Artigo de opinião exemplos prontos

O artigo de opinião é um texto jornalístico de base argumentativa em que o seu autor defende um ponto de vista sobre determinado tema. O autor do artigo de opinião é chamado de articulista e geralmente é um jornalista ou figura pública com autoridade sobre o tema a ser tratado.

Atualmente, os artigos são lidos em meio impresso e digital e são responsáveis por fomentar as principais discussões nas redes sociais, justamente por trazerem uma série de temas e assuntos polêmicos que mobilizam a sociedade.

Saiba mais: Dissertação — uma das modalidades textuais mais cobradas em concursos e vestibulares

Tópicos deste artigo

  • 1 - Resumo sobre artigo de opinião
  • 2 - Videoaula sobre artigo de opinião
  • 3 - O que é um artigo de opinião?
  • 4 - Quais são as características do artigo de opinião?
  • 5 - Qual a estrutura do artigo de opinião?
  • 6 - Como se faz um artigo de opinião?
  • 7 - Exemplo de artigo de opinião

Resumo sobre artigo de opinião

  • O artigo de opinião é um texto jornalístico de caráter argumentativo em que o seu autor (articulista) defende um ponto de vista sobre determinado tema de relevância social.

  • Apresenta características associadas ao gênero jornalístico, como o uso de linguagem acessível, a preferência por verbos na voz ativa, a escrita leve, concisa e agradável, a ausência de elementos coloquiais, salvo exceções, e o uso de períodos curtos nas orações.

  • Estruturalmente, é organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Para desenvolvê-lo, é preciso definir um tema e uma tese, colocar um título instigante, contextualizar o seu leitor, trazer argumentos com base em uma construção de raciocínio linear, e, por fim, apresentar uma solução para o problema ou deixar uma reflexão ao leitor.

Videoaula sobre artigo de opinião

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é um artigo de opinião?

O artigo de opinião é umtexto predominantemente argumentativo em que o autor defende um ponto de vista, o qual se dá sobre determinado temade relevância social, sendo publicado em um veículo de circulação impresso ou digital.

Por se tratar de um texto que traz uma opinião pessoal, o artigo de opinião, diferentemente do editorial, não reflete necessariamente a opinião do veículo de comunicação que publicou o seu conteúdo. Assim, essa modalidade de texto visa trazer um debate ao público decorrente de uma vontade do articulista de jogar luz sobre determinado tema para a sociedade.

O articulista deve, portanto, utilizar recursos argumentativos a fim de convencer e persuadir o seu leitor acerca da sua opinião sobre o tema debatido. Em seu texto, ele pode trazer uma série de dados, fatos e informações que comprovem a sua tese.

Veja também: Manifesto — outro tipo de texto em que há predomínio da argumentação em defesa de um ponto de vista

Quais são as características do artigo de opinião?

O artigo de opinião é um texto que pertence ao universo do jornalismo. Sendo assim, ele apresenta as seguintes características predominantes em textos dessa esfera:

  • uso de linguagem acessível, tendo em vista um público universal;

  • preferência por verbos na voz ativa;

  • escrita leve, concisa e agradável;

  • ausência de gírias, palavrões ou outros elementos da linguagem coloquial;

  • períodos curtos, a fim de evitar que a leitura se torne cansativa.

Além desses elementos, sabe-se que o artigo de opinião é um texto em que prevalecem a argumentação e a persuasão ao leitor. Assim, pode-se atribuir as seguintes características específicas a ele:

  • Traz à tona discussões envolvendo temas de grande relevância social.

  • Apresenta a opinião de um articulista, geralmente um estudioso ou referência no assunto a ser tratado.

  • Sua escrita obedece à norma-padrão da língua, mas, em determinadas situações, a depender do assunto e contexto, admite o uso de algumas informalidades pontuais.

  • Pode ser escrito em 1ª pessoa do singular, 1ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular.

  • Ele tem uma autoria e, portanto, é assinado.

Qual a estrutura do artigo de opinião?

O artigo de opinião apresenta a seguinte estrutura em sua composição:

  • título;

  • introdução;

  • desenvolvimento;

  • conclusão.

Trata-se da estrutura padrão em textos predominantemente dissertativo-argumentativos. O autor precisa, dentro dessa lógica de estruturação e organização, apresentar ao leitor o tema e a tese a ser defendida, expor os argumentos e dissertar sobre eles trazendo dados, informações ou fatos, e, por fim, trazer uma reflexão final ou mesmo uma proposta de resolução do problema apresentado ao longo do artigo.

Leia também: Tema e título — fatores componentes da construção textual

Como se faz um artigo de opinião?

Para fazer um artigo de opinião, é preciso:

  • Definir o tema a ser abordado, definir uma tese e pesquisar dados, informações e fatos capazes de comprovar seu ponto de vista e persuadir o leitor.

  • Pensar em um título que chame a atenção do seu leitor. Opte por títulos objetivos e simples, mas que instiguem a curiosidade.

  • Contextualizar o tema a ser abordado,na primeira parte do texto (introdução). É nesse momento que você oferecerá os elementos necessários para que o leitor retome o contato sobre o tema ou obtenha informações que o ajudem a compreender o seu conteúdo. As perspectivas do autor sobre o tema também devem estar contidas nessa primeira parte.

  • Oferecer a sua construção argumentativa ao seu leitor, na segunda parte (desenvolvimento). Para uma boa exposição e discussão dos argumentos, é importante colocá-los de forma organizada e linear em seu texto. Assim, o leitor consegue acompanhar a lógica do raciocínio construído.

  • Retomar sua tese, na terceira parte (conclusão), podendo seguir por dois caminhos:

    • apontar possíveis caminhos para a resolução do problema tratado;

    • deixar uma reflexão para que o seu leitor possa pensar de maneira crítica na situação apresentada ao longo do texto.

Exemplo de artigo de opinião

A difícil escolha do Novo Ensino Médio

Em 2017 entrou em vigor a nova BNCC, documento que rege a educação no Brasil. Diante de uma série de elementos que tratam do protagonismo estudantil, nas mais diversas áreas, o Novo Ensino Médio foi apresentado como uma verdadeira solução para os problemas educacionais brasileiros. No entanto, o que temos, de fato, é uma difícil escolha por parte da sociedade: ingresso à universidade ou dedicação exclusiva ao mercado de trabalho?

No século passado, os estudantes brasileiros se deparavam com duas opções de carreira: a carreira acadêmica, o chamado “científico”, e a carreira profissionalizante, os cursos técnicos. No primeiro grupo, tínhamos aqueles interessados em cursos universitários como Medicina e Direito. No segundo, a opção por cursos como o Magistério e a Contabilidade. Em 1996, o governo percebeu que essa escolha nada mais era que uma forma de segmentação de classes.

Em outras palavras, as camadas populares eram direcionadas para os cursos de formação rápida e dedicadas ao mercado de trabalho e com remuneração mais baixa. Por outro lado, as camadas mais altas da sociedade concediam tempo e paciência para que os seus filhos pudessem aderir ao ensino superior. A medida, considerada antiquada, foi revista e optou-se por investir na democratização do acesso às universidades.

No entanto, em 2017, demos alguns passos para trás. O Novo Ensino Médio retoma a antiga escolha do século passado. Qual caminho seguir? A formação técnica ou acadêmica? A nova matriz curricular não possibilita as duas opções e, mesmo que a fizesse, não conseguiria atender tantas demandas distintas. A difícil escolha do nosso presente não é novidade e remete aos problemas antigos da educação brasileira.

Eduardo Ramos, professor da rede pública.


Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação

Como escrever um artigo de opinião passo a passo?

Como escrever um artigo de opinião?.
Introdução: apresentação do tema e seu posicionamento sobre o assunto..
Desenvolvimento: defesa de seu posicionamento com argumentos consistentes..
Conclusão: fechamento do texto sintetizando os argumentos e retomando a opinião apresentada na introdução..

Quais os melhores temas para fazer um artigo de opinião?

Assim, confira abaixo alguns assuntos que podem ser cobrados nas provas e, se necessário, acesse os links dos textos sobre os temas..
Pandemia. ... .
Racismo e Discriminação Social. ... .
Desigualdade Social no Brasil. ... .
Preconceito Linguístico. ... .
Família Contemporânea. ... .
Crise Mundial Econômica. ... .
Política Brasileira. ... .
Pobreza no Brasil..

Como começar um artigo de opinião palavra?

Comece a redigir A primeira coisa que tem que ser feita num artigo de opinião é apresentar o tema ao leitor para que ele entenda o que será discutido no texto e porquê. Esclareça o motivo pelo qual o tema é polêmico, ou seja, por que ele é um problema que merece ser discutido. Isso fará parte da introdução.

O que falar no artigo de opinião?

Normalmente, os artigos de opinião expõem temas de interesse da sociedade. Assim, é usual que sejam abordados fatos recentes, muitas vezes polêmicos, e de grande repercussão.