Título para redação sobre carreira profissional

Você já se deu conta da importância do título para a sua redação? Quantas vezes você já leu um texto simplesmente porque gostou do título ou quantas vezes você já se interessou pela leitura de um livro apenas porque gostou de seu nome? Viu só? Respondendo a essas perguntas, certamente você pôde atentar a um dos elementos responsáveis por atrair o interesse do leitor: o título.

Elemento responsável por resumir o assunto de um texto, o título nem sempre é exigido em algumas provas. No Enem, por exemplo, ele é opcional. Já no vestibular da Fuvest, ele é obrigatório. Essa informação, obrigatoriedade ou não do título, sempre será dada na proposta, por isso é indispensável que você fique atento. Para ajudá-lo(a) a criar um título que seja interessante e objetivo, o Brasil Escola preparou cinco dicas de redação que vão eliminar suas dúvidas sobre essa parte do texto que é uma dor de cabeça para a maioria das pessoas. Boa leitura e bons estudos!

Cinco dicas sobre o título na redação

1. O título deve ser um resumo do tema:

O título deve resumir o tema da redação sem entregar demais o seu conteúdo, caso contrário, toda a curiosidade do leitor irá por água abaixo. Nele, o leitor deve encontrar pistas sobre o assunto que será abordado, por isso, evite títulos rebuscados, opte pela simplicidade. Um bom título pode também mostrar para o corretor que você entendeu a proposta de maneira adequada.

2. Evite frases longas:

Um bom título deve ser curto, por isso, nada de frases longas! Períodos longos contrariam a ideia da objetividade, por isso, o título ideal deve conter, no máximo, três palavras e não deve ultrapassar uma linha. Claro que essa é uma recomendação, existem exceções, mas na maioria das vezes, a dica funciona bem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. O verbo no título não é obrigatório:

A regra é a seguinte: se apesar da ausência do verbo, seu título consegue sintetizar o tema, não há problema nenhum em usar expressões (frases sem verbos). O título não precisa ser composto, necessariamente, por uma oração completa, isto é, com sujeito e predicado. Aposte na criatividade e decida o que for melhor para o seu texto.

     4. Seja criativo:

Se você quer chamar a atenção do leitor, não tenha dúvidas de que a criatividade deve ser colocada em prática. Para isso, você pode usar figuras de linguagem e a intertextualidade, isto é, estabelecer um diálogo com livros que leu, filmes a que assistiu, músicas que ouviu etc. Além disso, você também pode fazer citações na hora de compor o título, lembrando-se sempre de colocá-las entre aspas. Todavia, vale ressaltar que ser criativo não tem nada a ver com rebuscamento linguístico, cuidado!

5. Ponto final, letras maiúsculas, linha em branco:

Pode parecer curioso, mas essas são dúvidas recorrentes na hora de escrever o texto. Sobre o ponto final, você deverá colocá-lo quando no seu título constar um verbo. Se não for uma oração, você não deve pontuá-lo, simples assim. Sobre o emprego de letras maiúsculas, esqueça, você não está escrevendo em latim, por isso, escreva normalmente, deixe a letra maiúscula apenas para os casos em que ela é obrigatória. Por último, a famigerada linha em branco. Pular uma linha ou não pular uma linha depois do título? A resposta é: depende. É uma questão de estética e organização do texto, já que pular uma linha pode deixá-lo mais apresentável. Se o limite de linhas for pequeno, evite esse recurso.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Título para redação sobre carreira profissional

Redação de Gabriela premiada do Concurso Editora Campus

Esta seção contém redações premiadas do Concurso Editora Campus com o Vestibular1.

Examine e avalie a Redação de Gabriela. Para quem gosta de ler redação ou apreciar textos para ter como exemplo, como modelo, ou ainda como referência para produzir futuras dissertações para exames vestibulares ou mesmo para o Enem, é uma oportunidade para melhorar o padrão exigido pelos examinadores e um exemplo de conteúdo relevante, pertinente e essencial sobre o tema proposto.

Título para redação sobre carreira profissional
Nota 10 Vestibular1

Redação de Gabriela 2

Esta redação é de autoria de Gabriela M., 14 anos, que recebeu o livro de nosso portal em parceria com a Editora Campus: Cartas a um Jovem Médico

O que será de mim em uma década? 

O futuro é algo tão inconstante. Em um piscar de olhos tudo em sua vida pode mudar. Nas próximas horas você pode não estar tão feliz quanto esta agora. Nos próximos dias você pode descobrir que as pessoas à sua volta não são o que você imagina. Nos próximos meses alguém que você ama pode te deixar para sempre. Nos próximos anos, nos próximos dez anos, quem pode prever o que vai acontecer?

Eu sei o que eu gostaria de ver em mim daqui a dez anos. Eu espero uma carreira profissional satisfatória, me tornar uma médica bem sucedida. Quero manter contato com as amizades que eu tenho hoje. Quero uma humanidade mais consciente de que suas ações têm consequências. Quero me casar, ter uma família, enfim, desejo uma vida acima de tudo feliz. Estes são os sonhos que eu gostaria de ver realizados em dez anos.

Mas será que eu vou conseguir realizá-los? Será que vou passar mesmo na faculdade? Conseguirei suportar a pressão do pré-vestibular? Eu espero que sim.

Apesar do medo do fracasso, não vou me deixar paralisar por ele. Vou a luta. Tenho tantas inseguranças. Amigos, familiares que depositam, que confiam suas esperanças em mim. Que acreditam desde quando eu era pequenina que eu tenho um potencial enorme. E decepcioná-los é uma perspectiva que me entristece muito.

A ansiedade por quem eu vou ser no futuro me cobre de receio. Mas este receio acaba por me alertar que o futuro é agora. O receio de frustrar as pessoas que acreditam em mim, e receio de me frustrar também, me mostra que se eu quero algo eu preciso lutar para conseguir isso. E que eu tenho de parar de pensar no que vai me acontecer daqui a dez e pensar no que eu posso fazer agora, hoje.

Os meus sonhos de ser tudo o que eu quero futuramente podem ser realizados se eu começar a batalhar por eles agora. Afinal, eu chego à conclusão que não vale a pena viver sonhando com daqui a uma década e o importante é na verdade ir sempre atrás dos seus sonhos, começando agora.

Quem tem intenção ou precisa compor um texto, formular uma redação ou escrever sobre um assunto qualquer oferecemos nosso canal de Redação Nota 10 com instruções, orientações, dados importantes e dicas que ampliará, e vai incrementar suas habilidades, seu discurso, linguagem, mensagem escrita e vocabulário.

Continue visitando redações de Concursos de Redação do Vestibular1, após conhecer a Redação de Gabriela. Veja mais redações premiadas, pelas mensagens e conteúdos substanciais, expressivo e pertinente. Tudo para Vestibular e tudo para Enem, só pra você! Redação de Gabriela 2

Redação de Gabriela 2

Navegação de Post

Como criar um bom título para uma redação?

O título deve ser um resumo do tema: O título deve resumir o tema da redação sem entregar demais o seu conteúdo, caso contrário, toda a curiosidade do leitor irá por água abaixo. Nele, o leitor deve encontrar pistas sobre o assunto que será abordado, por isso, evite títulos rebuscados, opte pela simplicidade.

Como iniciar uma redação sobre minha carreira profissional?

Como escolher o tema da redação O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal.

O que espera da minha carreira título para redação?

Você poderá utilizar frases como “o que eu espero da minha carreira” ou “a minha expectativa para este curso”, buscando finalizar o pensamento apresentado na ao longo do texto.

O que eu quero da minha carreira redação?

Eu espero uma carreira profissional satisfatória, me tornar uma médica bem sucedida. Quero manter contato com as amizades que eu tenho hoje. Quero uma humanidade mais consciente de que suas ações têm consequências. Quero me casar, ter uma família, enfim, desejo uma vida acima de tudo feliz.