Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário

A busca por mais saúde e qualidade de vida já está na agenda da maioria das pessoas. Não é novidade que o sedentarismo pode ter consequências nada legais para a saúde e ser ativo não é tão complicado quanto muita gente pensa.

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário
Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário

Segundo indicam os especialistas, andar 10 mil passos por dia já é o suficiente para ganhar em qualidade de vida e colher os benefícios na saúde, principalmente para o coração, que passa a funcionar melhor. Isso é o que indica os professores do Centro Biomédico Pennington, da Louisiana State University, da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade Columbia, da Escola Harvard de Saúde Pública e da Universidade de Bath, todas nos Estados Unidos. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também atesta os benefícios da caminhada e os médicos concordam que caminhar mais pode ajudar a evitar algumas doenças, em especial as de origem cardiológica.

Deixar o sedentarismo de lado ainda faz mais: também melhora a circulação do sangue, prevenindo contra problemas vasculares, e contribui para diminuir o risco de diabetes. Ou seja, não faltam motivos para ser mais ativo no dia a dia e ganhar muito para a saúde.

Como chegar aos 10 mil passos?

Chegar aos 10 mil passos diários pode parecer tarefa difícil. Mas, na verdade, não é tanto assim. Uma forma simples de caminhar mais é preferir andar para os lugares, sempre que possível, ao invés de ir de carro ou ônibus. Outra ideia é estacionar mais longe e percorrer o resto do caminho a pé. Ainda há a possibilidade de subir de escada, e não de elevador. Deixar a preguiça de lado é fundamental para mudar a vida e conseguir criar uma rotina mais saudável.

Não é fácil ter uma ideia na cidade de quanto é preciso andar para chegar aos 10 mil passos. Mas a conta é mais ou menos simples, chegando a aproximadamente 40 quarteirões ou uma hora e meia de caminhada, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Como pouca gente tem o tempo ou a disposição para percorrer isso de uma vez só, o ideal é dividir ao longo do dia e se manter ativo por mais tempo.

Para algumas pessoas, é o ato de contar tantos passos que soa como o mais difícil. Mas, hoje em dia, a tecnologia já é uma grande aliada na batalha contra o sedentarismo. Afinal, existem muitas alternativas para fazer essa contagem e uma delas é a através das smartbands - como a TCD1, da OnMe.

Smartband: motivando no dia a dia

A smartband nada mais é que uma pulseira inteligente, que capta dados de todos os tipos durante a prática de exercícios e os transmite via Bluetooth para o smartphone através de um aplicativo. E entre as funcionalidades está a contagem de passos. Assim, a tarefa de monitorar o quanto foi caminhado no dia e garantir que está ao menos chegando perto da meta de 10 mil se torna muito mais prática.

Além de facilitar o monitoramento dos passos, uma pulseira inteligente também funciona como aliada na hora de se motivar para fazer exercícios. É natural que muita gente desista pouco depois de começar por não ver resultados rápidos, ou ainda por não ter tempo para se dedicar. Mas com uma smartband também ganha a motivação. Afinal, quem pode acompanhar em tempo real, diretamente no pulso, as informações sobre a atividade, tende a perceber melhor as mudanças de desempenho para melhor - ou ainda conferir onde precisa evoluir.

Além de contar passos, smartbands ainda costumam permitir a contar a distância total percorrida e as calorias gastas. Outras funções ainda ajudam a se organizar para ter tempo de praticar atividades físicas, recebendo mensagens e notificações direto na pulseira, ou ainda colocando alarmes para não se esquecer de nada.

Para saber mais sobre como as smartbands e a TCD1 podem ajudar a contar os passos e a deixar o sedentarismo de lado, acesse www.onme.com.br/blog.

Website: https://www.onme.com.br/

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário
1 de 1 O Brasil está entre os países mais sedentários do mundo — Foto: Augusto Carlos/TV Globo O Brasil está entre os países mais sedentários do mundo — Foto: Augusto Carlos/TV Globo

O Brasil está entre os países mais sedentários do mundo. Um estudo publicado na revista The Lancet aponta que 47% dos brasileiros são sedentários. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para sair do sedentarismo a gente precisa dar 10 mil passos por dia. Esses passos podem estar tanto dentro de uma atividade ou exercício físico.

O Bem Estar desta terça-feira (2) convidou o cardiologista e consultor Roberto Kalil e a médica do estilo de vida Sley Guimarães para falar dos benefícios de uma atividade simples: a caminhada!

Quem é sedentário precisa encontrar uma atividade que provoque estímulos positivos. E por que não a caminhada? Caminhar é a forma mais simples e democrática de sair do sedentarismo e iniciar um exercício físico regular.

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário

Levar as crianças a pé para a escola vale como caminhada?

Se mexer traz muitos benefícios:

  • Libera endorfina, que causa sensação de bem-estar
  • O indivíduo ganha mais consciência na alimentação, porque a endorfina ajuda a controlar as compulsões.
  • Melhora o sono
  • Ajuda no controle e prevenção de diabetes, hipertensão, depressão.

Cuide do seu coração! 150 minutos de exercício físico moderado por semana previne e trata problemas de saúde. São 30 minutos de caminhada por dia, cinco vezes na semana.

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário

Saúde ajuda quem cedo madruga

Atividade física x exercício físico: qual a diferença?

A atividade física é qualquer movimento que você faz que tenha algum gasto energético. É tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansados: subir escada, levantar para pegar água, andar para pegar um ônibus, lavar a louça, etc). Ela não é programada, simplesmente acontece pela necessidade natural do ser humano.

Já o exercício físico é toda atividade que você faz regularmente. Você se prepara, planeja a atividade (academia três vezes por semana, aula de dança uma vez por semana, caminhada no parque duas vezes por semana, etc). Ela é repetida e deve ser feita com a ajuda de um profissional de saúde.

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário

Conheça o 'Walk With a Doc'

Quantos passos são necessários por dia para não ser sedentário

Bem Estar - Edição de terça-feira, 02/10/2018

Todo mundo sabe que caminhar faz bem para a saúde. Mas existe uma quantidade mínima de passos para que o exercício seja efetivo? Até então, acreditava-se que o melhor para nosso organismo seria caminhar 10.000 passos todos os dias.

No estudo publicado na última sexta (3) no jornal científico Jamal Network Open, cientistas avaliaram mais de 2.000 homens e mulheres (negros e brancos) provenientes de quatro cidades dos Estados Unidos.

+ Casos de mal da vaca louca não são risco à produção bovina, diz OIE

O grupo, com uma média de idade de pouco mais de 45 anos, usava acelerômetro para monitoramento da contagem diária de passos e da intensidade da caminhada durante as horas de vigília.

Segundo o site americano de notícias científicas Science Alert, o experimento começou em 2005, e os participantes foram acompanhados em intervalos regulares até 2018. Ao final do tempo de avaliação, 72 participantes faleceram.

Embora o estudo seja observacional, o que não permite afirmar, com certeza, que caminhar melhora a saúde das pessoas, os pesquisadores identificaram ligações entre os níveis de exercícios e os benefícios em geral para os voluntários.

Mais importante ainda, a pesquisa descobriu que os indivíduos que deram pelo menos 7.000 passos por dia tiveram de 50 a 70% menos risco de morte prematura quando comparados com aqueles que caminharam, em média, menos de 7.000 passos diários durante o tempo do experimento, informa o site especializado.

Curiosamente, a intensidade do passo (rapidez do caminhar) não teve efeito sobre a mortalidade, de acordo com o estudo.

Os cientistas afirmam que aumentar o volume de passadas diárias para pessoas menos ativas pode conferir maior proteção contra a mortalidade. Mas a partir de certa quantidade de passos, os efeitos deixam de ser observados, pelo menos nesse estudo, explica o Science Alert.

“Dar mais de 10.000 passos por dia não foi associado a uma redução adicional no risco de mortalidade”, explicam os pesquisadores no artigo recém-publicado.

Embora as descobertas confirmem o que já se sabia sobre os benefícios da caminhada, o novo limite de 7.000 passos é certamente um alvo mais fácil de atingir do que os 10.000 que se estimava anteriormente.

“Passos por dia é uma métrica simples, fácil de monitorar e uma boa maneira de promover a saúde. Dar 7.000 passos diariamente pode ser uma grande meta para muitas pessoas que atualmente não estão atingindo essa quantidade”, comenta a pesquisadora Amanda Paluch, da Universidade de Massachusetts, nos EUA, uma das autoras do estudo, citada pelo site americano.

+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua