A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII

Questão 805 de 815 

Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. 
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.  A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII, 

a)  deveu‐se ao pioneirismo científico e tecnológico dos britânicos, aliado a uma grande oferta de mão de obra especializada e a uma política estatal pacifista e voltada para o comércio. 

b)  originou‐se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada. 

c)  vinculou‐se à derrocada da aristocracia e à ascensão da burguesia, orientada pela política mercantilista e sintetizada na filosofia de Adam Smith. 

d)  resultou da supressão de leis protecionistas de inspiração mercantilista e do combate ao tráfico negreiro, com vistas à conquista de mercados externos consumidores. 

e)  decorreu da ampla difusão de um ideário Ilustrado, o qual teria promovido aquilo que o sociólogo alemão Max Weber descreve como o “espírito do capitalismo”. 



Questão 806 de 815 

É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas. 
Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol I, 1959, p.267.  Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta. 

a)  A revolução norte‐americana repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política. 

b)  O processo de independência dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisões internas entre os colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo político. 

c)  O processo de independência dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das classes proprietárias. 

d)  A guerra da independência norte‐americana caracterizou-se pela ausência de radicalismo político e social, o que se deveu à menor penetração dos ideais Ilustrados nos últimos anos do período colonial. 

e)  A revolução norte‐americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático. 



Questão 807 de 815 

Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul‐africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela.  Esse acontecimento esportivo

a)  é um dos marcos do fim do Apartheid, devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a África do Sul. 

b)  tornou‐se uma das justificativas para o veto à participação da África do Sul em eventos esportivos devido à proibição da presença de atletas brancos. 

c)  permitiu a vitória eleitoral de Mandela, apoiado massivamente pelos bôeres insuflados pelo nacionalismo sul‐africano. 

d)  desencadeou uma série de conflitos raciais entre negros e brancos devido às rivalidades entre os atletas da seleção sul‐africana. 

e)  foi realizado graças a um esforço conjunto de Nelson Mandela e de Frederik de Klerk, agraciados, por isso, com o prêmio Nobel da Paz. 



Questão 808 de 815 

Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o “Nero do século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha.  

A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII

 Sobre as imagens, é correto afirmar, respectivamente:

a)  Atribui um caráter redentor ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar a persistência da opressão escravista. 

b)  Denuncia os efeitos da guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a população cativa. 

c)  Reconhece os méritos militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de negros libertos e a manutenção da escravidão. 

d)  Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil. 

e)  Fixa atributos de barbárie ao ditador Solano López; sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o exercício da cidadania. 



Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular FUVEST 2019. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 [9]

A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,a)deveu‐se ao pioneirismo científico e tecnológico dos britânicos, aliado a umagrande oferta de mão de obra especializada e a uma política estatal pacifistae voltada para o comércio.b)originou‐sedasprofundastransformaçõesagráriasexpressaspelaconcentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formaçãode uma mão de obra assalariada.c) vinculou-se à derrocada da aristocracia e à ascensão da burguesia, orientadapela política mercantilista e sintetizada na filosofia de Adam Smith.d) resultou da supressão de leis protecionistas de inspiração mercantilista e docombate ao tráfico negreiro, com vistas à conquista de mercados externosconsumidores.e) decorreu da ampla difusão de um ideário Ilustrado, o qual teria promovidoaquilo que o sociólogo alemão Max Weber descreve como o “espírito docapitalismo”.53. (Fuvest) Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimentode funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para arevolução.T. S. Kuhn. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.Analise as quatro afirmações seguintes, acerca das revoluções políticas ecientíficas da Época Moderna.I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obraDasrevoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra ospostulados protestantes.II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII,reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dosgrupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no séculoXVIII, somou-se sua atuação no processo de emancipação política dos EstadosUnidos da América.