Qual a diferença do enfermeiro do trabalho para o técnico de Enfermagem do Trabalho?

Qual a diferença do enfermeiro do trabalho para o técnico de Enfermagem do Trabalho?

Entender a diferença entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro é o primeiro passo para começar sua preparação para concursos da Saúde. Vem com a gente!

Com concursos para a área da Enfermagem acontecendo como o da SESAU-AL (Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas) e da FunSaúde-CE (Fundação Regional de Saúde do Estado do Ceará), dúvidas podem surgir sobre os cargos de Técnico de Enfermagem e Enfermeiro. Para escolher a carreira certa é importante entender as diferenças entre as duas funções.

A legislação brasileira regulamenta o exercício da Enfermagem em tipos diferentes de atuação. A lei nº 7.498, que tipifica a prática, coloca as diretrizes para cada modalidade, e as diferenças entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro são claras para as suas respectivas formações. Entenda o que faz cada profissional e veja como escolher o cargo certo para concorrer em um concurso público.

O que faz um Técnico de Enfermagem e um Enfermeiro?

A primeira diferença entre os cargos é que o técnico de enfermagem não tem a capacitação para cuidar de casos graves e, por isso, ele precisa da supervisão de um enfermeiro. Assim, o enfermeiro tem a capacitação para cuidar de pacientes críticos e decidir o que fazer em casos de emergência.

Além disso, o técnico de enfermagem pode trabalhar em clínicas de tratamento intensivo e centros cirúrgicos, cuidando de casos de média e alta complexidade (se supervisionado). Atendimentos de pacientes em pré e pós-operatório são funções do técnico.

Por sua vez, o enfermeiro também pode trabalhar em diferentes lugares, como: escolas, empresas, hospitais, unidades básicas de saúde, entre outros. É o enfermeiro, ao lado do médico, quem presta os cuidados necessários ao paciente. Ele está capacitado para tomar decisões imediatas nessas situações de emergência. Também trabalha como responsável para organização e direção dos serviços de Enfermagem e supervisão de técnicos e auxiliares

Saber diferenciar as atuações de um Técnico de Enfermagem para um Enfermeiro é importante para entender os concursos públicos da área da Saúde, já que os dois cargos podem trabalhar em diferentes segmentos e especificidades. Sabendo dessas características, os editais contam com divisões no documento indicando para os candidatos quais as disciplinas a serem estudadas em cada função.

Qual a diferença do enfermeiro do trabalho para o técnico de Enfermagem do Trabalho?

Outras diferenças entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro:

Nível Hierárquico – Em alguns procedimentos o Técnico precisa da supervisão do Enfermeiro, assim, o Enfermeiro tem posição superior à do Técnico de Enfermagem.

Salário – O salário de um Técnico de Enfermagem varia bastante, mas em média gira em torno de 1.500 reais, enquanto o do Enfermeiro é por volta de 3.300 reais.

Formação para ingresso – O técnico de enfermagem tem o nível médio e a necessidade de fazer um curso técnico, que costuma ter duração de 1 ano e 6 meses. O enfermeiro obrigatoriamente tem que ter o nível superior, sendo necessária uma graduação de 5 anos. Depois disso, há diversas especialidades que ele pode seguir.

Vagas nos concursos da área da Saúde – O cargo de Técnico de Enfermagem costuma ter mais vagas oferecidas nos certames da área de Saúde do que o de Enfermeiro.

Qual a diferença do enfermeiro do trabalho para o técnico de Enfermagem do Trabalho?

👉 Leia Mais: Quais são as matérias básicas para concursos da área da Saúde?

Como se preparar para concursos da área da Saúde?

O seu sonho é ser aprovado em um concurso para Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro? Se sim, comece os seus estudos agora!

AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 119 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas e específicas para lhe ajudar na preparação para concursos desses cargos. Acesse abaixo e saia na frente dos outros candidatos!

  • SESAU AL – Técnico de Enfermagem da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas – GRATUITO
  • FunSaúde – Enfermeiro da Fundação Regional de Saúde do Ceará – GRATUITO
  • FunSaúde – Técnico em Enfermagem da Fundação Regional de Saúde do Ceará – GRATUITO

Qual a diferença entre o enfermeiro e o técnico de enfermagem?

E o enfermeiro pode atuar em todos os níveis de cuidado ao paciente nos mais diversos centros de saúde, desde clínicas até hospitais. Já o técnico de enfermagem deve se formar em um curso técnico, com duração que pode variar de um ano e meio a dois anos.

Qual a diferença entre o técnico em enfermagem e o técnico em enfermagem do Trabalho?

Enquanto o técnico em Enfermagem trabalha com a promoção de ações de prevenção e reabilitação da saúde, atendendo pacientes em unidades de saúde e oferecendo apoio ao enfermeiro para o planejamento e execução de suas atividades, o técnico em Enfermagem do Trabalho tem uma atuação mais voltada para a saúde dos ...

Qual o papel do técnico de enfermagem do Trabalho?

Auxiliar na observação sistemática do estado de saúde dos trabalhadores, nos levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas, doenças epidemiológicas. Participar dos programas de prevenção de acidentes, de saúde e de medidas reabilitativas.

O que o enfermeiro do trabalho pode fazer?

O que a equipe de Enfermagem do Trabalho faz.
Avaliação das condições de segurança e periculosidade da empresa. ... .
Elaboração e implementação de programas de promoção e proteção à saúde dos empregados. ... .
Composição e aplicação de projetos para aumentar a qualidade de vida no trabalho..