Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

Você já refletiu sobre as dimensões corretas que um projeto deve ter? Saiba aqui quais são as medidas oficiais de 9 tipos de quadras esportivas. Listamos as quadras que recebem as modalidades mais populares entre os brasileiros.

É importante lembrar que, mesmo que não seja possível ter as mesmas dimensões em seu projeto, é necessário fazer as demarcações proporcionais ao que é estabelecido pelos órgãos competentes. Isso garante a segurança de todos que utilizam a quadra! 

Confira as medidas oficiais de 9 tipos de quadras esportivas:

1. Quadra poliesportiva

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

Grande atrativo em condomínios e escolas, a quadra poliesportiva é uma das construções mais requisitadas. Isso porque, em um único ambiente, permite que várias modalidades esportivas possam ser praticadas.

Basquete, futsal, handebol, vôlei e futebol estão entre os esportes mais praticados em quadras poliesportivas. As medidas oficiais deste tipo de quadra são 16 metros de largura por 27 metros de comprimento.

Além disso, as quadras poliesportivas devem receber demarcações na superfície de cada modalidade esportiva que suportarão. Isso deve levar em consideração características como a distância de pênalti no futebol e handebol, distância de lance livre no basquetebol e também as linhas laterais.

É importante ressaltar, dessa forma, que cada esporte recebe uma cor específica para as suas próprias medidas. Sendo o branco, por exemplo, utilizado para demarcar o tênis, o vôlei, o badminton, o squash e o paddle.

2. Quadra de basquete

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

Uma das mais conhecidas, a quadra de basquete pode obedecer a dois padrões de medidas e regras oficiais. Uma delas é o da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Esse é o padrão internacional seguido, inclusive, pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

De acordo com o padrão estabelecido pela FIBA, a área de jogo deve ter 28 metros de comprimento por 15 metros de largura, mais escapes. Além disso, são determinados 2 metros para os fundos e pelo menos 1 metro para as laterais.

As medidas são diferentes para o basquete 3x3, também conhecido como FIBA 33. Desenvolvido em campos exteriores de asfalto em cidades, o 3x3 deve ter 11 metros de comprimento por 15 metros de largura. É importante ressaltar que as linhas de demarcatórias devem ter 5 centímetros de largura.

Já o outro padrão de medida oficial é o da NBA (National Basketball Association), liga de basquete dos Estados Unidos da América. Este padrão estabelece que as quadras devem possuir 28,70 metros de comprimento por 15,24 metros de largura, mais escapes. As medidas da NBA são diferentes das estabelecidas pela FIBA porque possuem o sistema imperial como padrão.

3. Quadra de handebol

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

A quadra de handebol atende ao padrão estabelecido pela Federação Internacional de Handball (IHF). Em nosso país, o órgão tem como representante a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Conforme determinado pela IHF, a área de jogo oficial precisa ser de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, totalizando 800 m² de área. O gol deve ter 2 metros de altura por 3 metros de largura.

É recomendado, no mínimo, 1 metro de área de escape nas laterais e 2 metros nos fundos de quadra. Além disso, assim como no basquete, as linhas de jogo das quadras de handebol devem ter 5 centímetros de largura.

4. Quadra de futebol de salão (futsal)

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

A quadra do futebol de salão, também conhecido como futsal, segue o padrão oficial determinado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). De acordo com o

órgão competente, o campo de jogo deve ter um comprimento de, no máximo, 42 metros. O mínimo é 25 metros.

Já a largura máxima deve ser de 22 metros e, a mínima, de 16 metros. É obrigatório que o comprimento tenha sempre medida superior à largura.

Nos jogos nacionais de adultos ou sub-20, a regulamentação exige que a quadra tenha pelo menos 38 metros de comprimento e 18 metros de largura.

Já nos jogos internacionais, ela deve ter no mínimo 20 metros de largura e 38 metros de comprimento, e no máximo 25 metros de largura por 42 de comprimento.

5. Quadra de voleibol

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

As medidas da quadra de voleibol, conhecido popularmente como vôlei, são determinadas pelo padrão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O órgão estabelece que a área de pontuação do esporte tenha 18 metros de comprimento por 9 metros de largura.

Já as áreas de escape de laterais devem ter 8 metros e fundos, 5 metros. Nesta modalidade, as áreas de escape devem permitir espaço suficiente aos jogadores para a corrida, salto e execução da projeção da bola no saque. Assim, formando o chamado Field of Play, ou FOP.

As linhas demarcatórias devem ter 5 centímetros de largura. Além disso, a rede deve possuir 2,45 metros de altura.

6. Futevôlei

O Futevôlei é uma modalidade com regras parecidas às do vôlei, mas usando pés, pernas e cabeça como no futebol. As medidas da quadra devem ser de 9 metros de largura e 18 metros de comprimento, dividida ao meio por uma rede.

Além disso, a quadra de Futevôlei deve ter uma área livre de no mínimo 3 metros e, também, linhas de demarcação.

É importante ressaltar que, em competições oficiais, as delimitações da zona livre são ainda mais amplas. São cinco metros além da linha lateral, oito metros além da linha de fundo e doze metros acima do solo.

A rede deve medir 9,5 metros de comprimento por 1 metro de largura, feita por malha quadriculada de 10x10 centímetros. E, também, deve ser colocada a uma altura de 2,20 metros.

7. Quadra de tênis

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

A quadra de tênis atende ao padrão oficial da Federação Internacional de Tênis (ITF), que determina as medidas oficiais para a área de jogo. De acordo com as regras estabelecidas, uma quadra desta modalidade esportiva deve possuir 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura para a modalidade simples.

Já a modalidade de duplas é mantido o mesmo comprimento, mudando apenas a largura para 10,97 metros. São necessários escapes de no mínimo 6,40 para os fundos e no mínimo 3,66 para as laterais.

As medidas devem resultar em uma quadra convencional padrão de aproximadamente 36,57 metros de comprimento por 18,29 metros de largura. Isso porque é importante ter uma margem de segurança.

Além disso, as linhas demarcatórias devem ter 5 cm de largura.

8. Beach Tennis

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

Modalidade que combina com o verão, o Beach Tennis mistura regras do tênis de quadra e do vôlei de praia. Assim como o tênis, o Beach Tennis também obedece às regras da Federação Internacional de Tênis (ITF).

O órgão determina que a quadra de Beach Tennis deve ter um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura, para jogos de dupla. Já para os jogos simples (com um só jogador), a quadra deve ter 4,5 m de largura.

Além disso, a quadra será dividida no meio por uma rede suspensa por um cordão ou cabo de metal, com diâmetro máximo de 0,8 cm. O cordão ou cabo de metal deverá passar por cima ou ser preso a dois postes de rede, cada um a uma altura mínima de 1,70 m, para mulheres e homens.

Já as linhas da quadra devem ter entre 2,5 cm e 5,0 cm de largura. Exceto as linhas de base, que podem ser de até 10,0 cm de largura. O recuo deve ser de 1,5 m nas linhas do fundo e nas laterais.

9. Quadra de futebol socity

A quadra de futebol society possui diversas medidas, que são determinadas conforme o evento ou campeonato oficial de federações. Contudo, a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (CBF7) tem estipulado uma tolerância nessas metragens.

O órgão estabelece que, para campos amadores, as medidas podem variar entre 90 e 120 metros de comprimento e entre 45 e 90 metros de largura. Já para competições oficiais, tanto nacionais quanto internacionais, as medidas devem ser entre 100 e 110 metros de comprimento e entre 64 e 75 metros.

É necessário levar em consideração as áreas de escapes externas, que devem ser adequadas para a cobrança dos laterais e escanteios. É comum trabalhar com uma folga de 2 metros para cada uma das laterais e linhas de fundo.

O gol deve ter uma altura de 2,2 metros e largura de 5 metros. As medidas são válidas para gramados esportivos naturais e também gramados esportivos sintéticos.

Padrão FIFA

As medidas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (CBF7) não são as únicas existentes para o futebol de campo. A Federação Internacional de Futebol (FIFA), há mais de 50 anos, busca uma padronização universal das dimensões oficiais.

Atualmente, o órgão determina como medidas 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. São essas as dimensões utilizadas para competições internacionais e jogos da Série A e B do Brasileirão, por exemplo.

Quais são as dimensões do retângulo que forma a quadra de handebol?

Agora que você já conhece quais são as medidas oficiais, que tal escolher o piso ideal para a sua quadra esportiva? Aqui em nosso Blog você encontra conteúdos sobre este e muitos outros assuntos.

Além disso, estamos à disposição com uma equipe especializada em construção e reformas de quadras esportivas. Nós executamos o projeto completo para você, utilizando tecnologia, materiais de primeira e mão de obra especializada. Faça já o seu orçamento!

Qual é a dimensão da quadra do handebol?

definida por uma linha de área de gol (linha de 6 metros), que é marcada como segue: uma linha de 3 metros diretamente em frente da baliza; esta linha é paralela à linha de gol e a 6 metros de distância (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha da área de gol);

Qual é a forma do handebol e quais são as suas dimensões?

A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol.

Quais as dimensões da quadra de handebol e o número de jogadores?

Quadra. A quadra de handebol possui 40 por 20 metros. De cada lado, estão os respectivos gols que medem 2 por 3 metros.

Quais são as dimensões da quadra de jogo?

O tamanho da quadra Poliesportiva é de 16m de largura e 27m de comprimento. Em relação à demarcação, de acordo com as normas internacionais, cada esporte tem uma cor determinada para marcar suas medidas, conforme imagem abaixo.