Observe a figura a seguir e responda qual organela não está representada e sua função na célula.

A célula animal é uma célula do tipo eucarionte e, portanto, apresenta estruturas como núcleo e organelas citoplasmáticas. Algumas organelas permitem diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal. Na célula animal, destacam-se a presença de lisossomos e a ausência de parede celular, plastídios e vacúolo central ou de suco celular.

Leia também: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

Características básicas de uma célula animal

A célula animal, assim como todas as células, apresenta membrana plasmática e citoplasma. Por ser uma célula eucarionte, possui núcleo e também organelas celulares. Vamos explorar a seguir cada uma dessas importantes partes da célula.

Observe a figura a seguir e responda qual organela não está representada e sua função na célula.
Na célula animal da figura, é possível observar com clareza a presença do núcleo e do citoplasma.

A membrana plasmática é uma membrana que envolve a célula, garantindo a separação do conteúdo celular do meio externo. Ela é constituída por uma bicamada lipídica, na qual se encontram proteínas associadas de diferentes formas. Algumas proteínas se estendem através da bicamada lipídica, enquanto outras estão apenas ligadas à sua superfície. Além de envolver a célula, a membrana plasmática apresenta uma série de outras funções, como controlar o que entra e o que sai da célula. Essa propriedade é conhecida como permeabilidade seletiva.

Leia também: O que é o modelo do mosaico fluído?

O citoplasma está localizado, nas células eucariontes, entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchendo o interior celular. É no citoplasma que são encontradas as chamadas organelas celulares e também o citoesqueleto, uma complexa rede de proteínas constituída por filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.

Denominamos de citosol a parte do citoplasma que não é dividida por membranas intracelulares, ou seja, o citosol consiste no material localizado entre as organelas. Ele apresenta uma consistência gelatinosa, sendo formado por água e várias substâncias gelatinosas.

As organelas são estruturas envolvidas por membrana que se encontram suspensas no citosol de células eucariontes. Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:

O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos: retículo endoplasmático liso e rugoso, os quais se diferenciam pelo fato de o rugoso apresentar ribossomos ligados à sua membrana. O retículo endoplasmático liso apresenta como funções a síntese de lipídios e a desintoxicação. O retículo endoplasmático rugoso, por sua vez, relaciona-se com a síntese de proteínas. O complexo golgiense, por sua vez, está relacionado com modificação, armazenamento e secreção de substâncias.

Os lisossomos são organelas relacionadas com a digestão intracelular e também com a reciclagem de materiais orgânicos da célula. Essas organelas são típicas da célula animal, não sendo observadas em células vegetais.

Já os peroxissomos se destacam por promover reações em que o peróxido de hidrogênio é formado e degradado. Essa organela está relacionada com a oxidação de moléculas tóxicas.

As mitocôndrias são organelas extremamente importantes, sendo denominadas, por muitos autores, de “casas de força” das células. É nas mitocôndrias que ocorre a respiração celular, um processo que leva à produção de ATP para a célula.

Os centríolos estão relacionados com o processo de divisão celular. Frequentemente são indicados como organelas exclusivas da célula animal, porém eles ocorrem na maioria das células eucariontes, não estando presentes apenas nas células não flageladas das plantas, algas vermelhas e fungos.

Não podemos deixar de citar os ribossomos. Essas estruturas não são consideradas organelas por muitos autores, devido à ausência de membranas. Sua função é realizar a síntese de proteínas. Eles estão presentes em células eucariontes e também procariontes.

Observe a figura a seguir e responda qual organela não está representada e sua função na célula.
Na figura acima é possível observar as principais estruturas presentes em uma célula animal.

O núcleo é uma estrutura típica da célula eucarionte, sendo esse o local onde está a maior parte da informação genética da célula. Responsável por controlar as atividades celulares, ele é envolvido por duas membranas, que, em conjunto, são denominadas de envoltório nuclear ou carioteca. No núcleo encontramos, além do DNA, uma região chamada de nucléolo, onde há grande quantidade de RNA. É no nucléolo que as subunidades ribossômicas são formadas.

Diferenças entre as células vegetais e animais

A célula animal e a célula vegetal são dois tipos de células eucariontes, apresentando, portanto, muitas características em comum. Podemos diferenciá-las, no entanto, observando a presença ou ausência de determinadas estruturas. Veja a seguir as principais diferenças entre esses tipos celulares.

  • A célula vegetal apresenta parede celular, estrutura ausente na célula animal.

  • A célula vegetal apresenta algumas organelas típicas. Plastídios e vacúolo de suco celular ou vacúolo central não são observados em células animais.

  • Lisossomos são organelas encontradas apenas na célula animal.

Para saber mais, acesse: Diferenças entre células animais e vegetais.

1. O que são organelas

9:16

Conheça cada uma das estruturas e suas funções

A célula é uma das menores unidades do nosso corpo e dentro dela existem estruturas menores ainda, que são as organelas!

É uma máquina menor, funcionando dentro da grande máquina do nosso organismo, mas com peças que têm funções semelhantes, pois cada uma delas desempenha um papel dentro das células. Vamos conhecê-las?

O que são organelas?

Organelas são estruturas que ficam dentro das células, mais precisamente dentro do citoplasma, que é composto por um líquido gelatinoso, do qual falaremos mais adiante.

Por sermos seres pluricelulares e eucariontes, temos uma complexidade enorme dentro de nós e são essas estruturas que vão fazer a célula funcionar.

A organela da célula vegetal é um pouco diferente da animal, ela tem algumas estruturas que não se encontram nessas células, mas hoje trataremos apenas das células animais.

Nas células procariontes nós não temos organelas, porque elas são células mais simples, geralmente unicelulares, e só vão ter no citoplasma o material genético e os ribossomos.

Citoplasma e organelas

A substância que compõe o citoplasma se chama citosol. É como se fosse uma piscina de gelatina na qual as organelas ficam “boiando” e que tem os seus limites definidos por uma membrana, que é a membrana plasmática.

O citoplasma é, portanto, o espaço onde se encontram todas as organelas.

Organelas e suas funções

Cada organela celular tem uma função, como se fossem nossos órgãos internos, digerem os alimentos, quebram as moléculas que precisam, excretam o que não é necessário, e assim por diante. Vejamos a seguir!

Funções das membranas das organelas

As membranas têm a função de revestir, proteger e de dar forma aos organismos onde estão presentes.

A membrana plasmática é a organela que envolve todas as células, mas existem outras também que são compostas por membranas, chamadas de organelas membranosas, que têm funções parecidas com os nossos órgãos internos nos processos celulares de digestão, quebra de proteínas, excreção, entre outros.

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos.

Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.

A célula animal e suas organelas

A célula animal é muito complexa e composta de diversas estruturas, que são as organelas. Vamos conhecer agora todas elas:

  • Membrana plasmática: é o que envolve a célula, que a delimita e tem a função de permeabilidade seletiva, quer dizer, é ela que vai liberar o que vai entrar e o que vai sair. Sua composição é de duas camadas de lipídeos.
  • Núcleo: encontrado nas células eucariontes, guarda o material genético, o DNA do ser vivo e comanda tudo que acontece dentro da célula.
  • Mitocôndria: tem a função principal de respiração celular, de produzir energia (ATP) para aquela célula funcionar e exercer suas atividades. Tem seu próprio DNA e seus próprios ribossomos.
  • Ribossomos: fazem a síntese proteica, ou seja, produzem a proteína, que são compostos extremamente importantes para todo o funcionamento das células, principalmente o DNA.
  • Lisossomos: têm função de digestão celular, são “bolsinhas” que contém enzimas que vão realizar a degradação de substâncias dentro da célula. Eles podem digerir substâncias que vêm de fora (heterofagia), ou pode digerir substâncias que já estão ali dentro (autofagia).
  • Retículo endoplasmático: conjunto de bolsas e tubos que têm função principal de transportar algumas substâncias. E quais substâncias eles vão transportar, depende de qual retículo endoplasmático nós estamos falando. Existem dois tipos, Rugoso ou Granuloso (RER) e Liso ou Agranuloso (REL).

O granuloso tem esse nome por conter vários ribossomos grudadinhos nele, aí a sua função será a síntese de proteínas. A diferença é que ele vai sintetizar proteínas que serão utilizadas fora da célula. Os ribossomos que ficam soltos pela célula irão sintetizar proteínas que são utilizadas pelas células.

O retículo endoplasmático liso tem a função de sintetizar lipídeos. Ele vai desintoxicar a célula, vai degradar as substâncias tóxicas que estão ali dentro.

  • Complexo de Golgi: formado também por bolsas, um pouco mais achatadas, formando como se fossem cisternas, tem a função de secreção celular, isto é, de levar o que está dentro da célula para fora dela. Também tem a função de sintetizar carboidratos do tipo polissacarídeos.
  • Centríolos: são formados por microtúbulos que vão ajudar os cromossomos a se separarem na hora da divisão celular. Estão presentes também em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção de algumas células.
  • Peroxissomos: tem a função de quebrar água-oxigenada. Isso mesmo! Essas substâncias podem estar presentes dentro das células devido a alguns processos, e dentro dessas bolsinhas têm uma enzima chamada catalase, que vai quebrar a água-oxigenada, que é uma substância tóxica para a célula.
  • Citoplasma: é composto por uma substância gelatinosa chamada citosol, e pelas organelas presentes naquela célula, é todo o espaço onde as organelas estão “presas”.
  • Citoesqueleto: é o que dá sustentação e forma àquela célula, formado por um conjunto de estruturas proteicas que ficam no citoplasma e ajudam nessa sustentação.

Exercícios organelas

Será que você acerta agora essas questões? Vamos fazer um teste?

1. UECE 2015

Toda célula procariótica ou eucariótica possui uma membrana que a isola do meio exterior denominada membrana plasmática. As proteínas presentes na membrana plasmática são fundamentais para a estrutura das células, pois

A. são moléculas hidrofóbicas que impedem a saída de água do citoplasma, evitando a desidratação celular.

B. atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula.

C. são responsáveis pela regulação das trocas de substâncias entre a célula e o meio, permitindo apenas a passagem de moléculas do meio externo para o meio interno à célula.

D. podem funcionar como catalisadores biológicos, diminuindo a velocidade das reações químicas da célula, através da captação de substâncias do meio externo.

2. UEPA 2015

A unidade funcional e estrutural do ser vivo é a célula. Ela é caracterizada pela presença de um invólucro celular, organização estrutural complexa, e também por possuir um conjunto de organelascelulares.

Sobre a palavra em destaque no enunciado acima, é correto afirmar que:

A. os microtúbulos formam o esqueleto externo das células.

B. nas células, a digestão de nutrientes ocorre nos lisossomos.

C. o complexo de Golgi sintetiza lipídios da parede celular.

D. os ribossomos representam os locais onde ocorre a síntese de lipídios.

E. na célula animal os plastos auxiliam a síntese de proteínas.

3. UCS 2015

Todas as células digerem parte de si mesmas por meio de seus/suas __________. Quando um organismo é privado de seu alimento e as reservas do seu corpo se esgotam, como estratégia de sobrevivência, as células passam a digerir parte de si mesmas, processo denominado __________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima.

A. lisossomos; autofagia

B. mitocôndrias; digestão celular

C. vacúolos digestivos; autodestruição

D. complexos de Golgi; autopreservação

E. retículos endoplasmáticos; digestão celular

Está se preparando para o Enem? Quer saber mais sobre o citoplasma e as organelas? Cadastre-se gratuitamente no site do Stoodi, encontre materiais completos em todas as áreas da biologia e faça os exercícios para reforçar o que aprendeu: