Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Ouça este artigo:

Mofos e bolores são termos populares para indicar fungos que surgem sobre alimentos, com aparência cotonosa (aspecto aveludado) e colorações variadas. Muitos representantes pertencem aos ascomicetos, principalmente à sua fase assexuada reconhecida como fungos anamórficos. Aparecem com colorações esbranquiçadas, esverdeadas, alaranjadas, entre muitas outras (figura 1). Há o popular mofo preto do pão, que também aparece sobre frutas e pertence ao grupo dos Mucoromycotina e afins (antigamente como Zygomycota, ou zigomicetos) (figura 2).

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Figura 1. Fungos (mofo e bolor) crescendo sobre frutos. Fotos: Shidlovski (esq.), Papavarin Karnjanaranya (dir.) / Shutterstock.com

Os fungos produzem um aparato de substâncias referidas como metabólitos secundários e, dentre estas substâncias estão às enzimas que auxiliam na decomposição. Quando sapróbios degradam matéria orgânica e muitas vezes aparecem decompondo compostos complexos como, inseticidas, pesticidas, entre outros. São heterótrofos e se nutrem por absorção após lançarem as enzimas no ambiente, que degradam o substrato e absorvem os nutrientes pela parede celular das hifas. As hifas são as células típicas dos fungos e o conjunto origina o micélio. Os fungos não formam um tecido como plantas ou animais e sim estruturas visíveis a olho nu, como os cogumelos, orelhas de pau e até mesmo alguns mofos e bolores. Estas estruturas são de reprodução, se originaram a partir da diferenciação celular do micélio e possuem nomes específicos, como basidiomas, ascomas e conidiomas. Contudo, a maioria das estruturas é observada ao microscópio óptico (ou de luz) e com maior riqueza de detalhes ao microscópio eletrônico. Observam-se esporos, conídios e estruturas que os produzem como esporangióforos, conidióforos, células conidiogênicas, etc.

Os esporos são as principais estruturas de reprodução dos fungos e para aqueles que representam mofos e bolores, há grande produção e dispersão. Na maioria das vezes a coloração do micélio sobre o alimento representa o conjunto de esporos. Para o mofo preto do pão, a coloração enegrecida representa os esporos no interior de esporângios (figura 2).

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Figura 2. Pão contendo fungo (mofo preto do pão) acima e Rhizopus sp. Imagem de microscopia abaixo. Fotos: pawatfreeman2 (sup.), MyFavoriteTime (inf.) / Shutterstock.com

Importância dos mofos e bolores

Como mencionado anteriormente, os fungos que representam mofos e bolores pertencem ao grupo dos ascomicetos, em especial a fase assexuada (os fungos anamórficos) e aqueles em Mucoromycotina (ainda sem menção aportuguesada). Estes fungos possuem grande aplicação em setores alimentícios, farmacêuticos, biorremediação, controle biológico, entre outros. Além da importância para o ambiente, pois degradam matéria orgânica retornando nutrientes e minerais importantes a outros seres vivos, principalmente aos vegetais.

O gênero Penicillium, um fungo anamórfico, ficou bastante conhecido após a descoberta da penicilina 1928, pelo escocês, médico e professor, Alexander Fleming. Outras espécies do gênero aliadas a bactérias auxiliam na preparação e maturação de queijos, como o Brie e Camemberti, produzido por Penicillium camemberti.

Espécies de Mucor (Mucoromycotina) são grandes produtores de compostos utilizados em indústrias, dentre eles pode-se mencionar o etanol, ácido cítrico, amilases, glicerina, ácidos láticos, fumárico, succínico e oxálico. O ácido lático é utilizado como acidificante de embutidos e doces; o ácido cítrico serve para fins medicinais e flavorizantes de bebidas e geleias.

Bibliografia recomendada:

http://tolweb.org/tree/ (consultado em junho de 2018)

Hibbett, D.S. et al. 2007. A higher-level phylogenetic classification of the Fungi. Mycological Research 111: 509-547.

Evert, R.F. & Eichhirn, S.E. 2014. Raven/ Biologia Vegetal. 8ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 856p.

Terçaroli, G.R., Paleari, L.M. & Bagagli, E.2010. O incrível mundo dos fungos. São Paulo, Ed. Unesp, 125p.

Bononi, V.L. (org.) 1998. Zigomicetos, Basidiomicetos e Deuteromicetos. São Paulo: Instituto de Botânica, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, 181p.

01. (UPE) Observe as imagens a seguir:

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Fonte: https://www.google.com.br/

Leia as seguintes afirmativas. Elas estão relacionadas às respectivas figuras.

I. Fungos juntamente com as bactérias saprófagas compõem o grupo dos organismos decompositores, de grande importância ecológica para a reciclagem de nutrientes.

II. Os cogumelos brancos do tipo Champignon, quando ingeridos, produzem efeitos alucinógenos, causando sérios danos ao sistema nervoso periférico.

III. Os quitridiomicetos, representados pelo gênero Amanita, possuem esporos imóveis e transportados pelo vento, o que propicia a dispersão da espécie em ambiente aquático.

IV. Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios e empregados na fabricação de queijos.

V. Muitos fungos são aeróbios e realizam a respiração. No entanto, na ausência de gás carbônico, alguns fazem fermentação, sendo anaeróbios facultativos, como o fungo Candida albicans, que é utilizado na produção de bebidas alcoólicas, como o vinho.

VI. Nos seres humanos, os fungos causam micoses, lesões que podem ocorrer na pele, e anexos, a exemplo do couro cabeludo, barba e unhas bem como pé de atleta e rachaduras entre os dedos.

Assinale a alternativa cujas correspondências entre imagem e texto estejam corretas.

a) I, II, IV e V.

b) I, IV e VI.

c) II, III, V e VI.

d) III, V e VI.

e) IV, V e VI.

02. (UDESC) Muitas vezes ao se pegar alguns alimentos, a exemplo, fatias de pão, depara-se com a presença de fungos.

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Analise as proposições com relação a estes organismos.

I. São importantes na natureza como agentes decompositores.

II. Entram na produção de alimentos de largo consumo como pães, vinhos e alguns tipos de queijos.

III. Não possuem representantes que possam causar doenças em humanos.

IV. Alguns representantes podem se associar com algas e formar os liquens.

V. Pode ocorrer a associação deles com raízes de plantas, sendo esta benéfica para ambos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

03. (UEPG) Atualmente, são reconhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, sendo representados pelos bolores, cogumelos e as leveduras, entre outros. Assinale o que for correto a respeito das características gerais e estrutura dos fungos.

01. Durante o crescimento de alguns fungos sobre a fonte de alimento, o micélio libera enzimas digestivas, que agem extracelularmente degradando as moléculas orgânicas. As hifas absorvem então os produtos da digestão.

02. O líquen é uma associação cooperativa entre fungos e algas, na qual há a troca mútua de benefícios, ou mutualismo. As algas produzem substâncias para nutrição dos fungos, e estes mantêm um ambiente úmido e favorável à vida das algas.

04. Os fungos reproduzem-se tanto assexuadamente, por fragmentação, brotamento ou esporulação, por exemplo, quanto sexuadamente, quando ocorre a fusão de núcleos celulares haploides para formação de zigotos diploides.

08. As leveduras são aeróbicas obrigatórias e, durante o processo de fermentação para obtenção de energia, utilizam o gás carbônico e glicose para a produção de gás oxigênio e água.

Soma das alternativas corretas:

04. (Anhembi Morumbi) A figura ilustra as estruturas de um cogumelo.

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Os números 1, 2 e 3 indicam:

a) o esporo, o talo pluricelular e os gametas em formação.

b) o tecido filamentoso, o gametófito avascular e os gametas em formação.

c) a micorriza, o tecido filamentoso e os esporângios em desenvolvimento.

d) a hifa, o corpo de frutificação e os esporos em formação.

e) o micélio, o esporófito pluricelular e os zigotos em desenvolvimento.

05. (ACAFE) Rio vive surto de micose transmitida por gato

Uma micose transmitida por gatos aos humanos deixou em alerta as autoridades de saúde no

Estado do Rio de Janeiro e já preocupa outras regiões do Brasil, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal. A contaminação por esporotricose soma 226 casos só no Rio de Janeiro neste ano. Para especialistas, essa alta está associada à grande quantidade de gatos abandonados ou que não recebem tratamento adequado de seus donos. Não há vacina contra a doença, então “o jeito é cuidar dos gatos”, diz o pesquisador Dayvison Freitas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

Fonte: Notícias Uol, 10/10/2016.Disponível em: http://noticias.uol.com.br

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto:

a) O abandono de cães e gatos gera preocupação por parte da sociedade em relação ao desrespeito aos direitos desses animais e por ser um problema de saúde pública, visto que esses animais podem ser vetores de inúmeras doenças, como as micoses, a raiva e a toxoplasmose.

b) Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida, como saprofitismo, parasitismo, predatismo e simbiose. Os fungos saprófagos obtêm energia degradando material orgânico, participando ativamente nos ciclos de carbono, nitrogênio e fósforo, além de outros nutrientes.

c) As leveduras são fungos que possuem importância econômica, visto que realizam a fermentação alcoólica. Nesse processo biológico, açúcares, como a glicose, são convertidos em energia celular, com produção de etanol, dióxido de carbono e ATP. Como esse processo não utiliza oxigênio, é considerado um processo anaeróbico.

d) Os fungos são organismos eucariotos, unicelulares ou multicelulares e aclorofilados, portanto, não realizam fotossíntese. Suas células agrupam-se em filamentos denominados hifas. Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio. O micélio que se desenvolve no interior do substrato, funcionando também como elemento de sustentação e de absorção de nutrientes, constitui, assim, um tecido verdadeiro.

06. (Unitau) A classificação dos fungos ainda é uma questão em debate. Ainda assim, considerando as informações do cladograma (figura abaixo), assinale a alternativa que apresenta a relação correta da classificação desses organismos.

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

a) I-Chytridiomycota; II-Zygomycota; III-Basidiomycota; IV-Ascomyciota.

b) I- Ascomyciota; II-Zygomycota; III-Chytridiomycota IV-Basidiomycota.

c) I-Chytridiomycota; II-Ascomyciota; III- Zygomycota; IV-Basidiomycota.

d) I-Basidiomycota; II-Zygomycota; III-Ascomyciota; IV-Chytridiomycota.

e) I-Chytridiomycota; II-Zygomycota; III-Ascomyciota; IV-Basidiomycota.

07. (UEA) Leia o texto para responder esta questão.

As leveduras são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Apresentam parede celular e membrana plasmática envolvendo o citoplasma, onde são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense e outras organelas. Não possuem cloroplastos e nem moléculas de clorofila dispersas no citosol.

As leveduras são seres que:

a) possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam respiração celular.

b) não possuem envoltório nuclear, não sintetizam proteínas e realizam fotossíntese.

c) possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam fotossíntese.

d) não possuem envoltório nuclear, não sintetizam proteínas e realizam respiração celular.

e) não possuem envoltório nuclear, sintetizam proteínas e não realizam fotossíntese.

08. (UNISINOS) A principal levedura utilizada na fabricação do pão e da cerveja é Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é um fungo ………………………, também chamado de fermento biológico, que, por meio de um processo …………………………. chamado de fermentação, converte o açúcar em álcool etílico (etanol) com liberação de ……………………… .

As lacunas são corretamente preenchidas, respec­tivamente, por:

a) Pluricelular; anaeróbico; oxigênio.

b) Unicelular; anaeróbico; oxigênio.

c) Unicelular; aeróbico; dióxido de carbono.

d) Unicelular; anaeróbico; dióxido de carbono.

e) Pluricelular; aeróbico; dióxido de carbono.

09. (URCA) Os fungos são seres que em alguns casos, morfologicamente se parecem com plantas, mas fisiologicamente e citologicamente são distantes dessas. Sobre os fungos é correto afirmar:

a) possuem cloroplastos do tipo discoide.

b) tem parede celular de lignina.

c) tem parede celular de quitina.

d) não possuem centríolos.

e) são todos fermentadores.

10. (UEG) O bolor, ou mofo preto observado em pães, é causado pelo fungo Rhizopus stolonifer, que se desenvolve a partir de esporos e menos frequentemente por reprodução sexual. Esses fungos vivem, geralmente, no solo e são comercialmente utilizados para a produção de molho de soja, hormônios anticoncepcionais e anti-inflamatórios. Em nível taxonômico, essa espécie pertence aos:

a) ascomicetos.

b) basidiomicetos.

c) deuteromicetos.

d) quitridiomicetos.

e) zigomicetos.

11. (UCS) Os fungos são seres uni ou pluricelulares, eucarióticos e heterotróficos.

Desempenham um papel importante como decompositores nas cadeias tróficas, permitindo que os elementos químicos constituintes da matéria orgânica morta possam ser reaproveitados por outros seres vivos. Considere a tabela a seguir com as características dos principais grupos de fungos.

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os espaços I, II e III da tabela apresentada.

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

12. (PUC-GO) A gota que fez transbordar a caixa da paciência de vovó foi um casalzinho folgado. Cansada da algazarra, do som da sanfona, que por três dias e três noites vinha balançando os alicerces da Casa, vovó foi procurar refúgio na paz de seu quarto. Que paz que nada, ali também a festa rolava solta. Abismada, ela viu um casalzinho iniciando sua lua de mel, imaginem onde? Na cama de vovó! Pena que o urinol estivesse vazio. Furiosa, Ana Vitória pensou em apelar para o chicote. Depois seu pensamento voltou para os primeiros dias de seu casamento, lembrou-se da urgência que a fazia deixar tudo por fazer e ir atrás do marido no roçado. Viu a si mesma, viu os dois, ela e o marido, um casal corado e feliz se deitando debaixo de qualquer arvore. Dez meses após o casamento nasceu o primeiro filho, seguido de outros, um por ano. A leveza daquele início parecia tão distante, tão irreal. Uma lagrimazinha de saudade marejou seus olhos abatidos, rolou pela face cansada e foi morrer no peito murcho. Desanimada, ela pensou que nunca mais ia parar de ter filhos, de lavar bundinhas melecadas de cocô. Acabou deixando os pombinhos em paz, eles que aproveitassem a vida enquanto era possível. Mas avisou aos interessados que preferia perder um bom quinhão de suas terras a continuar convivendo com tamanha barafunda. Assim, a ideia remota da criação de um arraial foi posta em prática. Doações foram feitas e o terreno demarcado.

As construções começaram a nascer com a rapidez dos cogumelos. Primeiro a igreja com a torre central, beiral duplo em madeira recortada em bicos. Paredes azuis, janelas brancas. Feinha a pobre igreja, mas nem por isso desprezada. Talvez sua maior virtude estivesse na singeleza, no aconchego. A igrejinha era o orgulho do povoado. Sobre o altar feito por um carpinteiro caprichoso, a imagem de um Cristo cansado, a cabeça pensa, o olhar vazio. Descascado, ensanguentado, provocava nos fieis uma piedade quase dolorosa. Foi nessa igreja que meus pais me apresentaram ao Nosso Criador.

(BARROS, Adelice da Silveira. Mesa dos inocentes. Goiânia: Kelps, 2010. p. 74-75.)

O Texto acima faz menção à capacidade de crescimento e reprodução dos cogumelos, organismos pertencentes ao reino dos fungos. Leia atentamente as proposições a seguir:

I. O citoplasma dos fungos é desprovido de organelas, e seu núcleo é formado por uma membrana dupla com poros.

II. Os fungos verdadeiros, na sua grande maioria, são filamentosos e, apesar de não formarem tecidos verdadeiros, apresentam diversas diferenciações e especializações, de que se originam outras estruturas vegetativas, dentre elas os haustórios.

III. A membrana celular dos fungos segue o modelo de mosaico fluido e tem como seu lipídio constituinte o ergosterol, além dos fosfolipídios encontrados nas membranas de seres eucariotos.

IV. Nos fungos, a reprodução sexuada é a mais frequente; porem, não traz importância para a variabilidade genetica.

Assinale a alternativa que contém somente itens corretos:

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

13. (UFSC)

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de

Sobre os fungos, é correto afirmar que:

01. Pesquisas em biologia molecular e biotecnologia utilizam fungos porque as suas células procarióticas são fáceis de manipular e cultivar.

02. Na fabricação de pães, a fermentação alcoólica realizada por leveduras libera gás carbônico, o que torna a massa do pão aerada.

04. A decomposição de substâncias orgânicas é realizada por algumas espécies de fungo e não é importante para os ecossistemas.

08. Os fungos não podem ser utilizados como controle biológico em lavouras porque sempre causam doenças às plantas, como as observadas em associações desarmônicas entre fungos específicos e raízes de plantas conhecidas como micorrizas.

16. As nanopartículas descritas no texto podem ser utilizadas no combate às contaminações bacterianas, como as micoses.

32. Além da possibilidade biotecnológica relatada no texto, alguns fungos produzem antibióticos, como a penicilina, usados no tratamento de infecções bacterianas.

Soma das alternativas corretas:

14. (UEM) Sobre os fungos, é correto afirmar que:

I  II

0  0 – São organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e autótrofos, uma vez que se nutrem por absorção.

1  1 – As hifas cenocíticas não apresentam septos transversais; portanto, seus núcleos ficam dispersos em uma massa citoplasmática comum.

2  2 – No processo de reprodução sexuada os fungos produzem esporos haploides denominados zigósporos, ascósporos e basidiósporos.

3  3 – Muitas espécies são importantes para a alimentação humana; dentre eles, destacam-se as espécies de Penicillium, utilizadas em grande escala para fermentação alcoólica.

4  4 – As micorrizas são fungos parasitas que crescem no interior das células das raízes de algumas plantas.

15. (URCA) Os fungos são seres com características bastante particulares, não sendo incluídos no grupo dos vegetais nem entre os animais. Uma característica que difere esses organismos dos animais é:

a) Os fungos são autótrofos e os animais heterótrofos.

b) Os fungos são todos parasitas e os animais são carnívoros.

c) Os fungos são procariontes e os animais são eucariontes.

d) Os fungos têm células haploides e os animais têm células diploides.

e) Os fungos possuem parede celular e os animais têm células sem parede.

16. (IFSudesteMG) Se fizermos a analise microscópica do fermento biológico, conhecido também como fermento de pão, nos, com certeza, encontraremos:

a) Um tipo de colônia bacteriana.

b) Um tipo de alga unicelular.

c) Um tipo de fungo unicelular.

d) Um material sem seres vivos.

e) Um tipo de fungo com corpo de frutificacao.

17. (COVEST) Sobre os fungos, pode-se afirmar que.

I   II

0  0  – Assemelham-se às células animais, por apresentarem quitina na parede da maior parte de suas espécies.

1  1  – Não realizam o ciclo de Krebs.

2  2 – São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta ou viva.

3  3 – Armazenam amido como substância de reserva.

4 4 – Apenas os fungos deuteromicetos são capazes de sintetizar clorofila, constituindo-se num elo evolutivo com os vegetais.

18. (UNAMA) Quando encontrarmos, em determinados ambientes, pedaços de pão recobertos de bolor, estamos diante de:

a) Bactérias, que utilizam esse alimento como fonte de energia.

b) Vírus, que se reproduzem no interior das moléculas do pão.

c) Algas, que contribuem para o estado de putrefação do pão.

d) Fungos, que se originaram de esporos existentes no ar.

19. (UECE) Os cogumelos são alimentos muito apreciados desde a idade antiga, devido ao seu elevado valor nutritivo e às suas propriedades medicinais; além disso, são reconhecidos como especiaria nobre em pratos culinários. Sobre os cogumelos comestíveis, é correto afirmar-se que:

a) São pobres em sais minerais, ferro, vitaminas, cálcio e fibras, dentre outros componentes benéficos ao organismo, mas o alto valor proteico é o seu principal componente nutricional.

b) Os cogumelos conhecidos como shiitake e shimeji são dois exemplos desse tipo de cogumelo e, como tal, podem ser considerados alimentos funcionais, pois estimulam o sistema imunológico.

c) Devem ser consumidos com moderação, pois possuem elevado valor calórico e, mesmo em pequenas quantidades, substâncias tóxicas.

d) Somente são comestíveis os cogumelos cultivados comercialmente.

20. (UPE) Carlos e João estavam brincando de adivinhação sobre os seres vivos, usando algumas dicas. Entre também na brincadeira, identificando qual ser vivo é capaz de:

– Atuar no equilíbrio da natureza, desempenhando o papel de decompositor, devolvendo os elementos químicos constituintes da matéria orgânica dos seres mortos para serem reaproveitados por outros seres vivos.

– Causar doenças em animais, inclusive em humanos e também em plantas, como a ferrugem que ataca o cafeeiro.

– Contaminar sementes oleaginosas como o amendoim, produzindo substâncias tóxicas, como a aflatoxina, substância capaz de provocar câncer.

– Produzir antibióticos e outros medicamentos.

– Ser utilizado amplamente na indústria de bebidas fermentadas e alimentos, por seu baixo teor de carboidratos e de gorduras, além da riqueza em vitaminas.

Depois de analisar as dicas, assinale a alternativa que identifica esse ser vivo.

a) Algas.

b) Bactérias.

c) Fungos.

d) Protozoários.

e) Vírus.

Quando encontrarmos em determinados ambientes pedaços de pão recobertos de bolor estamos diante de