Responda às questões a seguir o que são adaptações

Responda aos exercícios sobre adaptações das plantas ao Cerrado para testar o que você sabe sobre o assunto!

Show

Questão 1

O Bioma Cerrado apresenta um clima sazonal, com inverno seco e verão chuvoso. Por essa razão, as plantas que ali vivem são submetidas a condições extremas e, portanto, apresentam algumas adaptações que favorecem o seu desenvolvimento. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não representa uma adaptação das plantas ao ambiente do Cerrado.

a) Cutícula espessa.

b) Sistema subterrâneo desenvolvido.

c) Grande camada de súber.

d) Folhas com quantidade maior de estômatos na face abaxial.

e) Folhas reduzidas a espinhos.

Questão 2

Uma das características mais notáveis de algumas plantas do Cerrado é a presença de sistema subterrâneo bem desenvolvido. Os rizóforos, xilopódios e raízes tuberosas são exemplos de sistema subterrâneo encontrados nesse bioma. Verifique as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a importância de um sistema subterrâneo desenvolvido para as plantas do Cerrado.

a) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e na realização da fotossíntese.

b) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos acumulam reserva e auxiliam na rebrota após a seca prolongada.

c) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos acumulam água e evitam a perda excessiva dessa substância.

d) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos protegem a planta contra a perda de água e fornecem uma reserva de clorofila em períodos desfavoráveis.

e) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e promovem o crescimento secundário no vegetal.

Questão 3

As plantas do Cerrado apresentam adaptações que garantem sua sobrevivência no ambiente rigoroso desse bioma. O fogo, por exemplo, é um agente frequente no Cerrado e as plantas apresentam algumas adaptações para sobreviverem a ele. Os caules normalmente são espessados em virtude de uma grande camada de:

a) Felogênio.

b) Epiderme.

c) Súber.

d) Câmbio.

e) Lignina.

Questão 4

Muitas plantas do cerrado apresentam estômatos localizados apenas na face abaxial (inferior) da folha. Marque a alternativa que melhor explica a importância dessa característica.

a) Estômatos na face abaxial garantem que a fotossíntese ocorra de maneira mais eficiente.

b) Estômatos na face abaxial proporcionam uma maior absorção de água pela planta em dias úmidos.

c) Estômatos na face abaxial garantem que menos água seja perdida por transpiração.

d) Estômatos na face abaxial proporcionam uma maior proteção contra a herbivoria intensa no período chuvoso.

e) Estômatos na face abaxial garantem uma maior taxa de sobrevivência nas plantas após a passagem do fogo.

Questão 5

(ENEM) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas.

b) Caules estreitos e retilíneos.

c) Folhas estreitas e membranosas.

d) Gemas apicais com densa pilosidade.

e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

Resposta - Questão 1

Alternativa “e”. Folhas reduzidas a espinhos é uma característica presente em plantas submetidas a um ambiente com pouca disponibilidade de água, como no Bioma Caatinga.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. Os sistemas subterrâneos estão geralmente associados à capacidade de rebrota após fogo e seca e também se destacam por acumular uma grande quantidade de reservas, sendo geralmente espessados.

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. O súber é um tecido vegetal morto na maturidade que apresenta parede rica em suberina. Esse tecido é produzido pelo felogênio e garante o isolamento dos tecidos vivos da planta.

Resposta - Questão 4

Alternativa “c”. Na face abaxial, existe uma maior incidência de raios luminosos, o que aumenta a transpiração. Sendo assim, estômatos na face abaxial diminuem a perda de água por transpiração.

Resposta - Questão 5

Alternativa “d”. A pilosidade nas gemas apicais protege-as, pois fornece certo isolamento.

Adaptação das plantas ao Cerrado

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Responda às questões a seguir o que são adaptações
Responda às questões a seguir o que são adaptações
Responda às questões a seguir o que são adaptações
Whatsapp

Responda às questões a seguir o que são adaptações
Cauda Preênsil de alguns primatas, utilizada para auxilio na locomoção destes animais de hábito arborícola.

SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA SOBRE OS MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO DOS ANIMAIS

As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem. A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis. CARACTERÍSTICAS SUGERIDAS PARA O ESTUDO

Defesa:

Camuflagem ou mimetismo (répteis); Produção de veneno (serpentes, aracnídeos).

Alimentação:

Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro); Formato e disposição dos dentes (herbívoros / girafa, carnívoros / leão); Formato da língua (tamanduá).

Reprodução:

Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino) Desenvolvimento exclusivamente dentro de ovo (ovíparos / aves); Desenvolvimento parcialmente dentro de ovo e no interior do organismo materno (ovovivíparos / peixes); Desenvolvimento exclusivamente no interior do organismo materno (mamíferos placentários / homem);

Ambiente:

Terrestre e arbóreo (aparelho locomotor quadrúpede e bípede, a cauda dos primatas); Aquático (nadadeira de cauda das lontras); Aéreo (asas do morcego). OBJETIVO

Que o aluno conheça as adaptações de alguns seres vivos e relacione essas adaptações à sobrevivência dos mesmos no meio ambiente.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Teste seus conhecimentos sobre evolução com as 10 questões a seguir. Confira os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Questão 1

Em Biologia, a evolução pode ser definida como

a) Exclusivamente a alteração da fisionomia de um ser vivo. b) Modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. c) Desenvolvimento das espécies em ambientes inóspitos.

d) Transformação da composição química de um ser vivo.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) Modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.

A evolução biológica resulta da adaptação aos ambientes, através das modificações nas características hereditárias, e é responsável pela diversidade de espécies existentes.

Na Biologia, a evolução é definida como o processo de modificações em gerações sucessivas de uma espécie. Pela teoria da evolução, as espécies evoluem porque mudam com o passar do tempo e as características podem ser afetadas por haver variação genética.

Fatores que contribuem para o aumento da variedade genética são:

a) processos induzidos por fatores externos b) Cruzamento entre espécies e alimentação c) Mutação e recombinação gênica

d) Mudanças climáticas e relações interespecíficas

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) Mutação e recombinação gênica.

A variedade genética refere-se às variações dos genes entre organismos através de mutações, que corresponde à modificação do material genético, e recombinação gênica, pela combinação de genes de diferentes indivíduos na reprodução sexuada.

Essas mudanças determinam as características morfológicas e fisiológicas em uma população, que podem conceder vantagem ao organismo em determinado ambiente e ser transferida para seus descendentes.

Questão 3

As principais vertentes que tentam explicar a origem da vida e evolução das espécies são o criacionismo e o evolucionismo. Os argumentos criacionistas apresentam bases religiosas e as teorias evolucionistas possuem teor científico. De acordo com seus conhecimentos, descreva as duas teorias.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta:

Existem duas grandes teorias que buscam explicar a diversidade de seres existentes: criacionismo e evolucionismo.

Segundo o criacionismo, os seres vivos foram criados tão como conhecemos por um ser superior. Por não estarem sujeitos à evolução ou modificações, essa é a principal diferença do que a teoria evolucionista defende. Essa ideia tradicional de que Deus é o criador de todas as coisas encontra embasamento nas escrituras sagradas.

Conforme pressupõe o evolucionismo, a diversidade de seres vivos que conhecemos é resultado de uma cadeia evolutiva de desenvolvimento, onde as espécies apresentam um ancestral comum. As ideias evolucionistas de Charles Darwin são uma das mais utilizadas para explicar a evolução dos seres vivos.

As duas principais vertentes relacionadas com a evolução das espécies são a criacionista, um ser superior criou o planeta e tudo que nele existe, e a evolucionista, resultado da seleção natural das espécies.

Considerando as diferentes hipóteses evolucionistas, Lamarckismo e Darwinismo, descreva que argumentos os cientistas utilizaram para justificar a evolução das espécies.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta:

O naturalista Jean-Baptiste Lamarck desenvolveu ideias para entender a evolução baseado nas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos. O lamarckismo justifica a evolução em espécies pelo maior uso de alguns órgãos, fazendo com que esses se desenvolvam, e ao desuso de outros órgãos, que se atrofiam com o tempo. Para ele, características adquiridas eram transmitidas de geração a geração.

Para o naturalista inglês Charles Darwin, todos os seres são descendentes de um ancestral comum que passaram por modificações ao longo do tempo e que se acumulando por gerações passaram a ser perceptíveis. Essas variações fizeram com que a probabilidade de sobrevivência e reprodução permitissem uma seleção natural.

Questão 5

Assinale a alternativa que NÃO contém um mecanismo de evolução biológica segundo a teoria do neodarwinismo.

a) Mutação b) Deriva genética c) Seleção natural

d) Mimetismo

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) Mimetismo.

a) CORRETA. As mutações são alterações no material genético que podem acarretar no surgimento de uma nova característica.

b) CORRETA. A deriva genética corresponde às modificações que ocorrem ao acaso das frequências alélicas de uma população.

c) CORRETA. A seleção natural representa a seleção de indivíduos que melhor se adaptam a determinadas condições.

d) ERRADA. Trata-se de uma característica adaptativa que consiste em imitar outro ser para obter vantagens.

Questão 6

A Paleontologia é o ramo da ciência que estuda os fósseis. O termo fóssil vem do latim fossilis e está relacionado com o verbo cavar, em latim fodere, que significa “retirado por escavação”.

Classifique as afirmativas a seguir com VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).

I. Fósseis são vestígios de organismos que foram preservados com o passar dos anos. II. Qualquer resto ou vestígio encontrado imerso no solo é considerado um fóssil. III. A fossilização está relacionada com as condições do local e características morfológicas do organismo.

IV. As emissões radioativas de elementos, como carbono e urânio, auxiliam na determinação da idade de um fóssil.

A sequência correta é:

a) V, V, V, F b) V, V, F, V c) V, F, V, V

d) V, V, V, V

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) V, F, V, V.

Os fósseis são considerados peças fundamentais para o estudo da evolução dos seres vivos e utilizados como evidências do processo evolutivo. Esses vestígios provém de organismos que foram preservados naturalmente com o passar dos anos.

I. CORRETA. Um fóssil apresenta suas principais características conservadas e através disso é possível conhecer os seres que viveram em outros períodos.

II. ERRADA. São considerados fósseis os vestígios com mais de 11 mil anos.

III. CORRETA. Por exemplo, partes duras do corpo de um ser são mais propensas à fossilização do que as moles.

IV. CORRETA. É possível determinar a idade de um fóssil com a contabilização das emissões radioativas de elementos, como carbono e urânio. A datação por carbono-14 é um dos métodos mais utilizado.

Questão 7

A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou o mecanismo evolutivo partindo de um ancestral comum.

De acordo com a teoria proposta por Darwin, esses ancestrais comuns ao longo do tempo geológico sofreram alterações, que somadas e acumuladas em sucessivas gerações justificam as diferenças entre as novas espécies.

Segundo o Darwinismo existem várias evidências que sustentam o fato, e o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria é:

a) Irradiação adaptativa b) Seleção natural c) Sintetismo da evolução

d) Deriva genética

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) Seleção natural.

A diversidade de animais, plantas e demais seres vivos que habitam na Terra provém da modificação e adaptação de seres preexistentes que passaram por um processo evolutivo.

A descendência de ancestrais comuns é a ideia principal da evolução biológica. A variação e modificação de populações criaram características vantajosas que selecionadas contribuem para o desenvolvimento em determinados ambientes para sobrevivência e adaptação das espécies, conforme o mecanismo da seleção natural.

(Unesp) Considere as seguintes afirmações:

1) "O gafanhoto é verde porque vive na grama".
2) "O gafanhoto vive na grama porque é verde".

Na sua opinião, qual afirmação seria atribuída a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck? Justifique sua resposta.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta:

1) A afirmação seria atribuída à Jean-Baptiste de Lamarck, pois o uso contínuo da grama teria interferido na espécie tornando-o verde para que o mesmo vivesse na grama.

2) A afirmação seria atribuída à Charles Darwin, pois o fato de ser verde assim como a grama dá vantagem ao gafanhoto por se camuflar e fugir dos predadores, ao contrário de animais de outras cores.

Questão 9

(UFCSPA) Assinalar a alternativa INCORRETA:

a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos. b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis. c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos. d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox.

e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa incorreta: e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.

A teoria da abiogênese, também chamada de teoria da geração espontânea, foi derrubada pelos experimentos de Louis Pasteur. Utilizando caldos nutritivos, Pasteur comprovou que o surgimento de organismos vivos ocorria através de seres preexistentes e não de uma força ativa na matéria.

Questão 10

(UEL) Com relação à evolução humana, algumas espécies de hominídeos que precederam o Homo sapiens, estão relacionadas a seguir.

I. Homo habilis II. Australopithecus afarensis III. Homo erectus IV. Australopithecus ramidus

V. Paranthropus robustus

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, em que essas espécies surgiram.

a) II, IV, V, III, I. b) IV, II, V, I, III. c) IV, II, V, III, I. d) V, II, IV, III, I.

e) V, IV, III, II, I.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) IV, II, V, I, III.

IV. Australopithecus ramidus: espécie que viveu entre 5,8 e 5,2 milhões de anos atrás.

II. Australopithecus afarensis: espécie que viveu entre 3,9 e 2,8 milhões de anos atrás.

V. Paranthropus robustus: espécie que viveu entre 2,5 e 1,7 milhões de anos atrás.

I. Homo habilis: espécie que viveu entre 2 milhões e 1,4 milhões de anos atrás.

III. Homo erectus: espécie que viveu há cerca de 1,5 milhões de anos atrás.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos: