O que significa não obstante

Não obstante é uma locução conjuntiva, ou seja, tem como função relacionar duas ideias presentes em uma oração. O uso dessa locução indica que as duas ideias em questão têm uma relação de oposição, embora uma não impossibilite completamente a outra.

O uso da locução não obstante é mais comum na linguagem escrita e pouco usual na falada. No entanto, é uma excelente ferramenta para enriquecer o seu texto.

Significado de não obstante

A locução não obstante é utilizada para expressar que uma situação ocorreu de maneira contrária ou oposta ao que era esperado. Ela indica que algo deveria ter tomado um caminho, mas, por algum motivo, tomou outro.

O uso da locução não obstante pode ser substituído facilmente pela expressão “apesar de” e seu sentido é o mesmo das palavras “porém”, “mas” e “todavia”.

Nas frases, não obstante pode ter valor concessivo ou adversativo e a identificação deve ser feita sempre com base no contexto.

Não obstante em inglês

No inglês, a locução não obstante pode ser traduzida por várias palavras, como: “nevertheless”, “despite”, regardless of”, “spite” ou “notwithstanding”.

Sinônimos de não obstante

Os sinônimos da locução conjuntiva não obstante são: “contudo”, “todavia”, “apesar de”, “nada obstante”, “conquanto” e “a despeito de”.

Um sinônimo de não obstante que é muito utilizado em textos jurídicos é a palavra “inobstante”.

Exemplos de frases com a locução não obstante

  • “Não obstante sua condição financeira desfavorável, sempre estava disposta a ajudar as pessoas mais necessitadas.”
  • “Atualmente, todo mundo sabe sobre os perigos da exposição solar sem proteção, não obstante, poucas são as pessoas que usam protetor solar todos os dias.”
  • Não obstante os argumentos contrários de sua equipe, ele decidiu pedir demissão.”

Recebi de uma aluna muito querida a seguinte mensagem: “Queria aprender, de uma vez por todas, a usar “não obstante” (se seguido de infinitivo ou subjuntivo) e saber se existe ou não “inobstante””.

Vamos começar com o significado original da palavra obstante. Obstante é aquilo que se coloca como obstáculo, que obsta, que impede.

Assim, vamos entender que “não obstante” significa, originalmente, “sem o obstáculo de”, “sem o impedimento de”.

Nos usos da língua, essa expressão passou a ocupar, classicamente, espaços de locução prepositiva (aquela que faz as vezes de uma preposição).

Veja:

“Não obstante o cansaço, ele saiu.”

Note que o espaço do “não obstante” é exatamente o mesmo ocupado pela locução prepositiva “apesar de” na sentença abaixo:

“Apesar do cansaço, ele saiu.”

Observe que, nos casos acima, as locuções “não obstante” e “apesar de” não introduzem orações. Elas introduzem locuções adverbiais (“Não obstante o cansaço” / “Apesar do cansaço”).

As preposições e as locuções prepositivas, como sabemos, também podem introduzir orações reduzidas com verbo no infinitivo.

Assim, dizemos: Apesar de ESTAR cansado, ele saiu. / Não obstante ESTAR cansado, ele saiu.

Desse modo, percebe-se que, respondendo à dúvida da minha aluna, o verbo no infinitivo corresponde à forma mais clássica (e lógica) de uso de “não obstante” em períodos compostos.

Nós não podemos ignorar, no entanto, que há um uso generalizado de “não obstante” com o sentido de “apesar disso” (e não de “apesar de”). Em razão desse fato linguístico, encontraremos essa expressão relacionando orações coordenadas (com verbo no indicativo). É o que ocorre em: “Ele estava cansado; não obstante saiu de casa.” / “Ele estava cansado; apesar disso saiu de casa.”. Tem-se aí um fenômeno muito comum na língua, que é a “transformação” de uma locução adverbial, que seria o papel original desse “não obstante = apesar disso” em conjunção coordenativa.

Conjunções coordenativas móveis, aquelas não precisam ficar necessariamente entre as orações, são exemplos de conjunções que “nasceram” com caráter adverbial.

Quanto ao uso de “não obstante” em orações com verbo no subjuntivo (ou seja, com a função de locução conjuntiva subordinativa concessiva), embora seja cada vez mais frequente, ainda encontra certa rejeição normativa. Eu mesma não vejo argumentos que sustentem a correção desse uso.

Em relação à palavra “inobstante”, não obstante (rsrs) ser ela muito comum nos ambientes jurídicos, não encontra registro no VOLP nem no Houaiss.

Por hoje, é só!

Um beijo,

Prof.ª Dr.ª Patrícia Corado

Não obstante tem origem latina. Obstante vem de “ob” (à frente) e “stare” (estar), ou seja, quem “fica à frente” de alguém, impedindo a passagem. “Obstare” em nosso idioma é raiz de inúmeras palavras, como obstáculo, por exemplo.

A expressão não obstante é uma locução conjuntiva que tem o significado de expressar uma oposição a outra ideia apresentada, embora isso não impeça que se realize. São seus sinônimos apesar de, contudo, conquanto, nada obstante e conquanto.

Embora não seja tão popular no idioma falado, surgindo mais na palavra escrita, não obstante é uma expressão utilizada para comentar sobre uma determinada situação que ocorreu de forma contrária àquela que se esperava, um fato que poderia ter chegado a um final diferente, mas que, devido a motivos alheios, aconteceu de outra forma.

No meio jurídico, a locução não obstante é frequentemente utilizada quando se trata de comprovar uma situação ou defender um acusado. Muitas vezes é substituída por inobstante, que tem o mesmo significado.

Com o mesmo sentido de “porém”, “mas”, “entretanto”, “todavia”, a locução não obstante é do mesmo grupo das conjunções com valor concessivo ou adversativo e seu significado vai depender do contexto em que é apresentada.

Não existindo um termo que possa ser traduzido diretamente, no inglês a locução não obstante pode ser traduzida em palavras como notwithstanding (literalmente “estando fora”), despite (apesar de) ou in spite (apesar).

Exemplos de frases com a locução “não obstante”

  • “Não obstante ser uma pessoa culta era bastante autoritário”.
  • “Não obstante os preceitos apresentados sempre agia por conta própria”.
  • “Embora sejam comuns as advertências contra o uso do álcool, não obstante, os motoristas continuam a fazer uso dele”.
  • “Conseguiu tornar-se milionário, não obstante continuava sempre mantendo suas obras de caridade”.
  • “A velocidade que imprimia ao veículo era muito acima da permitida, não obstante sempre queria acelerar mais”.

Como se pode verificar nos exemplos acima, sempre que pudermos trocar a locução “não obstante” por qualquer termo como os apresentados acima (porém, mas, contudo, todavia, apesar de), estamos trabalhando dentro das regras da língua portuguesa.

Como dissemos anteriormente, “não obstante” seja tão pouco utilizada, a locução ainda faz parte de nosso vernáculo.

O significado de Não Obstante está na categoria Geral

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.

"Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante". É um termo muito usado em textos jurídicos.

Em inglês, a locução "não obstante" pode ser traduzida por várias palavras, entre elas, notwithstanding, in spite of ou despite. Ex: Notwithstanding the heavy rain, we are still going to play soccer. - Não obstante a chuva forte, nós vamos jogar futebol.

Conduziu a uma velocidade acima da permitida por lei, não obstante, não conseguiu chegar a tempo.

Não obstante os argumentos apresentados pelo grupo de funcionários, o chefe prosseguiu com o seu plano.

São frequentes os avisos de perigo à excessiva exposição solar, não obstante, as pessoas continuam a não ter os cuidados necessários para evitar doenças.

Não obstante as palavras duras do pai, continuava a não procurar emprego.

20 sinônimos de não obstante para 2 sentidos da expressão não obstante:

Apesar de:

1 apesar de, nada obstante, inobstante, a despeito de, embora, sem embargo de, conquanto, mesmo que, independentemente de, malgrado, posto que.Exemplo: Não obstante a falta de integração na equipe, ia trabalhar todos os dias com vontade e alegria.

Conteúdo revisto em maio de 2020. Lexicógrafa responsável: Flávia Neves