobres. Rio de Janeiro: Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar

Felix, J. S. (2018). Como os países ricos ficaram ricos. e por que os países pobres continuam pobres. Sociedade E Estado, 33(02), 607–612. https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302016

Referências

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; OREIRO, José Luís; MARCONI, Nelson. Macroeconomia desenvolvimentista, teoria e política econômica do novo desenvolvimentismo. São Paulo: Elsevier, 2016.

CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada. A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

FELIX, Jorgemar Soares. A previdência do Chile e o “exagero do neoliberalismo”. Revista Brasileiros (blog), 2016. Disponível em: <http://brasileiros.com.br/2016/06/previdencia-chile-e-o-exagero-neoliberalismo/>. Acesso em: 26 Mar. 2017.

LAGARDE, Christine. Discurso em Davos. BBC Brasil, 18 Jan. 2017. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38670576>. Acesso em: 26 Mar. 2017.

OSTRY, Jonathan D.; LOUNGANI, Prakash; FUCERI, Davide. Neoliberalism: oversold? Finance & Development, p. 38-41, Jun. 2016.

Cadernos do Desenvolvimento

Usuário

Login
Senha
Lembrar usuário

Notificações

  • Visualizar
  • Assinar

Conteúdo da revista

Pesquisa
Escopo da Busca

Procurar

  • Por Edição
  • Por Autor
  • Por título
  • Outras revistas

Informações

  • Para leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Tamanho de fonte


Ajuda do sistema

Open Journal Systems

Sobre o autor

Helena Lastres

Pesquisadora e professora associada à RedeSist, IE/UFRJ.

Palavras-chave América Latina CEPAL COVID-19 Celso Furtado Complexo Econômico-Industrial da Saúde Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), Sistema Único de Saúde (SUS) Covid-19 Desenvolvimento Desenvolvimento Econômico Desenvolvimento e Saúde Desequilíbrios Regionais Economia Ecológica Financeirização Formação Econômica do Brasil História do Pensamento Econômico Inclusão Social Indústria 4.0 Resenha Sistema Único de Saúde (SUS) Subdesenvolvimento

  • Capa
  • Sobre
  • Acesso
  • Cadastro
  • Pesquisa
  • Atual
  • Anteriores
  • Notícias
  • Site do Centro Celso Furtado

Capa > v. 12, n. 20 > Lastres

Como os países ricos ficaram ricos...e por que os países pobres continuam pobres | Erik S. Reinert

Helena Lastres


Resumo

Como os países ricos ficaram ricos... e por
que os países pobres continuam pobres
De Erik S. Reinert
Rio de Janeiro: Contraponto Editora/Centro Celso Furtado, 2016.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Como os países ricos ficaram ricos e por que os países pobres continuam pobres?

Não poderia ter saído em melhora hora a versão em português do livro mais importante de Erik Reinert (editora Contraponto). Trate-se de um dos melhores livros já escritos sobre a história e a teoria do desenvolvimento econômico. Em tempos de vitória de Trump e Brexit não custa repetir uma frase dita ad nauseam nos anos 90 e que parece mais atual do que nunca: é a economia estupido! O magistral livro de Reinert nos ajuda a entender como os países ricos ficaram ricos e porque os países pobres continuam pobres. Acrescentaria eu: como agora alguns países ricos empobrecem até. Além de sua tradicional competência em teoria, história e história do pensamento econômico, Reinert nos brinda ainda na versão em português com um breve resumo dos caminhos e descaminhos das ideias sobre desenvolvimento econômico na língua portuguesa desde o século XVII. Vale muito a leitura. Para os autores clássicos do desenvolvimento econômico as atividades produtivas são diferentes em termos de suas habilidades para gerar crescimento e desenvolvimento. Atividades com altos retornos crescentes de escala, alta incidência de inovações tecnológicas e altas sinergias decorrentes de divisão do trabalho dentro das empresas e entre empresas são fortemente indutoras de desenvolvimento econômico segundo a leitura de Reinert. São atividades onde em geral predominam competição imperfeita e todas as características desse tipo de estrutura de mercado (importantes curvas de aprendizagem, rápido progresso técnico, alto conteúdo de R&D, grandes possibilidades de economias de escala e escopo, alta concentração industrial, grandes barreiras à entrada, diferenciação por marcas, etc).

Reinert nos mostra como esse grupo de atividades de alto valor agregado se contrapõe às atividades de baixo valor agregado, em geral praticadas em países pobres ou de renda média com típica estrutura de competição perfeita (baixo conteúdo de R&D, baixa inovação tecnológica, informação perfeita, ausência de curvas de aprendizado e possibilidades de divisão do trabalho. O aumento de produtividade de uma economia viria justamente da subida da escada tecnológica, migrando de atividades de baixa qualidade para as atividades de alta qualidade, rumo à sofisticação tecnológica do tecido produtivo. Para isso a construção de um sistema industrial complexo e diversificado é fundamental, sujeito a retornos crescentes de escala, altas sinergias e linkages entre atividades. A especialização em agricultura e extrativismos não permitiria esse tipo de evolução tecnológica. Migrar de atividades de baixa qualidade (concorrência perfeita) para as atividades de alta qualidade (concorrência imperfeita) é tarefa de enorme dificuldade. Reinert nos mostra que desse salto depende o processo de desenvolvimento Econômico. Por definição as atividades de alta qualidade aparecem em mercados com estruturas de oligopólio e concorrência monopolística o que já dificulta sobremaneira a entrada de novos players de países emergentes. Barreiras à entrada, grandes economias de escala e diferenciação por marcas são algumas das características desses mercados que dificultam muito o acesso de novas empresas do mundo emergente. Alguns exemplos ilustram facilmente o ponto e ajudam a entender como a economia mundial está estruturada em termos desses mercados. Aviões: Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer. Automóveis: Toyota, Hyundai, GM, Ford, Fiat. Alimentos processados: Nestlé, Danone. Eletrônicos: Apple e Samsung e assim por diante. Os exemplos nos setores de manufaturas e bens complexos são abundantes. Para se desenvolver um país precisa ser capaz de constituir empresas nesses setores já muito bem ocupados onde os potenciais de economias de escala e lucros são enormes: aí está a produtividade. Tarefa nada fácil para um país emergente.

Reinert mostra como podemos usar as ideias de Michael Porter para entender a microeconomia do Desenvolvimento Econômico: como evitar trabalhar onde não há barreiras à entrada, economias de escala e escopo e onde a informação é razoavelmente perfeita. Entender o subdesenvolvimento é compreender o que acontece nas indústrias onde as estratégias de Porter não funcionam – as “dog industries” que ele diz a seus clientes para se manterem longe. “Star industries” são atividades onde em geral predominam competição imperfeita e todas as características desse tipo de estrutura de mercado. Esse grupo de atividades se contrapõe às atividades de baixo valor agregado “dog industries”, em geral praticadas em países pobres ou de renda média. No livro “A vantagem competitiva das nações”, Porter leva as conclusões tiradas da arena da competição industrial para o nível nacional. O conselho que ele dá às nações é essencialmente o mesmo que ele dá às corporações: cultivar “star industries” e manter-se longe das “dog industries”. A “competitividade” no esquema de Porter consiste em posicionar seu próprio país nas atividades de “stars”. Segundo Erik Reinert, as recomendações da estratégia de Porter são essencialmente uma versão mais sofisticada das recomendações das escolas de pensamento mercantilistas e cameralistas que ele analisa longamente ao longo do livro. Reinert construiu durante décadas uma biblioteca de mais de 60.000 volumes com pensadores esquecidos do mercantilismo italiano, alemão, francês e inglês.

Dessa análise surgem no livro duas rotas possíveis para as diversas nações. A primeira que leva ao desenvolvimento econômico e a constituição e manutenção de atividades com retornos crescentes de escala, especialmente, mas não unicamente, manufaturas. As economias de escala permitem aumentos significativos de produtividade, pressionam salários para cima e geram lucros e excedentes tributáveis. Os salários mais altos geram maior poupança e maior demanda por bens mais sofisticados. Os excedentes tributáveis permitem aos governos taxar e investir, de preferência em infraestrutura e atividades públicas que estimulem inovações. O aumento do custo do trabalho estimula novas ondas de investimento em máquinas que poupam trabalhadores, mas aumentam ainda mais a produtividade. Assim o sistema vai se retroalimentando num ciclo virtuoso. O oposto ocorre em economias pobres que se dedicam a atividades com baixos retornos de escala, especialmente extrativismos de commodities. Os salários reais não sobem de forma consistente, pois não ha ganhos de produtividade relevantes no sistema. Não há excedentes para aumentos de lucros, poupança e tributação. Nesse caso o sistema fica preso numa armadilha de pobreza; um círculo vicioso sem investimentos e inovações tecnológicas relevantes, dependente das oscilações do mercado mundial de commodities: a boa e velha historia da América Latina.

10 liçoes de Economia para entender o Brasil

Livro aqui: http://www.contrapontoeditora.com.br/produto.php?id=10011

Como os países ricos ficaram ricos e por que os países pobres continuam pobres?

Eua tomado por oligopólios: https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2018-11-25/the-myth-of-capitalism-exposed?srnd=opinion&cmpid%3D=socialflow-twitter-view&utm_campaign=socialflow-organic&utm_content=business&utm_source=facebook&utm_medium=social&cmpid=socialflow-facebook-business

Só países ricos e de renda média são capazes de produzir carros, por quê?

Por que o desenvolvimento econômico não ocorre naturalmente em todos os países? Monopólios e concorrência monopolistica no mercado mundial

Como os países ricos ficaram ricos e por que os países pobres continuam pobres?

Como os países ricos ficaram ricos e os pobres continuam pobres?

Livro | Como os países ricos ficaram ricos...e por que os países pobres continuam pobres. Nesta obra o autor recupera autores esquecidos da história do pensamento econômico para reconstruir uma teoria neoclássica hegemônica dos dias atuais.

Por que existe países ricos e países pobres de acordo com seus conhecimentos?

As razões que levam uma nação a ser diferente da outra, principalmente nas questões monetárias, vão muito além das condições geográficas ou culturais. A resposta para a pergunta que se faz sobre o porquê de tamanha discrepância pode estar diretamente relacionada aos tipos de políticas econômicas adotadas.

Como os países ricos ficam ricos?

O livro traz uma abordagem crítica aos modelos econômicos padrões, diga-se liberalistas, amplamente propagados pelas nações capitalistas ricas, nas quais sugerem que tais modelos são os reais mecanismos de promoção do crescimento e do desenvolvimento econômico, quando, na verdade, servem apenas para que países ricos ...

Porque tem países ricos e pobres?

Esta pobreza resulta de uma desigualdade de acesso aos bens produzidos, causada por injustiças sociais e económicas. As estratégias de re- distribuição dirigem-se, funda- mentalmente, a esse tipo de po- breza.