Qual é a função de um agente administrativo?

Está contratando um Agente Administrativo? Inscreva-se no teste gratuito de 15 dias da Workable para publicar esta vaga e contratar melhor e mais rápido.

Descrição do trabalho

Estamos procurando de um Agente Administrativo para se juntar à nossa equipe e apoiar nossos procedimentos diários de escritório.

Um AgenteAdministrativo bem-sucedido atuará como ponto de contato de todos os funcionários, fornecendo suporte administrativo e gerenciando dúvidas. As principais funções incluem administrar o estoque do escritório, preparar relatórios regulares (por exemplo, despesas e orçamentos do escritório) e organizar os registros da empresa. Se você tiver experiência anterior como Administrador de Escritório ou função administrativa semelhante, gostaríamos de conhecê-lo. Nosso candidato ideal também possui conhecimento prático de equipamentos de escritório e ferramentas de gestão de escritório.

Por fim, você deve garantir que as nossas atividades administrativas sejam executadas sem problemas diariamente e no longo prazo.

Muita visada por diversas pessoas por abranger os mais variados setores e esferas, pode ser uma boa pedida para quem deseja se tornar um servidor público.

Conversamos com a coordenadora acadêmica do curso Reta de Chegada e especialista na área de Administração, Mônica Roberta, sobre a carreira e as suas funções.

Qual é a função de um agente administrativo?

A área Administrativa pode ser uma boa pedida para quem deseja se tornar um servidor público (Foto: Freepik)

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

O que faz um agente administrativo?

É responsável por auxiliar administradores e/ou gestores nas suas tarefas administrativas, tanto em empresas públicas quanto privadas, que pode atuar em setores como:

  • RH
  • Marketing
  • Produção
  • Finanças

Em suma, ele ajuda no processo burocrático da empresa.

Para entender melhor como funciona a carreira, dividimos suas principais funções entre as três esferas: municipal, estadual e federal.

O que faz um agente administrativo na esfera municipal? 

Na esfera municipal, pode cuidar de atividades como:

  • Processos administrativos
  • Envio e recebimento de correspondência
  • Conferência de contratos
  • Acompanhamento de processos licitatórios

Dependendo da complexidade da atividade, pode se tornar o ‘braço direito’ da chefia, porque acompanha de perto o dia a dia da entidade na qual trabalha, explica a professora Mônica Roberta.

O profissional pode atuar em qualquer empresa de qualquer área, mas é importante ficar atento: Administração Pública é regida pela lei, logo, qualquer “esquecimento” pode invalidar todo o processo administrativo.

O que faz um agente administrativo na esfera estadual? 

Nesse caso, o profissional pode fazer tudo que o cargo demanda, conforme já citado anteriormente. O que muda aqui é a amplitude das atividades.

Se em nível municipal, a responsabilidade cai sobre um determinado município, em escala estadual, a carga do trabalho teoricamente aumenta.

Para quem gosta de desafios e não é apegado à rotina, pode ser um cargo interessante, podendo ir da capital ao interior.

O que faz um agente administrativo na esfera federal? 

A abrangência do cargo aumenta, assim como a amplitude da responsabilidade. Consequentemente, a remuneração também é maior.

“As tarefas administrativas são comuns a todas as empresas, públicas ou privadas, a diferença é a área de atuação. Por exemplo, um banco trabalha, essencialmente, com informações financeiras, enquanto que uma fundação pública atua na área social, enfim, ‘toda organização precisa ser administrada’”, explica a especialista.

Para ser agente administrativo precisa de curso?

Teoricamente não precisa, mas alguns editais podem pedir curso de formação e/ou experiência na área Administrativa.

A dica aqui, portanto, é ter bastante atenção ao edital do concurso que você deseja fazer.

Qual a diferença entre agente administrativo e assistente?

Segundo a professora, isso depende do edital. Teoricamente falando, refere-se à responsabilidade e às funções desempenhadas, todas administrativas.

Alguns editais pedem agente administrativo (nível fundamental ou médio) e\ou assistente administrativo (nível fundamental ou médio ou superior).

Agente administrativo é considerado um cargo técnico?

O cargo de técnico requer conhecimento específico na área de atuação profissional com habilitação específica de grau universitário ou profissionalizante de 2º grau.

Muitos julgamentos entendem que agente administrativo não é cargo técnico, porque pode ser desempenhado por qualquer pessoa, de qualquer área, justifica a professora.

Prefeituras podem pedir nível fundamental, enquanto outros órgãos pedem nível técnico ou até mesmo nível superior em Administração.

Fique atento: não existe lei que defina se agente administrativo é um cargo de nível fundamental, técnico ou nível superior. Leia o edital sempre com atenção!

Como estudar para agente administrativo?

Mônica Roberta aconselha agrupar as disciplinas por afinidade e similaridade em um cronograma semanal. O que importa não é a quantidade de horas estudadas, e sim a qualidade dessas horas.

Ela sugere o seguinte cronograma:

Qual é a função de um agente administrativo?

Concursos para agente administrativo

Para ajudar você na sua escolha, futuro servidor, selecionamos algumas opções de concursos para agente administrativo para você saber mais sobre como funciona o cargo em determinados órgãos.

Agente administrativo da Polícia Federal 

Esse cargo na Polícia Federal é um dos mais cobiçados por muitos futuros servidores.

Na Polícia Federal, ele pode participar de qualquer atividade administrativa dependendo do setor alocado, como:

  • Protocolo de documentos
  • Acompanhamento de operações policiais
  • Contagem de dinheiro
  • Conferência de documentos

Se você está na dúvida sobre como estudar para o concurso de agente administrativo da Polícia Federal, Mônica Roberta aconselha dividir o tempo de estudos entre 20% de teoria e 80% de exercícios.

Uma boa sugestão é fazer 10 questões em 10 minutos (uma questão por minuto) para ganhar velocidade e corrigir depois, entendendo o erro e o acerto.

Também é aconselhável baixar leis e decretos do site do Planalto, devido a velocidade das mudanças e da possibilidade de surgir algo novo. Gravar esses conteúdos e ouvir durante o trabalho ou em outros momentos é indicado.

A coordenadora também sugere o horário de almoço para fazer baterias de até 30 questões e corrigir esses exercícios durante à noite.

Agente administrativo da PRF

As ações para o agente administrativo da PRF são parecidas com as da Polícia Federal, também dependendo do setor que atuar.

Ele é responsável por executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal.

O profissional presta apoio técnico administrativo à área finalística da Instituição. Cabe ressaltar que ele não trabalha em investigação policial, e sim em departamentos administrativos.

Para estudar para o cargo, Mônica Roberta sugere:

  • Muitos exercícios
  • Teorias de apoio
  • Baixar provas antigas
  • Focar nos pontos fracos

No momento da abertura do edital, ela também recomenda baixar leis atualizadas e provas da banca escolhida.

Qual é a função de um agente administrativo?

Agente administrativo de prefeituras

Na prefeitura, ele pode atuar em qualquer tarefa administrativa. Algumas das possíveis áreas para atuação são:

  • Licitação
  • Contratos
  • Arquivos
  • Acompanhamento de processos

Agente administrativo de Saúde

Em sua essência, o agente administrativo cuida da parte administrativa. Além de ajudar na rotina dos agentes de saúde, ele pode registrar informações como:

  • As visitas aos pacientes
  • O número de pessoas visitadas
  • O material usado
  • O estado do paciente

Alguns editais podem ainda exigir que o agente faça visitas aos pacientes e preste assistência técnica na área de saúde.

Quais são as funções do agente administrativo?

Assim como os demais profissionais envolvidos em questões administrativas, o agente administrativo deve auxiliar a empresa em atividades referentes ao atendimento, organização de planilhas e estoques, elaboração de documentos, monitoramento de gastos e auxilio em compras, além de criar relatórios específicos.

O que é um agente administrativo da prefeitura?

Dentre as principais funções do agente administrativo estão a gestão de contas a pagar e receber, organização de arquivo, atendimento telefônico, controle de estoque, elaboração e envio de documentos. Neste sentido, é altamente necessário dominar, mesmo que basicamente, todos estes aspectos.

Qual a diferença de auxiliar administrativo e agente administrativo?

O agente administrativo e o auxiliar administrativo desempenham funções muito parecidas. A diferença básica entre eles está no nível de complexidade nas tarefas que executam. Em geral, o auxiliar administrativo está subordinado ao agente administrativo.

O que são agentes administrativos?

São todos os que se vinculam ao Estado ou às suas entidades autárquicas e fundacionais, mediante relação profissional. São sujeitos à hierarquia e ao regime jurídico único da entidade a que servem.