Por que os dentes doem quando bebe água gelada

Tomar água gelada é uma grande mania no Brasil: vivemos num país tropical muito quente e querer refrescar o corpo é algo que todos nós desejamos depois de enfrentar o calorão do dia. O verão é a época campeã de calor e por isso, beber água gelada se torna um hábito ainda mais frequente. Porém, nem todo mundo sabe o motivo pelo qual os dentes doem após tomar aquele belo copo de água gelada. Na verdade, a explicação para isso pode variar, já que algumas pessoas possuem os dentes sensíveis e outras possuem problemas dentários como cáries e dentes quebrados, o que normalmente faz com que haja uma dor intensa no local onde a água gelada pode fazer contato antes de chegar na garganta.

De acordo com o professor Luiz Alves de Lima, professor da Faculdade de Odonto da USP, quando o dente está perfeito, existe a dor por conta da baixa temperatura. Porém, a dor não deve ocorrer com tanta força, uma vez que o esmalte é um isolante térmico considerado eficiente para as mais diversas temperaturas. A dor ocorre quando a substância em baixa temperatura atinge a polpa do dente, onde estão os nervos e isso acontece como método de aviso para que a pessoa perceba que aquela não é uma situação adequada.

A dor acontece quando acontece uma retração da gengiva, algo comum. A gengiva se retrai e deixa a raiz e terminações nervosas do dente expostas, algo comum durante uma lesão após a escovação. É necessário estar atento a essas dores, já que isso pode indicar um problema sério como as cáries, bactérias responsáveis pela destruição do esmalte dentário, o que deixa as terminações nervosas expostas. Em casos assim, o contato com coisas geladas, quentes ou até doces causam dores na pessoa, tornando necessário um tratamento com dentista.

E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!

Saúde – 03/02/2012 – 10:02

Essa é uma pergunta que muitas pessoas já devem ter ser perguntado, “Porque meus dentes doem quando tomo água gelada ou sorvete?“. Nós barata te daremos a resposta dessa curiosidade.

Quando ingerimos algo muito frio, como sorvete ou algum líquido muito gelado e isso atinge a polpa dos dentes, local onde se localizam as terminações nervosas, temos uma sensação de dor, principalmente se temos os dentes sensíveis. Essa dor é uma forma de sinalizar que alguma coisa está errada na boca.

Agora pessoas com cáries têm esse problema muito mais frequente que uma pessoa com a boca limpa. Isso ocorre porque elas destroem o esmalte do dente, um forte isolante térmico.

Fonte: Cérebro de Barata

Sentir dor no dente quando ingerimos algo muito gelado, como um sorvete, por exemplo, é algo que muita gente já sentiu. Para pessoas com dentes sensíveis, tomar algo gelado pode ser mais doloroso ainda. A sensação de dor se dá quando o frio daquilo que ingerimos atinge a polpa dos dentes, onde estão localizadas as terminações nervosas. Dessa forma, o sistema nervoso central, como uma forma de alertar e sinalizar que aquela situação não é adequada, provoca a dor.
Pessoas com cáries sentem dor ao ingerir algo gelado de uma forma bem mais freqüente. Isso se dá pelo fato de que as bactérias destroem o esmalte do dente, um importante isolante térmico. A retração da gengiva também deixa a raiz do dente mais exposta, deixando sua polpa mais vulnerável às mudanças de temperatura.

Curiosidades - Brasil Escola

Comer é um dos maiores prazeres da vida! É impossível negar um bola de sorvete ou um picolé nos dias quentes de verão. Mas esses e outros alimentos gelados não são para todos. Para quem sofre tanto de cárie quanto de sensibilidade nos dentes podem ser impossibilitados de viver esses momentos deliciosos. Apenas dentistas podem realizar o diagnóstico e saber em qual dos problemas bucais o caso se enquadra. A profissional Luciana Queiroz explica que quando a causa é a sensibilidade, outros complicações na saúde da boca podem estar envolvidas.

A dor é causada pela remoção da mineralização do dente

Luciana explica que o esmalte do dente é altamente mineralizado, sendo quase impermeável. Mas que existem sim fatores que conseguem eliminar essa proteção, como fraturas, bruxismo, presença de bactérias e também infiltrações. “Quando essa proteção é removida a dentina fica exposta. Estímulos de frio ou quente chegam até a polpa dental que seria a inervação do dente, provocando assim a dor”, explica. Dessa forma, a dor é provocada pelo desgaste do esmalte que possibilita o alcance dos alimentos até os nervos.

Qual a diferença entre cárie e sensibilidade dentária?

A cárie é um problema bucal que acontece sempre que as bactérias presentes na boca se alimentam dos açúcares que consumimos. Isso acontece principalmente quando não há a limpeza adequada bucal, estimulando o acúmulo da placa. Para identificar a presença desta complicação, é necessário somente analisar a parte superior dos dentes. “A cárie, geralmente, se caracteriza por manchas brancas ou escuras acompanhada de cavidades, ou seja, buraquinhos nos dentes”, comenta ela.

A sensibilidade dentária, por outro lado, não se expressa na aparência dos dentes. Mas, ela normalmente está associada a outros problemas. “Pode ser por retrações gengivais, desgaste no dente, bruxismo, entre outros”, lista. Esse quadro é caracterizado por dores sempre que o paciente ingere alimentos ou bebidas doces, ácidos, muito gelados ou quentes, comprometendo toda a experiência de comer um bolo de chocolate de sobremesa.

O tratamento dos dois casos envolve controles alimentares

Para tratar da cárie, todas essas situações explicitadas pela especialista podem acontecer: aplicação de flúor, mudança dos hábitos alimentares, tratamento de canal com restauração de pino e coroa, restaurações, e em casos mais graves, a remoção do dente. Já a sensibilidade dentária também pode ser cuidada com a aplicação do flúor, mas ela depende do diagnósticos dos outros problemas. “Nos casos de retração gengival, tenta-se cirurgias periodontais, aplicações de laser, além de orientação ao paciente quanto à técnica de escovação e controle nos hábitos alimentares”, completa. Entretanto, tudo depende do caso e de quais problemas se manifestam, sendo a consulta com o dentista necessária para o tratamento adequado.
 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciana Queiroz Sales - Especialista em Reabilitação Oral e Estética
São Paulo - SP
CRO: 109.098


Dor de dente ao comer e beber alguns alimentos é o principal sinal da sensibilidade dentária ! “Isso acontece principalmente com um desconforto ao comer alimentos frios”, ressalta a especialista em ortodontia Luciane Franco. O problema é bem comum entre os pacientes e muitos acham que é algo natural. Mas, sentir os dentes sensíveis pode ser sinal de outras complicações, como a erosão dentária. Para entender sobre o assunto e o melhor tratamento para a sensibilidade dentária, conversamos mais com a especialista! Tire suas dúvidas agora!

Causa da sensibilidade dentária: evite alimentos ácidos!

Uma das principais causas da sensibilidade dentária é o consumo excessivo de alimentos ou bebidas ácidas, como açúcares ou refrigerantes. Isso acontece porque há uma diminuição grande do pH na região da boca. Por lá, é a saliva quem é responsável por controlar a acidez. Mas quando o pH fica muito ácido, bem menor do que 4,5, uma erosão dentária pode acontecer. Em outras palavras, o dente perde sua camada protetora, desgastando o esmalte. Quando isso acontece, a raiz dentária, com muitas terminações nervosas, fica mais exposta e qualquer contato na região pode ser muito doloroso para o paciente, principalmente com bebidas muito geladas, como um sorvete, por exemplo.

Mas há também outras causas para a sensibilidade dentária. Dentes fraturados, apertamento dos dentes, como o bruxismo, e uma escovação incorreta provocam essa exposição da dentina, fazendo a área ficar mais sensível. Complicações na gengiva também podem ser inclusos nessa lista, como a gengivite. O problema bucal pode causar uma retração gengival, diminuindo o tamanho delas e sensibilizando aquelas mesmas terminações nervosas.

Controle o consumo de bebidas e alimentos muito gelados

Durante o tratamento da sensibilidade nos dentes, o ideal é evitar bebidas e alimentos muito gelados e, também, ácidos. “Constantes estímulos podem dar alterações permanentes, o ideal é tratar antes de voltar a consumir alimentos e bebidas geladas”, comenta a especialista. Converse com o dentista responsável pelo seu caso para saber como sua dieta será durante esses dias. Assim, você talvez tenha que ficar um pouquinho distante daquele picolé. Mas não se preocupe, logo logo você poderá voltar a tomá-lo sem sentir dor alguma ;)

Como dar fim à sensibilidade dentária?

Além de controlar o consumo de alimentos e bebidas com temperaturas extremas e aqueles ricos em ácido, o paciente também deve procurar ajuda dos profissionais. Os especialistas podem indicar o tipo de tratamento que mais se enquadra ao seu caso. Um desses é feito com o uso da fluorterapia, com uma grande aplicação de flúor. “Existem também dessensibilizantes próprios que bloqueiam a saída dos túbulos dos dentes, protegendo as terminações nervosas”, complementa ela. Para cada caso, a solução será diferente. Por isso, não esqueça de ir ao consultório!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul - Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340