Como a radiação solar influência no tempo e no clima de uma região?

Sâo Paulo - Pela primeira vez, uma equipe de pesquisadores conseguiu reconstruir a atividade solar no final da última era do gelo, há cerca de 10.000-20.000 anos atrás, com análises de núcleos de gelo na Groenlândia e formação de cavernas na China.

Durante o último glacial máximo, a Suécia estava coberta com uma grossa camada de gelo que se estendia até o norte da Alemanha, e os níveis do mar eram mais de 100 metros abaixo de hoje, porque a água estava congelada nestas formações.

O novo estudo mostra que a variação solar influencia o clima de forma semelhante, não importa se o tempo for extremo, como foi na Era do Gelo, ou como é atualmente.

“O estudo mostra uma ligação inesperada entre a atividade solar e a mudança do clima. E ainda que a atividade solar não é nada de novo e influencia o clima principalmente em nível regional. Entender estes processos nos ajuda a prever melhor o clima em certas regiões,” disse hoje Raimund Muscheler, professor de Geologia Quarternária na Universidade de Lund, na Suécia, e co-autor do estudo.

O impacto do sol é um tema de debates atuais, especialmente tendo em vista o aquecimento global menor que o esperado nos últimos 15 anos.

Ainda existe muita incerteza sobre como ele afeta o clima, mas o estudo sugere que a energia solar direta não é o fator mais importante, e sim efeitos bastante indiretos sobre a circulação atmosférica.

Outro estudo, que examina os últimos 150 anos, e dirigido por Kalevi Mursula, físico espacial da Universidade de Oulu, na Finlândia, trata de clima espacial, incluindo radiação e partículas em nosso sistema solar.

Ele mostra que um período de 100 anos de intensa atividade solar está chegando a seu final.

Mursula afirma que a razão por trás da atividade solar ainda não é conhecida. Uma hipótese é que ciclos solares longos são causados por forças gravitacionais dos planetas no sistema solar.

Segundo o cientista, estudos recentes mostraram que mudanças no ciclo solar afetam o tempo no Atlântico Norte, já que nos anos de fortes ventos solares números maiores de partículas entram na atmosfera, onde podem dissolver a camada de ozônio.

Isto causa aumento de temperaturas no norte da Europa, afirma, de acordo com o Helsinki Times.

O clima estuda um dos quatro domínios globais: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera. Os processos atmosféricos influenciam e são influenciados pelos outros processos naturais e por atividades humanas.

Para definir clima é necessário apresentar o tempo atmosférico, que pode ser definido como as condições de temperatura, umidade, pressão, estabilidade (sem nuvens) ou instabilidade (nublado ou com chuva) em um determinado lugar em certo dia. É como se tirássemos uma foto de uma pessoa, ela mostra a pessoa somente naquele instante.

O clima pode ser definido como a sucessão habitual de tempos atmosféricos ou a síntese do tempo atmosférico num dado lugar, durante um período de aproximadamente 30 a 35 anos. Podemos dizer que, provavelmente, no próximo verão, na maior parte do Brasil, estará mais quente e mais chuvoso (em áreas de clima tropical continental) ou menos chuvoso (como no litoral do Nordeste), pois isto ocorreu durante os últimos 30 a 35 anos no mínimo.

Quando estudamos o clima estamos preocupados em determinar as regularidades de temperatura, pressão e umidade (elementos climáticos), bem como os fenômenos irregulares, como o El Niño, por exemplo.

O clima é influenciado/determinado pelos fatores climáticos, entre os quais se destacam:

1) Latitude

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Os raios solares sobre a Terra atingem a superfície de forma desigual. Por exemplo, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o Sol atinge a superfície de forma perpendicular ou pouco inclinado, isto é, ao meio dia no hemisfério sul o Sol está exatamente sobre as nossas cabeças (no verão) ou um pouco inclinado para o norte (no inverno). Quem está muito próximo dos pólos, no verão, enxerga o Sol 24 horas por dia, mas ele está sempre inclinado e, mesmo ao meio dia, parece o Sol do início da manhã. No inverno não se vê o Sol.

2) Altitude

Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento. Além disso, nas baixas altitudes o ar é mais concentrado (maior densidade) e por isso tem maior capacidade de acumular calor, enquanto nas altas altitudes o ar é mais rarefeito e possui menor capacidade de armazenar calor. A altitude é tão importante para a determinação da temperatura que mesmo em áreas de baixa latitude podemos encontrar montanhas com neve eterna.

3) Albedo

O albedo é definido como o índice de reflexão dos raios solares. Quanto maior a reflexão, menor será o calor acumulado. Ao atingirem a superfície, os raios solares encontram diferentes materiais como o gelo ou o asfalto, o gelo é muito claro e por isso reflete a maior parte da energia solar (albedo de 50 a 70% e absorve 50 a 30%), a cidade é muito mais escura e reflete apenas de 14 a 18% (absorve 86 a 82% da energia solar). Consequentemente a cidade é muito mais quente que as superfícies brancas. Por sua vez, as florestas refletem de 3 a 10% e a água reflete de 2 a 4%.

Como a radiação solar influência no clima é no tempo?

Radiação solar As áreas da Terra que recebem esses raios com maior intensidade (Linha do Equador) costumam ter temperaturas médias maiores, enquanto as áreas que recebem menos esses raios costumam ser mais frias, salvo quando há interferência de outros fatores.

Qual a influência da radiação no clima?

A radiação solar é a maior fonte de energia para o processo de evapotranspiração. O potencial de radiação que incide no parreiral é determinado pela localização e época do ano. A temperatura do ar interfere na atividade fotossintética das plantas.

Qual a importância da radiação solar para o clima?

A radiação solar é a energia emitida pelo Sol através de ondas eletromagnéticas e dela depende a vida na Terra. Além de determinar as dinâmicas e tendências atmosféricas e climatológicas, torna possível a fotossíntese das plantas, entre outros processos.

Como a radiação solar influência na variação da temperatura do ar?

Geralmente, durante umas poucas horas após o período de máxima radiação solar, o calor fornecido pela Terra à atmosfera é maior que o emitido pela atmosfera para o espaço. Em conseqüência, geralmente a temperatura do ar é máxima a tarde.