Cite um local do planeta em que podemos encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso

Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.

Cite um local do planeta em que podemos encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso
Mudanças de Estado Físico

Para saber mais: Água e Ciclo da Água

Os Três Estados Físicos da Água

Dependendo de sua forma, a água pode ser encontrada de três maneiras:

Estado Líquido

Encontrada em maior parte no planeta por meio de rios, lagos e oceanos; o estado líquido não possui forma própria.

Estado Sólido

No estado sólido, a água possui forma, como por exemplo, os cubos de gelos. Isso acontece pois as moléculas de água encontram-se muito próximas devido à temperatura.

Estado Gasoso

No estado gasoso, as partículas de água encontram-se afastadas umas das outras e, por isso, não possui uma forma definida.

Mudanças de Estados Físicos da Água

As Mudanças de Estados Físicos da Água são divididas em 5 processos, a saber:

Fusão

Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor.

Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.

Vaporização

Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o "Ponto de Ebulição" (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC.

Vale lembrar que a Ebulição e a Evaporação são, na realidade, tipos de vaporização. A diferença de ambas reside na velocidade do aquecimento, ou seja, se for realizado lentamente chama-se evaporação; entretanto, se for realizado com aquecimento rápido chama-se ebulição.

Solidificação

Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no refrigerador para fazer os cubos de gelo.

Liquefação

Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento). Como exemplo podemos citar: a geada e o orvalho das plantas.

Sublimação

Mudança do estado sólido para o estado gasoso, por meio do aquecimento. Também denomina a mudança do estado gasoso para o estado sólido (ressublimação), por arrefecimento, por exemplo: gelo seco e naftalina.

Leia também sobre:

  • Mudanças de Estado Físico
  • Propriedades Coligativas
  • Estados Físicos da Matéria
  • Transformações físicas e químicas
  • Exercícios sobre a água

Cite um local do planeta em que podemos encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso

Lana Magalhães

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Quase todos nós temos algum apelido. O nosso planeta também tem alguns, mas os mais famosos deles são o “Planeta Água” e o “Planeta Azul”. Os motivos disso?

Para saber quais são eles, primeiramente devemos nos lembrar de que 75% do nosso planeta é coberto por água, e somente 25% dele é coberto por terra. E, em segundo lugar, temos de recordar, ainda, que, ao ser perguntando como era nosso planeta visto do espaço, um dos nossos astronautas respondeu: "A terra é azul".

Mas será que toda essa água que no planeta Terra está disponível?

Cite um local do planeta em que podemos encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso

A resposta é não! Mais de 97% da água do nosso planeta é salgada, ou seja, não podemos bebê-la. Atualmente,  temos tecnologia para retirar o sal da água do mar e torná-la potável, mas isso custa muito caro.

E onde está toda a água da Terra?

Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta. Enfim: temos uma grande quantidade de água, mas ela está mal distribuída.

O mesmo ocorre em nosso País. O Brasil tem 12% da água doce existente no mundo, mas 80% dessa água está na bacia hidrográfica do rio Amazonas, e é praticamente inviável transportá-la desse rio para as outras regiões do Brasil. Isso seria muito caro.

A nossa atitude em relação à água deve ser a de preservá-la e a de conservar sua quantidade e qualidade. A água está presente em nosso dia a dia de diversas formas, e para a produção de várias coisas, desde o papel até a energia que usamos para ligar nossa TV todos os dias. Assim, se faltar água com certeza nossa vida ficará mais difícil.

Para não desperdiçarmos esse líquido precisoso que é água, cada um de nós deve se lembrar de economizar pelo menos algumas gotinhas dele; pois todas elas, juntas, significarão mais oferta de água para que nosso futuro seja bem molhado.

Onde podemos encontrar a água no estado líquido sólido e gasoso?

Os diferentes estados físicos da água podem ser observados, naturalmente, no nosso planeta. A água dos rios e mares, por exemplo, está no estado líquido. Já a água das geleiras está no estado sólido, e, na atmosfera, encontramos a água no estado gasoso.

Que local podemos encontrar água no estado gasoso?

ESTADO GASOSO A água, nesse estado, é encontrada nas regiões onde ocorrem vulcões, nos depósitos subterrâneos e, principalmente, na atmosfera sob forma de vapor d'água. Do total de água existente no planeta, 0,005% encontra-se no estado gasoso.

Que forma a água está presente na natureza nos estados sólido líquido e gasoso?

A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, a água também não tem forma própria.

O que encontramos no estado sólido líquido e gasoso?

No estado sólido, a forma e volume são bem definidos. No estado líquido, a forma e o volume são mais ou menos definidos, ao passo que, no estado gasoso, forma e volume não são definidos. Para entender um pouco melhor a relação entre a agitação das moléculas e o estado físico da matéria, vamos utilizar um software.