Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence

  1. 1. SEGUNDA APLICAÇÃO DO ENEM-2018 Manoel Neves ARTES
  2. 2. AMARAL, T. EFCB. Óleo sobre tela. 56 cm x 65 cm, 1924. Disponível em: http://wikiart.org.Acesso em: 11 fev. 2015.
  3. 3. QUESTÃO 01 a) pela verticalização do espaço. Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence. Produzida na primeira metade do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil evidencia o processo de modernização b) desconstrução da forma. c) sobreposição de elementos. d) valorização da natureza. e) abstração do tema.
  4. 4. SOLUÇÃO COMENTADA Na pintura de Tarsila do Amaral, percebe-se a colagem de elementos que remetem tanto à natureza, como os coqueiros e árvores, quanto à cultura/ modernização, como o trem de ferro e os postes de iluminação. Essa fusão de elementos, típica da primeira geração do modernismo brasileiro [intitulada “base dupla” por Oswald de Andrade], é um dos desdobramentos do cubismo em nossa literatura. Deve-se, portanto, assinalar a alternativa “c”. vanguardas europeias: cubismo CONTEÚDO AVALIADO
  5. 5. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2016.
  6. 6. QUESTÃO 02 a) confluência de diferentes saberes do Oriente Médio e da Europa. Os azulejos das fachadas do centro histórico de São Luís (MA) integram o patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco. A técnica artística utilizada para a produção desses revestimentos advém das b) adequações para aproveitamento da mão de obra local. c) inovações decorrentes da Revolução Industrial. d) influências das culturas francesa e holandesa. e) descobertas de recursos naturais na Colônia.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA O uso de azulejos está muito associado à cultura portuguesa. Nota-se, entretanto, influência árabe, pois, essa prática deriva do uso dos mosaicos, oriundos da Arte Bizantina, que consiste na influência dos árabes na arte europeia, durante a Idade Média. Marque-se, por isso, a alternativa “a”. arte medieval: arte bizantina CONTEÚDO AVALIADO
  8. 8. KIM, L. Cry me a river. Instalação com camisa de força, pia, baldes, torneira, espelho, lâmpada, 2001. In.: CANTON, K. As nuances da cidade. Bravo! n. 54, mar. 2002.
  9. 9. QUESTÃO 03 a) recusa à representação dos problemas sociais. A imagem reproduz a instalação da paulista Lina Kim, apresentada na 25 Bienal de São Paulo em março de 2002. Nessa obra, a artista se utiliza de elementos dispostos num determinado ambiente para propor que o observador reconheça o(a) b) questionamento do que seja razão. c) esgotamento das estéticas recentes. d) processo de racionalização inerente à arte contemporânea. e) ruptura estética com movimentos passados.
  10. 10. SOLUÇÃO COMENTADA A escolha dos objetos que compõem a instalação — camisa de força, balde, lâmpada — fizeram parte, durante algum tempo, de tratamentos dados às pessoas com problemas mentais. Sendo assim, o que está em questão é o tratamento dado às pessoas com doenças mentais e os limites entre loucura e sanidade. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “b”. arte contemporânea: arte conceitual ou conceitualismo CONTEÚDO AVALIADO
  11. 11. ERNESTO NETO. Dancing on the cutting edge. Instalação interativa, 2004. Disponível em: http://dailyserving.com. Acesso em: 20 nov. 2013.
  12. 12. Os artistas, liberados do peso da história, ficavam livres para fazer arte de maneira que desejassem ou mesmo sem nenhuma finalidade. Essa é a marca da arte contemporânea, e não é para menos que, em contraste com o Modernismo, não existe essa coisa de estilo contemporâneo. DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.
  13. 13. QUESTÃO 04 a) destacar o papel da arte na valorização da sustentabilidade. A obra de Ernesto Neto revela a liberdade de criação abordada no texto ao b) romper com a estrutura dos referenciais estéticos contemporâneos. c) envolver o espectador ao promover sua interação com a obra. d) reproduzir no espaço da galeria um fragmento da realidade. e) utilizar a linearidade de estilos artísticos anteriores.
  14. 14. SOLUÇÃO COMENTADA A instalação — tal qual o ready made dadaísta — articula-se, duplamente, como uma leitura da realidade, por parte do autor, e como um desafio constante à interpretação por parte do espectador. Na foto apresentada nesta questão, vê-se que há pessoas interagindo com a instalação. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “c”. arte contemporânea: arte conceitual/conceitualismo CONTEÚDO AVALIADO
  15. 15. MUYBRIDGE, E. Cavalo em movimento. Fotografia. Universidade do Texas, Austin, cerca de 1886. Disponível em: www.utexasaustin.edu. Acesso em: 31 ago. 2016. Adaptado.
  16. 16. GÉRICAULT, T. Corrida de cavalos ou O derby de 1821 em Epson. Óleo sobre tela, 92 x 123 cm. Museu do Louvre, Paris. Disponível em: www.louvre.fr. Acesso em: 31 ago. 2016.
  17. 17. A arte pode estar, às vezes, muito mais preparada do que a ciência para captar o devir e a fluidez do mundo, pois o artista não quer manipular, mas sim “habitar” as coisas. O famoso artista francês Rodin, no seu livro L’art (A arte, 1911), comenta que a técnica de fotografia em série, mostrando todos os momentos do galope de um cavalo em diversos quadros, apesar de seu grande realismo, não é capaz de capturar o movimento. O corpo do animal é fotografado em diferentes posições, mas ele não parece estar galopando: “na imagem científica [fotográfica], o tempo é suspenso bruscamente”. FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Para Rodin, um pintor é capaz, em uma única cena, de nos transmitir a experiência de ver um cavalo de corrida, e isso porque ele representa o animal em um movimento ambíguo, em que os membros traseiros e dianteiros parecem estar em instantes diferentes. Rodin diz que essa exposição talvez seja mais adequada à maneira como o movimento se dá: “o artista é verdadeiro e a fotografia mentirosa, pois na realidade o tempo não para”.
  18. 18. QUESTÃO 05 a) fotografia é realista na captação da sensação do movimento. Obsevando-se as imagens (Textos I e II), o paradoxo apontado por Rodin (Texto III) procede e cria uma maneira original de perceber a relação entre a arte e a técnica, porque o(a) b) pintura explora os sentimentos do artista e não tem um caráter científico. c) fotógrafo faz um estudo sobre os movimentos e consegue captar a essência da sua representação. d) pintor representa de forma equivocada as patas dos cavalos, confundindo nossa noção de realidade. e) pintura inverte a lógica comumente aceita de que a fotografia faz um registro objetivo e fidedigno da realidade.
  19. 19. SOLUÇÃO COMENTADA De acordo com as ideias de Rodin, expostas no Texto III, o artista, diferentemente do fotógrafo, consegue captar, em uma mesma cena, dois momentos distintos. Assim, ele cria uma ilusão de movimento, o que não é possível na fotografia. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “e”. Teorias da arte CONTEÚDO AVALIADO
  20. 20. ATAÍDE, M. C. Coroação de Nossa Senhora de Porciúncula. Detalhe da pintura do forro da nave da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto. 1801-1812. Disponível em: http://enciclopediacultural.org.br. Acesso em 30 out. 2015.
  21. 21. Manuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade. FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.
  22. 22. QUESTÃO 06 a) reprodução de episódios bíblicos. O texto II destaca a inovação na representação artística setecentista, expressa no Texto I pela b) retratação de elementos europeus. c) valorização do sincretismo religioso. d) recuperação do antropocentrismo clássico. e) incorporação de características identitárias.
  23. 23. SOLUÇÃO COMENTADA O assunto do texto II, evidenciado no comando desta questão, é a presença o mulatismo na obra barroca de Manuel da Costa Ataíde. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “e”. barroco CONTEÚDO AVALIADO

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

topoCopyright (c) 2013 - 2022 Stoodi Ensino e Treinamento a distância S.A.Todos os direitos reservados | CNPJ 19.292.023/0001-45 | Rua Catequese 227 – Cj. 61, 62, 63 e 64 e Butantã – São Paulo/SP – CEP 05502-020 Política de privacidade | Termos de uso

Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence

Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence. Produzida na primeira metade do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil evidencia o processo de modernização pela